IKATA |
Pequena empresa fabricante de microtratores fundada em Itapema (SC), em 1979, de nome Ikata – Indústria Catarinense de Microtratores e Implementos Agrícolas Ltda. Três anos antes, a pedido de um grande hotel da região, o mecânico Humberto Cadori construiu uma roçadeira mecânica a diesel para substituir uma velha máquina alemã a gasolina que mantinha os vastos gramados do hotel. O interesse despertado pela máquina foi tal que Humberto decidiu produzi-la em série, criando a Ikata para este fim. O equipamento recebeu o nome Gramadisel (sem e).
Com quatro rodas, tração traseira e somente 80 cm de largura, era equipado com motor diesel refrigerado a água Yanmar ou Tietê de 9 cv acoplado a caixa câmbio de quatro marchas à frente e ré. A partida era manual, no primeiro caso, ou elétrica no segundo. O desempenho do cortador de grama era de 3.000 m2/hora. Desacoplado da roçadeira, a máquina podia operar como trator agrícola ou industrial, tracionando implementos ou carretas.
Em 1988 a produção oscilava entre oito e dez unidades mensais, parte dela destinada à exportação. A Ikata operou até os últimos anos do século passado.
LEXICAR agradece a contribuição de João Luiz Knihs, cujas informações viabilizaram a criação desta página.