IGUANA
|
Pequeno jipe produzido no Rio de Janeiro (RJ) pela Vicauto, uma das concessionárias cariocas da Fiat. Desenvolvido por Alfredo S. Veiga e oficialmente apresentado em dezembro 1988, na Feira Rio Negócios, o carrinho era um clone do icônico Austin/Morris Mini Moke britânico.
Com carroceria moldada em plástico reforçado com fibra de vidro, podia ser fornecido completo ou sob a forma de kit, composto de corpo principal, painel, para-brisa, capota de vinil, bancos, faróis e lanternas.
Todos os órgãos mecânicos vinham do Fiat 147, fornecido usado pelo cliente ou novo, pela concessionária, que também se responsabilizava pela montagem e acabamento.
[LEXICAR agradece a Jason Vogel, cujas informações permitiram a criação desta página.]
-
- Iguana, a réplica carioca do Mini Moke (fonte: O Globo).
-
- O Iguana utilizava mecânica Fiat 147 (fonte: O Globo).
-
- Um Iguana bem restaurado está exposto no Museu Internacional do Surf de Cabo Frio (RJ) (foto: Romildo Guerrante).
-
- O mesmo Iguana, visto de perto; os para-choques, assim como o painel frontal e a posição das lanternas, não são originais (foto: LEXICAR).
-
- Iguana no Museu do Surf de Cabo Frio (foto: LEXICAR).
-
- Com placa de Santo André (SP), este Iguana perfeitamente conservado se encontrava à venda em 2020 (fonte: Paulo Roberto Steindoff / carro.mercadolivre).
-
- A menos da capota, das lanternas traseiras e da posição do estepe, o Iguana de Santo André acompanhava fielmente o modelo original (fonte: Paulo Roberto Steindoff / carro.mercadolivre).