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Produzido pela Icovel – Indústria e Comércio de Veículos Ltda., de São Paulo (SP), o Kadyketo ficou famoso como o primeiro carro elétrico brasileiro fabricado em série. Projetado e construído com tecnologia nacional, o veículo foi concebido pelo engenheiro Rodrigo Lacerda Soares, em 1969, como carro para campos de golfe, mas já no ano seguinte era também oferecido como equipamento para transporte industrial. Tinha chassi com perfis em U, três rodas, pneus largos de aeronave, suspensão por molas helicoidais e amortecedores, uma marcha à frente e uma a ré com comando por comutador, acelerador de três estágios e freio a disco agindo sobre o eixo do motor. O raio de giro era de 3,8 m e o recarregamento das baterias efetuado pela rede elétrica comum.
Era acionado por um motor elétrico de 1,5 cv, alimentado por seis baterias de 6V em série (172 A/h), com autonomia de quatro horas ou 120 km (com carga mínima). A carroceria aberta, com dois lugares e grande espaço para bagagem, era moldada em fibra de vidro e tinha capacidade para 500 kg de carga. A parte traseira, que podia conter bancos ou caçamba, era inteiriça, basculando para trás para permitir acesso aos órgãos mecânicos. Como opcionais, podia receber capota, faróis, lanternas e luz de freio.
No VII Salão do Automóvel, em 1970, foi apresentado o modelo “executivo”, com quatro lugares dos-à-dos, e a linha industrial, em três versões: plataforma, caçamba e reboque. Com capacidade de tracionar carretas com até 2 t, esta tinha algumas diferenças com relação aos modelos para passageiros: apenas um assento, em posição central, carroceria em chapa de aço e madeira e guidom em lugar de manche.
Em 1973 a Icovel projetou um rebocador pesado destinado a operações aeroportuárias, chamado Kolosso KD-50. Equipado com motor diesel Mercedes-Benz de 54 cv e capacidade de arraste de 50 t, as primeiras três unidades foram entregues ao Ministério da Aeronáutica no final do ano seguinte. A empresa também projetava e construía veículos para aplicações especiais. Em 1976, por encomenda da Alcan, forneceu dois carros para o transporte e carregamento de alumia em altos fornos, também com motor diesel de 43 cv e 4 t de capacidade de carga.
Em 1974 a Icovel planejava se transferir para novas instalações, a serem construídas em Itu (SP). O projeto, com capacidade para produzir 300 carros elétricos e mil rebocadores por ano acabou por não se concretizar. O Kadyketo é até hoje disponível, há anos fabricado pela Advancer.