IMB |
Indústria metalúrgica instalada em 1992 em Campina Grande do Sul (PR), a IMB é hoje o maior fabricante brasileiro de equipamentos para extrusão de perfis de concreto. Sua linha de produtos compreende uma dezena de máquinas com impulsão manual ou mecânica, porém todas com operadores a pé. Pesando entre 330 e 1.900 kg e projetadas para a construção de perfis de concreto contínuos in loco, tais como meios-fios, sarjetas, calçadas, canaletas e divisórias rodoviárias, são equipadas com motores diesel (potências entre 4,2 e 14 cv) para acionamento do sistema vibratório para consolidação da mistura e extrusão do concreto.
Os dois modelos mais pesados (1400 e 2000 HD) são autopropelidos, porém ainda com operadores a pé. Trazendo motores diesel Yanmar refrigerados a água (respectivamente de dois e três cilindros e 14 e 22 cv) e tração hidráulica em suas três rodas, têm produtividade de até 12 metros lineares por minuto.
Em 2015, na M&T Expo, a IMB apresentou o protótipo da 5500 HD Titan, sua primeira máquina autopropelida com operador embarcado, também com três rodas e motor Yanmar. Antes de lançá-la anos depois, completamente reformulada, a empresa projetou e colocou no mercado o modelo de menor porte 3500 HD (7,5 t) que, além de perfis e canaletas, estaria apto a construir pisos de concreto com ferragem armada de até 2,0 m de largura. Montado sobre três esteiras com tração hidráulica, equipado com motor Yanmar turbodiesel de quatro cilindros e 36 cv e dotado de quatro vibradores hidráulicos de imersão para concreto, tinha capacidade de produção linear de até 2 m/minuto, para pisos, ou 6 m/min para perfis menores.
Também dotada de tração integral e três esteiras (ao invés de rodas, como no protótipo), a pavimentadora 5500 HD Titan, de 10,5 t, foi por fim lançada em 2024, na M&T Expo, com motor Yanmar de quatro cilindros e 68 cv e seis vibradores de imersão. Própria para moldar placas de concreto com até 3,6 m de largura e 350 mm de espessura, apresenta a mesma capacidade de produção da 3500 HD.
<imb-brasil.com.br>