HYUNDAI |
O atual conglomerado coreano Hyundai se originou de uma empresa de engenharia e construção fundada em 1947, que rapidamente se expandiu para outros setores da economia, como siderurgia e indústria naval. Em 1967 estabeleceu-se no ramo automotivo com a subsidiária Hyundai Motor Co., fabricando veículos sob licença Ford. Apenas em 1975 lançou o primeiro automóvel de projeto próprio. Um dos exemplos mais bem sucedidos do dinamismo empresarial coreano, é hoje a empresa do setor que mais cresce no mundo, rumando para ocupar a quarta posição, em produção, entre os maiores fabricantes do planeta.
A Hyundai foi um dos primeiros grupos estrangeiros a declarar interesse em se estabelecer no Brasil quando da liberação das importações, em 1990, “inicialmente trazendo carros completos e, com o tempo, começando a agregar componentes nacionais“. A comunicação oficial da vinda da empresa chegou no início de setembro de 1995, trazida pelo chanceler sul-coreano em visita ao Brasil. Segundo ele, seria construída uma fábrica no estado de São Paulo com capacidade para a produção anual de 30 mil utilitários H 100 e, até 1999, mais 50 mil unidades, provavelmente do automóvel Accent. Apesar do anúncio da localização da planta em São Paulo, executivos da Hyundai iniciaram périplo por outros estados, sondando benefícios e incentivos; foram visitados Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em paralelo, questionavam o Governo Federal com relação às normas legais vigentes, que exigiam índice mínimo de nacionalização de 60% e exportação de metade da produção, obrigações consideradas “injustas” pelos coreanos. Em paralelo, começaram a buscar um sócio local para participar com 50% do investimento.
Em 1997, com a criação do Regime Automotivo Especial para os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, no qual se inscreveu, o foco da empresa mudou, se desviando do Sul-Sudeste para a Bahia. Estruturada sob a razão social Hyundai Motors do Brasil Ltda., seus planos agora se limitavam à produção anual de 20 mil vans no município de Aratu, a partir do ano seguinte. A totalidade dos recursos viria do Grupo Regino, distribuidor brasileiro da marca, e de financiamentos (ainda não negociados), entrando os coreanos somente com “transferência de tecnologia”. Em julho foi lançada a pedra fundamental da planta, porém a violenta crise econômica que logo se abateu sobre os chamados “Tigres Asiáticos” levou à quase imediata interrupção do projeto. Isto criaria um passivo entre a empresa e a União, pois desde o momento em que aderiu ao Regime Automotivo a Hyundai começou a se beneficiar da redução das alíquotas de importação, sem ter, em contrapartida, exportado um centavo sequer.
A partir daí formou-se uma cadeia de eventos que, entre idas e vindas, acabou resultando no abandono definitivo do projeto na Bahia. Em agosto de 1998 a empresa comunica ao governo brasileiro sua desistência da implantação da fábrica; em conseqüência, o Grupo Regino, sentindo-se lesado, abandona a representação da marca; o governo baiano, obsedado com a idéia de abrigar uma indústria de automóveis no Estado, decide participar diretamente do empreendimento; em novembro, a matriz, após ter assumido o controle acionário das falimentares Asia e Kia, na Coréia, resolve retomar o projeto, já agora para produzir 50 mil minivans/ano das marcas Asia e Hyundai, com motores de 800 cm3; o governo baiano consegue atrair o interesse do Grupo CAOA para investir na planta baiana (importante revendedor Ford e ex-importador Renault, acabou por tornar-se representante oficial da marca no país).
(Enquanto isso a dívida da Hyundai para com a União por conta do Regime Automotivo se agravava: acrescida das inadimplências da Asia e da Kia, ambas em igual situação, já ultrapassava US$ 300 milhões em 2001. Embora não materializasse nenhuma ação concreta para equacioná-la, condição sine qua non para ter seu projeto aprovado, a Hyundai continuava declarando a intenção de aqui se instalar, já agora nomeando a CAOA como sua “parceira” no negócio. Apesar disto, a empresa não se furtou a considerar uma “terceira via”: a utilização da fábrica ociosa da Mercedes-Benz, em Minas Gerais, para a produção do Getz ou outro “carro popular“, aproveitando o acordo de cooperação a nível mundial existente entre as duas empresas. A tentativa não vingou, por desinteresse dos coreanos alocarem recursos na adaptação da linha de montagem.)
Em novembro de 2003, finalmente, pareceu que o imbroglio se resolvera, com o acordo firmado entre o governo da Bahia e a CAOA para a implantação da fábrica em Camaçari, onde seriam produzidas 45 mil unidades/ano do caminhão leve H 100 Porter, para 1,8 t. O novo terreno foi doado pelo Estado e a empresa assegurava que a produção se iniciaria em 13 meses, com 40% de nacionalização. Em maio de 2004, no entanto, o presidente da CAOA lança a pá-de-cal na operação baiana, ao anunciar a transferência do empreendimento para Anápolis, atraído por novos incentivos concedidos pelo Estado de Goiás.
A fábrica da marca coreana foi finalmente inaugurada em março de 2007. Seu primeiro produto foi o caminhão leve HR, para 1,6 t (PBT 3,4 t), importado sob a forma CKD, com reduzida agregação de materiais local (índice de nacionalização estimado em 40%). O veículo era equipado com motor diesel turbo com intercooler, quatro cilindros, 2,5 l e 94 cv, caixa de cinco marchas, suspensão dianteira por braços triangulares e barra de torção, eixo rígido traseiro com molas semi-elípticas, freios a disco na frente e direção hidráulica progressiva. A cabine vinha com coluna de direção retrátil, dois cintos de segurança de três pontos e barras laterais de proteção. Havia duas opções de entre-eixos e altura da plataforma de carga (2,78 e 3,11 m – versões HD e LD, com rodado traseiro simples ou duplo). A produção foi iniciada com 600 unidades mensais, mas a CAOA pretendia alcançar 130 mil veículos por ano em 2010, com cinco diferentes modelos. O proprietário da concessionária tinha sonhos ainda mais ambiciosos, no entanto, pretendendo no futuro fabricar um automóvel “100% nacional“, com desenho e marca próprios: “em cinco anos poderemos lançar nosso primeiro carro“, declarou na ocasião da inauguração da fábrica.
Com o início de produção, a CAOA lançou intensa campanha nacional de propaganda, com inserções de página inteira em jornais de grande circulação e anúncios de três a cinco páginas nas principais revistas semanais do país. O principal foco era institucional, com o fito de reforçar a imagem da marca, acentuando seu crescente desempenho comercial – em especial nos EUA – e a grande quantidade de premiações e destaques que vinha obtendo internacionalmente nos últimos tempos. A Hyundai coreana, por sua vez, escorada na ousadia do projeto da CAOA (com o qual nada contribuiu monetariamente) e no sucesso crescente dos seus carros no Brasil (à altura o Tucson já era o sport-utility mais vendido do país), voltou a acenar com planos de aqui construir nova fábrica, desta vez “na região litorânea do Sudeste“, com capacidade para 100 mil unidades/ano. (A questão do inadimplemento com a União ainda corria na Justiça. Visualizando a possibilidade de sediar a empresa, o governador do Estado do Rio de Janeiro procurou interceder junto às autoridades federais pelo perdão da dívida…)
Ao contrário do que planejara, foi somente em agosto de 2009 que a CAOA anunciou o segundo veículo a ser montado em Anápolis, o SUV Tucson, nas versões com tração em duas e quatro rodas. O modelo acabava de passar por completa reestilização na Coréia, mas a CAOA fabricaria a versão antiga, pretendendo exportá-la “para os EUA, Europa e todo o Planeta“. Com início de produção previsto para dezembro, à escala de 2.000 carros/mês, o Tucson imediatamente passou a ser apresentado como “Made in Brazil: em breve do Brasil para o mundo“. Em setembro, foram os coreanos que trouxeram novidades, comunicando o local da sua fábrica (Piracicaba, SP) e o primeiro modelo a ser lançado, o novíssimo hatch compacto i20, em 2011.
O maciço investimento da CAOA em propaganda (que a tornou, em 2009, o maior anunciante brasileiro do setor, à frente mesmo da Fiat, Volkswagen e GM) trouxe bons frutos para a marca, levando três modelos à liderança de mercado: o Tucson, cuja demanda continuava a crescer; o HR (já então com 130 cv e seis marchas), por dois anos o caminhão leve mais vendido do país, com mais de 67% do segmento até 3,5 t; e o hatch médio i30, importado a partir de 2008, que logo ultrapassou a concorrência.
Vivendo uma situação insólita no país, na iminência de ter dois fornecedores para a mesma marca de veículo, a Hyundai iniciou 2010 avançando firmemente no mercado brasileiro, com uma trajetória de crescimento meteórico: em se considerando os modelos importados, suas vendas aumentaram quase 50 vezes em apenas quatro anos – de 1.500 unidades, em 2005, para 75 mil em 2009. A tendência era de consolidação da posição, a partir do momento em que deixasse de ter presença quase virtual, como fabricante, montando poucos modelos com reduzido índice de nacionalização, e oficialmente aqui se estabelecesse como produtor. Previsão em pouquíssimo tempo cabalmente confirmada: com a inauguração da nova fábrica e o lançamento de seus primeiros automóveis nacionais (em setembro de 2012), em pouco mais de um ano a empresa se tornaria a 6a marca mais vendida do país.
<hyundai-motor.com.br>
O que houve de novo a partir de 2010
- início da montagem do Tucson, em Goiás (02/10)
- Hyundai coreana abre escritório em São Paulo; construção da fábrica de Piracicaba ainda não iniciada; capacidade de produção elevada para 150 mil unidades/ano; modelo a ser fabricado alterado, não mais sendo o i20, mas um carro ainda inédito, da mesma categoria, de codinome HB, preparado para “mercados emergentes“, “com qualidade de Honda Fit e preço de VW Gol” (06/10)
- revelado que o automóvel inédito a ser fabricado em Piracicaba será o i15 – intermediário entre o i10 e i20 (10/10)
- Caoa anuncia a produção em Goiás, a partir de 2012, do novo SUV ix35 (10/10)
- lançamento do caminhão leve HD78, montado em Goiás a partir de componentes importados, com PBT de 7,8 t, cabine basculante, motor FPT turbo de 3,9 l e 155 cv e caixa de cinco marchas; a produção inicial será de 100 unidades mensais (03/11)
- inauguração da fábrica de Piracicaba e lançamento do HB20, primeiro automóvel Hyundai nacional; especialmente projetado para o Brasil, dispunha de ótimo acabamento e grande número de itens de série; apresentado em versão hatch quatro portas, com duas opções de motor flex (3 cilindros, 998 cm3 e 75/80 cv e 4 cilindros, 1.591 cm3 e 122/128 cv, ambos com comando duplo variável e quatro válvulas por cilindro), possuía câmbio manual de cinco marchas ou manual de quatro, tração dianteira, suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção, freios a disco na frente e a tambor atrás e direção hidráulica (09/12)
- junto com o HB20 foi lançada a versão “aventureira” HB20X, com bagageiro no teto, para-choques e grade modificados, diversos apliques de plástico negro, suspensão 4 cm mais alta e motor 1.6 (10/12)
- mal lançado, HB20 é eleito Carro do Ano 2013 pela revista Autoesporte (10/12)
- Tucson 2.0 na versão flex (146 cv) (12/12)
- caminhão leve HR recebe discretos retoques estéticos na dianteira (para-choque e painel frontal) (12/12)
- lançamento do sedã HB20S, com a mesma mecânica e distância entre-eixos do hatch, porém 33 cm mais longo e com porta-malas de 450 l (03/13)
- em Anápolis, iniciada a montagem do SUV ix35 a partir de componentes importados; vendido em versão única, o carro recebeu motor flex de 1.998 cm3 (169/178 cv), tração dianteira, câmbio automático, suspensão McPherson na frente e por multibraço atrás e freios a disco nas quatro rodas (10/13)
- desmontado após 11 meses de uso, no tradicional teste de 60.000 km da revista 4 Rodas, o estreante HB20 apresentou resultados excelentes, acima da expectativa para um projeto inédito e recém lançado (11/13)
- Graças ao sucesso do HB20, Hyundai ultrapassa Honda e Toyota e se torna a 6a marca mais vendida no país em 2013 (01/14)
- HB20X tem a grade levemente alterada, agora com a barra central na cor negra (10/14)
- quatro anos após iniciada a produção em Goiás, veículos da CAOA se limitam ao reduzido índice de nacionalização de 6%, em valor (em 2018 mal chegariam a 32%) (12/14)
2015
- cotejado pela revista 4 Rodas com outros quatro automóveis de três cilindros e um litro nacionais (Gol, March, Up! e Ka) e dois importados, o HB20 foi considerado “a opção mais equilibrada“, destacando-se em acabamento e segurança (03/15)
- forçado pela legislação, caminhão HR ganha airbags e freios ABS; pelo mesmo motivo, após 2.143 unidades vendidas, foi descontinuada a montagem do modelo HD78, por incompatibilidade do motor com as normas ambientais; apesar de anunciada sua substituição imediata pelo HD80, o novo modelo só chegaria quase três anos depois; (08/15)
- HB20 alcança a marca de 500.000 veículos fabricados (08/15)
- renovação do SUV ix35: externamente, são novos a grade, os para-choques, os faróis, os arremates laterais, as lanternas com leds, as rodas e o teto-solar panorâmico; no interior, airbags laterais e novos controles eletrônicos; para atender às normas ambientais, o motor foi recalibrado, perdendo 11 cv de potência; três versões foram disponibilizadas: “de entrada”, “intermediária” (correspondente à anterior única) e “topo de linha” (09/15)
- HB20 hatch é submetido às primeiras atualizações técnicas e estéticas: externamente, grade e para-choques novos, retoque nas lanternas traseiras e luzes de posição com leds (apenas para a versão Premium, que também ganhou novos equipamentos de série); diversos componente internos dos motores 1.0 e 1.6 foram reprojetados, buscando maior eficiência energética; motor 1.6 recebeu novo sistema de partida a frio, dispensando o tanque adicional de gasolina na versão flex, e teve os câmbios (manual e automático) substituídos por novas unidades de seis marchas (10/15)
- pela primeira vez a Hyundai ultrapassa a Ford como quarto maior fabricante brasileiro de veículos (10/15)
- atualização do hatch HB20X; além dos novos para-choques, da nova grade e das rodas de 16″ (aumentando o vão livre em 4,1 cm), o carro recebeu as atualizações mecânicas já aplicadas ao HB20 (11/15)
- atualização do HB20S, acompanhando as alterações estéticas, mecânicas e de acabamento dois meses antes introduzidas no modelo hatch; na traseira, apenas sutis modificações nas lanternas e no para-choque (12/15)
2016
- lançamento do HB20 R spec, “versão esportiva” do HB20, equipado com o mesmo 1.6 (128 cv) do restante da linha, porém trazendo nova grade, novo para-choque traseiro, rodas de liga de 18″, antena tipo barbatana e ponteira do escapamento cromada; no interior, bancos de couro, pedaleira de alumínio e quadro de instrumentos exclusivo; o modelo se inspirou no carro-conceito apresentado no último Salão do Automóvel (02/16)
- teste comparativo de Car and Driver, cotejando o HB20 com os hatches VW Gol, Ford Ka e Chevrolet Onix, escolheu o Hyundai (apenas um ponto à frente do Gol), por seu destaque nos critérios Garantia, Manutenção, Qualidade de construção, Porta-malas e Desempenho (03/16)
- em avaliação semelhante, com quatro outros hatches 1.0 (Fiat Palio Attractive, VW Gol Comfortline, Chevrolet Onix LT e Ford Ka SE Plus), o HB20 Comfort também foi escolhido o melhor pela revista 4 Rodas, totalizando 29 pontos, contra 27 do segundo colocado Ford Ka (04/16)
- disponibilizado motor 1.0 turbo para HB20 e HB20S, associado a câmbio manual de seis marchas; trata-se do mesmo motor de três cilindros, quatro válvulas por cilindro e 998 cm3 da versão aspirada, porém auxiliado por um intercooler e com órgãos internos (bielas, mancais, bronzinas) e vários periféricos (filtro de ar, bomba de óleo, disco de embreagem, sistemas de arrefecimento e lubrificação) reforçados; como resultado, a potência foi elevada de 75/80 para 98/105 cv e o torque incrementado em 47% (04/16)
- avaliação realizada por 4 Rodas comparando quatro dos carros pequenos mais vendidos do país (HB20 1.6, novo Chevrolet Onix 1.4, Volkswagen Gol 1.6 e Ford Ka 1.5) aponta o modelo da Hyundai como preferido; nas palavras da reportagem, “mesmo após quatro anos, o HB20 ainda é um dos melhores projetos nacionais” (08/16)
- HB20 chega à frente do VW Gol e Chevrolet Onix (em terceiro lugar) em avaliação comparativa da revista Car and Driver; o carro da Hyundai se destacou em estilo, conforto, acabamento interno, porta-malas e aceleração (09/16)
- seis novidades da Hyundai no 29o Salão do Automóvel: dois utilitários esportivos (Creta e New Tucson) e quatro conceitos sobre modelos de série (o belo STC Concept, proposta de picape sobre o SUV Creta, especialmente criado na Coréia para o Salão; HB20 D spec, “versão mais esportiva” projetada a partir do modelo R spec; HB20S Limited, sedã na cor branca perolizada, com acabamento interno mais sofisticado; e HB20X JBL, criado em conjunto com o fabricante de equipamentos de áudio JBL); desenvolvido a partir da plataforma do sedã Elantra e apresentado nas versões Attitude 1.6, Pulse 1.6 ou 2.0 e Prestige 2.0, o SUV Creta (4,27 m de comprimento e 431 litros de porta-malas) tem tração dianteira, duas opções de motorização (as mesmas do HB20 – ambas flex com 16 válvulas, agora de abertura variável -, 1.6 flex de 130/123 cv com câmbio manual de seis marchas e 2.0 com duplo comando de válvulas e 166/156 cv com caixa automática também de seis marchas), suspensão dianteira McPherson e traseira multibraço, freios a disco somente na frente e direção com assistência elétrica; terceira geração do utilitário esportivo coreano (as anteriores Tucson e iX35, ambas montadas no Brasil, permanecerão em produção) o New Tucson (4,47 m de comprimento e 513 litros de porta-malas) chega em duas versões (GL e GLS, esta com grade dianteira cromada), equipadas com novo motor importado a gasolina (quatro cilindros, 16 válvulas, turbo com injeção direta, 1.591 cm3 e 177 cv), caixa automática de sete marchas e dupla embreagem, tração dianteira, suspensão dianteira McPherson, suspensão traseira multibraço, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica (11/16)
- inauguração do Centro de Pesquisa e Eficiência Energética na fábrica de Anápolis, considerado um dos mais completos laboratórios de controle de emissões da América Latina (11/16)
- Hyundai ultrapassa a Ford e encerra o ano de 2016 como quarta marca mais vendida no país (12/16)
2017
- comparado pela revista Car and Driver com o Jeep Renegade Limited e o Honda HR-V EXL, o Creta Prestige se saiu melhor, com destaque para itens de série, multimídia, motor e câmbio (01/17)
- teste comparativo avaliando o Creta 2.0 Prestige e quatro outros SUVs do mercado – os nacionais Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks e o importado Chevrolet Tracker – a revista Autoesporte apontou o novo carro da Hyundai como o melhor (02/17)
- avaliação da revista 4 Rodas, comparando a versão top de quatro SUVs nacionais (Creta Prestige 2.0, Honda HR-V 1.8 EXL, Jeep Compass Longitude 2.0 e Jeep Renegade Limited 1.8) e três importados (Suzuki Vitara, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker), escolheu o Creta como o de melhor custo-benefício, com destaque para espaço interno, desempenho, equipamentos, garantia e custos de manutenção (02/17)
- em teste comparativo com Renault Captur Intense e o importado Chevrolet Tracker LTZ, a revista Motor Show escolheu Creta Prestige por “unir as qualidades” dos dois concorrentes (02/17)
- na feira Agrishow, finalmente apresentado o substituto do caminhão HD78, descontinuado em 2015: HD 80, com PBT de 8,0 t, motor FPT turbo de 3,0 l e 170 cv e câmbio de cinco marchas; a menos da nova grade, o estilo da cabine permaneceu o mesmo; o painel foi renovado e ganhou conta-giros e computador de bordo (05/17)
- ociosidade de 75% da fábrica goiana da CAOA leva a empresa, pelo terceiro mês consecutivo, a limitar a jornada a três dias por semana e a reduzir o salário em 30%; de 41.600 unidades fabricadas em 2011, a produção se limitou a 18.700 em 2016 (05/17)
- comparado pela revista Autoesporte com o novo Fiat Argo Drive e o Chevrolet Onix LTZ, o HB20 Comfort Plus foi avaliado o melhor, com destaque para conjunto mecânico, dinâmica e desempenho (07/17)
- Limited – nova versão superior para o utilitário esportivo New Tucson (07/17)
- mais uma vitória do HB20 em testes comparativos: cotejado pela revista Car and Driver, em sua versão Comfort Plus 1.6, com o Chevrolet Onix LT 1.4 e o recém-lançado Fiar Argo Drive 1.2, o carro da Hyundai se destacou nos custos com manutenção e garantia, no desempenho e nos itens ergonomia, motor e “diversão ao Volante” (07/17)
- Pulse Plus – nova versão para o utilitário esportivo Creta 1.6, mais equipado e com câmbio automático de seis marchas (08/17)
- HB20 vence mais um teste comparativo, desta vez na versão Comfort, diante do Chevrolet Onix Joy, Ford Ka SE e Renault Kwid Intense; em reportagem da revista Car and Driver, o Hyundai foi o melhor em ergonomia, acabamento interno, qualidade de construção, porta-malas, direção e “diversão ao volante” (09/17)
- Sport – nova versão para Creta 2.0, com detalhes de acabamento externo e interno em negro, bancos de couro e conteúdo imediatamente abaixo da top Prestige (11/17)
- responsável por 9,3% das vendas internas, a Hyundai perdeu a quarta posição para a Ford, no ranking nacional, por menos de 5.000 unidades; a causa foi o crescimento excepcional da concorrente (14,7%) frente aos discretos 2,1% da Hyundai (12/17)
2018
- Style – nova versão básica para New Tucson, equipada com motor 2.0 de 16 válvulas a gasolina (155 cv), câmbio manual ou automático de seis marchas e tração dianteira (01/18)
- oficialmente apresentado em maio de 2017, somente agora é lançado o caminhão HB80; montado pela CAOA, o veículo teve a suspensão revista e ganhou freios pneumáticos com ABS e computador de bordo; são novos a grade, o quadro de instrumentos e o console central (03/18)
- HB20 2019: no hatch e sedã 1.6 são novos a grade, as rodas, o quadro de instrumentos e o sistema multimídia com tela de 7″ sensível ao toque e TV digital; no HB20 1.0, lanternas traseiras escurecidas; versão de entrada Comfort passa a chamar-se Unique (05/18)
- matriz coreana comunica à CAOA decisão de não renovar o contrato decenal de distribuição dos veículos da marca no Brasil; acionada a Justiça a CAOA obtém liminar suspensiva (05/18)
- linha Creta 2019 com maior conteúdo; versão Sport teve direção e suspensão recalibradas e ganhou acabamento interno em novas padronagens e barra sobre a placa de licença traseira pintada em preto brilhante; versão Plus 1.6 com câmbio manual deixa de ser oferecida (07/18)
- com pouco menos de seis anos de inaugurada, a fábrica de Piracicaba atinge o primeiro milhão de veículos produzidos; com capacidade de produção no limite, desde 2013 a unidade opera em três turnos ininterruptos (08/18)
- desmontado após 60.000 km de uso, segundo as normas do teste de longa duração da revista 4 Rodas, o Hyundai Creta foi “aprovado com louvor“, não apresentando defeito marcante ou desgaste excessivo em qualquer órgão mecânico ou na carroceria (08/18)
- também sedã HB20S ganha nova versão de entrada Unique, logo abaixo da Comfort Plus; vem com motor 1.0 de três cilindros, câmbio manual de cinco marchas, ar-condicionado, computador de bordo, vidros elétricos, comandos de áudio no volante e banco do motorista com regulagem de altura (09/18)
- no 30o Salão do Automóvel, duas novidades nacionais: pequenas alterações estéticas no HB20 R spec (agora com grade, saias laterais, aerofólio e rodas totalmente pretos) e luxuosa – e algo kitch – versão conceitual Diamond para o utilitário esportivo Creta, com teto solar panorâmico, bancos e revestimento interno em couro marfim e caramelo e pintura perolada (11/18)
- Creta ganha nova versão Smart, a mais barata com câmbio automático; agora são cinco as opções: Attitude (de entrada, com câmbio manual), Smart, Pulse Plus, Sport e Prestige (11/18)
- embora tenha seu HB20 como o segundo automóvel e o Creta como o terceiro SUV mais vendidos do país, a Hyundai cai mais uma posição na participação total: ultrapassada pela Renault, passa para sexto lugar no ranking nacional (12/18)
2019
- Hyundai passa a vender relógio de pulso (denominado Key Band) com função de chave presencial para Creta Prestige (02/19)
- anunciados investimentos de R$ 125 milhões na planta de Piracicaba para elevar a capacidade de produção de 180.000 para 210.000 unidades/ano; funcionando em três turnos, nos dois últimos anos a fábrica operou acima da capacidade máxima (191.646 unidades em 2018) (03/19)
- Creta atinge 100.000 unidades vendidas no país (03/19)
- informações da CAOA dão conta do nível de nacionalização dos veículos Hyundai montados em Anápolis: o índice médio cresceu de 6%, em 2014, para 36% em 2019, variando por modelo; por exigência da Finame, o conteúdo nacional no caminhão HD80 atinge 65%; segundo a empresa, o ritmo de nacionalização tende a diminuir, dadas as menores obrigações na nova legislação federal (03/19)
- milionésimo HB20 vendido no Brasil (04/19)
- Hyundai Creta 2020, com novos para-choques, barras da grade menos rebuscadas e maior conteúdo interno; foi eliminada a versão Sport; nada foi alterado na mecânica (07/19) [Maiores detalhes você encontra aqui: NOVIDADES.]
- ao compará-lo com o Honda HR-V Touring, 4 Rodas optou pelo Hyundai Tucson GLS pelo espaço interno, porta-malas, preço inicial e custo de manutenção (07/19)
- apresentação da segunda geração da família HB20; utilizando a plataforma anterior, reforçada e com maior distância entre eixos, traz carrocerias totalmente novas, interna e externamente, para os três modelos da linha (sedã teve a capacidade do porta-malas ampliada para 475 l); a arquitetura mecânica permanece a mesma, mas a motorização evoluiu: unidade de um litro aspirada recebeu sistema de preaquecimento de álcool para partida a frio, 1.6 teve potência aumentada para 123/130 cv e 1.0 turbo ganhou injeção direta, válvulas de exaustão com abertura variável e potência elevada para 120 cv (HB20X só está disponível com motor 1.6; 1.0 turbo oferecido apenas para as versões superiores de acabamento); há três opções de câmbio (manual de cinco ou seis marchas e automático de seis marchas) e cinco de conteúdo (Sense, Vision, Evolution, Diamond e Diamond Plus) (09/19) [Maiores detalhes do lançamento você encontra aqui.]
- leve aumento na produção (5,8%) e vendas internas (3,5%), em 2019, dos automóveis Hyundai (os dados não incluem os veículos CAOA, que não desagrega sua produção por marcas); apesar de sua participação no total fabricado no país ter crescido levemente (de 6,7 para 6,9%), a participação em vendas internas não acompanhou o crescimento do mercado, recuando de 8,3 para 7,7% (12/19)
2020
- versões de entrada do HB20 hatch e HB20S passam a dispor, como opcionais, de controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa (01/20)
- Creta Attitude Plus, nova versão com câmbio automático, menos equipada (e mais barata) do que Attitude com câmbio Manual (01/20)
- Hyundai hatch em nova versão HB20 Sport, equipado com motor 1.0 turbo de 120 cv acoplado (somente) a câmbio automático de seis marchas; traz grelha da grade em preto brilhante e com novo padrão, frisos em vermelho (ou cinza) nos para-choques, novo defletor sobre o vidro traseiro (maior do que o do HB20), rodapé das portas – ambos também em preto brilhante -, e novas rodas de 16″ com cubo em vermelho; a coluna C recebe o nome Sport; internamente, vem com conta-giros personalizado, pedais de alumínio, bancos com debrum vermelho, volante de couro com costura em fio também vermelho, borboleta de troca de marchas no volante, piloto automático, computador de bordo e central de áudio com tela de 8″, carregador de celular sem fio e ar-condicionado automático (02/20)
- em decorrência da pandemia do coronavírus, Hyundai decreta férias coletivas entre 23 de março e 9 de abril (as operações, contudo, não seriam retomadas na data prevista) (03/20)
- Creta 1.6 em nova versão Action, com transmissão automática, substituindo a recente Attitude Plus, a cujo conteúdo foi adicionado novo rádio, alto-falantes traseiros e barras no teto (05/20)
- a 13 de maio Hyundai retoma parcialmente a produção na fábrica de Piracicaba (05/20)
- HB20 1.0 e 1.6 (sedã e hatch) atualizados para 2021, trazendo de série (dependendo da versão) controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, airbags laterais dianteiros, câmera de ré, sensor de estacionamento, acendimento automático dos faróis e faróis de neblina; todos chegam com grade totalmente preta com borda cromada (06/20)
- nova versão Creta Limited; situada entre Plus Pulse 1.6 e a superior Prestige 2.0, traz motor 1.6, câmbio automático, airbags laterais dianteiros e de cortina, bancos de couro na cor bege, lanternas de leds, chave presencial em forma de pulseira e rodas de 17″ (07/20)
- Hyundai agrega mais uma versão à linha Creta – Smart Plus -, agora totalizando cinco: Attitude, Action, Smart Plus, Limited e Prestige (08/20)
- HB20 1.0 turbo hatch e sedã com maior conteúdo para 2021: versão Evolution passa a contar com airbags laterais dianteiros, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, apoia-braço entre os bancos da frente e sistemas de alerta de risco de colisão, saída de faixa e frenagem autônoma; Diamond ganha de série controle de pressão dos pneus; as mudanças externas se resumiram à grade, que agora apresenta moldura na cor preta (10/20)
- novos testes de colisão do Latin NCap rebaixam nota do HB20 hatch (versão básica) para segurança de ocupante adulto de quatro estrelas (em teste de 2019) para apenas uma estrela; a nota para segurança de crianças se manteve inalterada (três estrelas) (10/20)
- Creta alcança 200.000 unidades produzidas no Brasil (12/20)
- submetido a testes de colisão pelo Latin NCap, agora sob normas mais rígidas, HB20 recebe nota mínima (zero estrela) em proteção para adultos e crianças; o carro obteve 19% de proteção para adultos, 10% para crianças, 43% para pedestres e 14% em tecnologia de segurança (12/20)
- avaliação comparativa entre cinco hatches 1.0 realizada pela revista 4 Rodas, escolheu o Hyundai HB20 como o mais atraente, em função do “equilíbrio entre a oferta de itens de conforto e segurança, desempenho e baixo consumo com o preço bacana”; além do Hyundai, o teste envolveu Chevrolet Onix, Fiat Argo, Ford Ka e Renault Sandero (11/20)
- crescimento significativo no índice de participação em vendas internas em 202o (de 7,7 para quase 8,6%) assegurou à Hyundai o quarto lugar no mercado, 1.4 ponto percentual à frente da Ford (12/20)
2021
- HB20 2022 com novos itens de série: todas as versões passam a trazer airbags laterais dianteiros e controle de estabilidade e tração; Evolution ganha câmera de ré e, na versão turbo, também alerta frontal com frenagem autônoma e alerta de mudança de faixa (03/21)
- comparado pela revista 4 Rodas com o líder de mercado Chevrolet Onix Premier 1.0 turbo, Hyundai HB20 Evolution 1.0 T-GDI se saiu melhor em função do preço mais reduzido, da dotação de itens de segurança e da garantia de cinco anos (04/21)
- por falta de semicondutores, Hyundai suspende a produção em Piracicaba pelo período de 5 a 12 de julho; a fabricação foi retomada dia 15, porém somente em um turno (07/21)
- início de produção do Creta Nova Geração 2022; com carroceria totalmente redesenhada, ligeiramente maior do que a atual porém com porta-malas reduzido em nove litros, recebeu o motor 1.0 turbo flex de três cilindros e 120 cv do HB20 e freios a disco nas quatro rodas (permaneceram as demais características técnicas, assim como o 2.0 aspirado de 157/167 para a versão top); acabamento interno e conteúdo tecnológico foram aprimorados, com destaque para a lista de recursos ativos de auxílio ao motorista, alguns só disponíveis em modelos superiores da concorrência; são quatro as versões (Comfort, Limited, Platinum e Ultimate), as três primeiras equipadas com motor 1.0 e a última com 2.0 – a básica Comfort recebendo grade simplificada, em cor negra e com barras horizontais; o novo carro manteve o índice de nacionalização de 60%; em versão única Action (1.6 l, 123/130 cv e câmbio automático de seis marchas) o modelo atual permanecerá em linha (08/21) [Maiores detalhes sobre o lançamento você encontra aqui: Novidades]
- Hyundai anuncia construção de fábrica de motores junto à planta de Piracicaba, com previsão de conclusão no final de 2021; inicialmente, enquanto não forem concluídas as linhas de usinagem, a unidade operará apenas como montadora, a partir de componentes importados da Coreia sob sistema CKD; a fundição de blocos será terceirizada (08/21)
- modelos HB20 e HB20S abandonam motor 1.6, substituído pelo novo 1.0 de três cilindros, e ganham duas novas versões topo de linha (Platinum e Platinum Plus, ocupando o lugar das anteriores Diamond e Diamond Plus), a primeira com opção de câmbio manual de cinco marchas; modelo HB20X mantém as versões anteriores e permanece equipado de série com o motor 1.6 (09/21)
- CAOA contrata 385 novos trabalhadores e dá início ao segundo turno na fábrica de Anápolis (09/21)
- HB20 e Creta passam a ser fornecidos com etiqueta do serviço de pagamento remoto de estacionamentos e pedágios Sem Parar (09/21)
- Creta Platinum vence teste comparativo realizado pela revista Autoesporte, onde enfrentou Chevrolet Tracker Premier turbo de 116cv; o carro da Hyundai foi superior em 15 dos 19 quesitos avaliados, enquanto que o Chevrolet o superou em apenas três (equipamentos de segurança, consumo e preço) (11/21)
- vendas internas da Hyundai crescem 14,3% com relação a 2020; HB20 foi o automóvel mais vendido no Brasil em 2021 (ou segundo, caso se considere a picape Fiat Strada, líder entre os veículos comerciais leves); com 9,33% de participação, a Hyundai manteve o quarto posto entre os fabricantes nacionais (12/21)
2022
- HB20X retirado de linha por não conformidade do motor 1.6 com as novas normas de controle de emissões; adequado ao Creta Action, o mesmo 1.6 teve o uso aprovado (01/22)
- dada a entrada em vigor das novas normas ambientais é encerrada a produção dos utilitários Tucson e ix30; com as linhas de montagem ociosas, a fábrica de Anápolis estaria se preparando para o lançamento da nova geração do New Tucson na versão híbrida (02/22)
- comparado com o Toyota Corolla Cross XRE, o utilitário esportivo Hyundai Creta Ultimate foi apontado o melhor pela revista 4 Rodas; embora equivalham em desempenho, o Creta apresentou melhor acabamento interno, mais espaço, se mostrou mais bem equipado e bastante mais barato (02/22)
- HB20 e HB20S 1.0 turbo ganham versão Vision; equipada com câmbio automático, se posiciona entre Evolution e Platinum (03/22)
- lançamento do Creta N Line – primeiro modelo nacional da Hyundai a trazer o visual esportivo típico da família N Line; sem alterações mecânicas, a menos de nova calibragem na suspensão e direção, ganhou marcantes mudanças internas e externas; são novos grade frontal, para-choques, rodas, saias laterais, lanternas dianteiras e layout dos faróis; no interior, acabamento em preto com costuras em vermelho, detalhes em tom grafite, nova manopla do câmbio e pedais com sapatas em metal; o modelo segue o conteúdo e a tecnologia embarcada da versão superior Ultimate (06/22)
- uma única novidade no restante da linha Creta para 2023: acionamento do teto solar por comando de voz (06/22)
- até então importados, os motores 1.0 de três cilindros aspirados passam a ser fabricados em Piracicaba (07/22)
- apresentação do novo HB20 nas versões hatch e sedã, ambas com frente e traseira bastante alteradas e visual substancialmente conservador; a dianteira foi totalmente renovada e, na traseira, mudados para-choque, tampa da mala, posição da placa de licença e lanternas, agora interligadas por barra plástica vermelha, funcional no sedã e apenas refletiva no hatch; disponibilizado nas versões Sense, Comfort, Limited, Platinum e Platinum Plus – todas equipadas com motor tricilíndrico de um litro, aspirado ou turbo -, o carro veio bem equipado, as versões superiores recebendo alguns itens de segurança ativa pouco comuns na categoria; nada mudou nas dimensões internas e características mecânicas; ainda na fase de pré-série, o HB20S não teve detalhes técnicos e de conteúdo divulgados (07/22) [Você encontra mais informações sobre o lançamento aqui: Novidades]
- HB20S chega às concessionárias, nas mesmas versões e com iguais características técnicas do HB20 (08/22)
- inauguração de fábrica de motores junto à planta de Piracicaba, coincidindo com seu 10o aniversário de fundação; com capacidade para 70.000 unidades/ano, fornecerá propulsores aspirados para a linha HB20 (09/22)
- CAOA importa Hyundai Ioniq Hybrid, oferecendo-o somente por meio de assinatura através da CAOA Locadora (10/22)
- em inédita avaliação realizada pela revista Autoesporte comparando, dois a dois, oito automóveis 1.0, Hyundai HB20 suplantou, sucessivamente, VW Polo (136×135 pontos, destacando-se em Equipamentos de Série e de Segurança, Preço, Garantia e Revisões), Citroën C3 (130×127, Acabamento, Equipamentos de Série e de Segurança e Garantia) e Peugeot 308 argentino (141×137, Porta-Malas, Preço, Garantia e Preço das Peças) (10/22)
- CAOA perde o direito de importação de veículos da marca Hyundai, atividade que passa a ser de responsabilidade do fabricante coreano (12/22)
- leve subida nas vendas em 2022 (1,9%), posicionamento do HB20 como segundo automóvel mais vendido do país e aumento no nível de participação (de 9,3 para 9,6%) não asseguram a posição da Hyundai no ranking nacional de fabricantes, caindo de quarta para quinta posição (12/22)
2023
- atendendo a 98% dos requisitos exigidos para o gerenciamento de resíduos sólidos de sua fábrica de Piracicaba, Hyundai recebe o Selo Inmetro Empresa Responsável – a primeira do setor industrial a conquistá-lo (02/23)
- iniciada exportação do HB20 para a Colômbia; o carro é equipado com o antigo motor 1.6 aspirado, abandonado pelo modelo no Brasil (02/23)
- CAOA inicia processo de reestruturação de sua rede de concessionárias: os pontos de venda atuais com a bandeira Hyundai Caoa passarão a trazer a marca Hyundai HMB (Hyundai Motors Brasil), vendendo exclusivamente modelos Hyundai, nacionais ou importados; o restante da rede assumirá a bandeira CAOA Chery (03/23)
- CAOA anuncia HR 4WD – opção 4×4 para seu caminhão leve (03/03)
- com o objetivo de adaptar o ritmo de produção à redução da demanda, Hyundai coloca em férias coletivas de 15 dias os 2.000 empregados dos três turnos de Sorocaba (03/23)
- iniciada a exportação do HB20 para o Paraguai; os carros embarcarão com motores 1.0 e 1.6 aspirados, com venda descontinuada no Brasil (03/23)
- CAOA relança o utilitário esportivo New Tucson, porém em versão defasada, lançada no exterior em 2018 e retirada de linha em 2020, quando foi novamente reestilizada; o carro difere do antigo modelo nacionalizado na grade, para-choques, faróis, tampa da mala, lanternas e rodas; internamente, o painel foi reorganizado, recebendo nova central multimídia do tipo “flutuante”; disponível nas versões GLS e Limited (única com faróis de leds), traz motor 1.6 turbo de 177 cv, câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas e tração dianteira (03/23)
- revista Autoesporte aponta HB20 Comfort como a melhor opção em avaliação comparativa com o Volkswagen Polo Track; embora este tenha se mostrado superior em espaço interno, motor, câmbio, suspensão, sensação ao volante e atualidade, o Hyundai venceu por dois pontos graças aos quesitos acabamento, equipamentos de série e de segurança, frenagem e desempenho (05/23) poucas horas após a publicação da Medida Provisória federal visando incentivos temporários para aquisição de carros populares, acompanhando o valor sugerido pelo governo a Hyunday anuncia desconto de R$ 8.000 para o HB20 1.0 Sense (06/23)
- CAOA passa a vender em sua rede de concessionárias os Hyundai importados Ioniq (híbrido) e Kona (híbrido e elétrico) (07/23)
- Hyundai acrescenta novas versões aos modelos existentes; quatro foram agregadas às seis atuais do HB20: Sense Plus (conteúdo do Sense, mais maçanetas e retrovisores na cor do carro e acabamento preto fosco na coluna central e molduras das portas), Limited Plus (inclui maçanetas externas cromadas, quadro de instrumentos eletrônico, chave presencial e console central em couro), Comfort Plus TGDI AT (adiciona volante com regulagem de altura e profundidade, acendimento automático dos faróis e câmera de ré) e Platinum Safety TGDI AT (parte da versão Platinum, incluindo frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto adaptativo, detetor de fadiga e bancos de couro com acabamento perfurado); também HB20S ganhou uma variante Platinum Safety, seguindo o conteúdo do HB20 equivalente, enquanto que a atual Platinum Plus recebeu bancos de couro em dois tons; linha Creta, por fim , ganhou duas versões adicionais, totalizando oito: Comfort Plus (grade com acabamento preto fosco, sensor de ré e maçanetas internas em cromo acetinado) e Platinum Safety (08/23)
- HB20 recebe três estrelas no teste de impacto Latin NCAP, com índices de 68,30% de proteção para adultos, 74,85% para crianças, 34,32% para pedestres e 65,12% de assistência à segurança (09/23)
- CAOA anuncia aporte de R$ 3 bilhões em Anápolis, até 2028, para aumentar em 150% a produção do Tiggo 5 (com motor a combustão); nada foi anunciado sobre produtos Hyundai nem híbridos ou elétricos de origem chinesa (08/23)
- inaugurada em 2012, fábrica de Piracicaba atinge dois milhões de veículos produzidos (10/23)
- Hyundai estrutura departamento dedicado à pesquisa e aplicação do hidrogênio em mobilidade, ao desenvolvimento de infraestrutura e logística e ao projeto de veículos movidos a célula de combustível (12/23)
- licenciamento anual dos caminhões leves Hyundai, produzidos pela CAOA, se resumiu a 317 unidades em 2013, reservando-lhes irrisório 0,29% de participação no mercado de veículos de carga (12/23)
- Hyundai permanece em quinto lugar entre os fabricantes nacionais, com 8,5% de participação; grande sucesso de seus modelos, os três entre os 25 mais vendidos do país e em terceiro lugar em suas respectivas categorias: HB20 em quarto lugar, Creta em décimo e HB20S em 24o (12/23)
2024
- na presença do Presidente da República, presidente-executivo global da Hyundai anuncia investimentos de US$ 1,1 bilhão, até 2032, destinados ao desenvolvimento de novas tecnologias, em particular veículos híbridos, elétricos e a células de combustível (02/24)
- realinhamento dos acordos de cooperação entre Hyundai e CAOA: importação e distribuição de veículos Hyundai passam a ser integralmente controlados pelo fabricante coreano, que pagará uma comissão por carro vendido; e a planta de Anápolis será disponibilizada pela CAOA para produção de modelos Hyundai, mediante remuneração; a CAOA comercializará todos os modelos através de sua rede de concessionárias (02/24)
- diante da capacidade totalmente ocupada de sua fábrica de Piracicaba, presidente da Hyundai brasileira confirma que em 2025 utilizará as instalações da CAOA, em Anápolis, para fabricação de dois novos modelos, ainda não revelados; a produção ficará a cargo da CAOA, que será remunerada por cada unidade que sair da linha de montagem (03/24)
- primeira exibição do Nexo no país – modelo com propulsão a célula de combustível a hidrogênio e motor elétrico; o carro foi exposto durante o Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono, em Piracicaba (SP) (04/24)
- apresentação da linha 2025 trazendo novos itens de série: para HB20 e HB20S, chave canivete e rodas de 15″ na versão de entrada Sense Plus, iluminação do porta-malas na Comfort Plus e Limited Plus e novas rodas de liga de 16″, sensor de estacionamento traseiro e vidros elétricos com função um toque na Platinum Plus; foram retiradas de linha as versões Sense, Comfort, Limited e Platinum; para Creta, novo volante revestido de couro com borboletas para troca de marcha, chave presencial e partida por botão na versão Comfort Plus e teto solar e sensor de estacionamento dianteiro de série na Platinum Safety (05/24)
- Hyundai se inscreve e é habilitada no programa federal Mover – Mobilidade Verde e Inovação (06/24)
- SUV Premium Palisade é o primeiro modelo importado diretamente pela marca e comercializado pela rede unificada Hyundai, e não mais somente pela CAOA (08/24)
- na fábrica de Anápolis, Hyundai retoma produção do New Tucson, inicialmente em sua versão antiga e em pequenas quantidades (entre 250 e 300/mês), “para manter o nome no mercado” (10/24)
- Creta chega totalmente renovado para 2025; um dos utilitários esportivos mais vendidos do país, alterou radicalmente visual dianteiro e traseiro (grade, capô, para-choques, faróis, lanternas e tampa traseira); foi apresentado em cinco versões – Comfort, Limited, Platinum, N Line e Ultimate, as quatro primeiras com motor 1.0 turboflex de 120 cv e câmbio automático de seis marchas e, a última, com novo 1.6 turbo de 193 cv (a gasolina, importado da Coreia) e câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas (substituindo 2.0 flex aspirado de 157/167 cv e câmbio de seis marchas); com apelo esportivo, N Line teve direito a alguns itens com desenho próprio (grade, para-choque dianteiro, spoiler traseiro, ponteiras duplas de escapamento, rodas exclusivas e acabamento interno escurecido com detalhes e costuras vermelhas; internamente, o painel foi redesenhado e, a partir da versão Platinum, recebeu duas telas de 10,25″ para quadro de instrumentos e central multimídia; Creta Action foi retirado de linha (10/24)
Importados (diretamente pela Hyundai)
Palisade (Coreia do Sul, 08/24), 100% elétrico Ioniq 5 (Coreia do Sul, 09/24)
Séries especiais
HB20 Copa do Mundo (02/14); HB20 For You (10/14); HB20 Spicy (03/15); HB20S Impress (05/15); ix35 Launching Edition (09/15); HB20 e HB20S Ocean (07/16); New Tucson Top (11/16); HB20 5 Anos (07/17); HB20 R spec Limited (01/18); HB20 Copa do Mundo FIFA 2018 (03/18); HB20 e Creta 1 Million (08/18); Creta Launch Edition (07/19); HB20 Launch Edition (09/19); HB20 e HB20S Copa do Catar 2022 (10/22); HB20 e HB20S Edição Especial (12/22); Creta N Line Night Edition (03/23)
Outras premiações e distinções (modelos nacionais)
HR (Prêmio Lótus 2010, categoria Camioneta de Carga do Ano; Frota & Cia.); Tucson (Os Eleitos 2010, categoria Peruas e Utilitários Esportivos Leves; 4 Rodas); HB20 (Os Eleitos 2013, categoria Hatches Compactos de Entrada; 4 Rodas); HB20 e HB20S (Qual Comprar 2013, categorias Hatch Compacto e Sedã Compacto; Autoesporte); HB20 e HB20S (Melhor Compra 2014, categorias Carros até R$ 35.000 e Carros até R$ 50.000; 4 Rodas); HB20 (Qual Comprar 2014, categoria Hatch Compacto; Autoesporte); HB20 (Best Cars 2015, categoria Compacto; Carro); iX35 (Qual Comprar 2015, categoria Utilitário Premium; Autoesporte); HB20 Comfort 1.0 e HR (Melhor Compra 2015, categorias Carro até R$ 40.000 e Utilitário – Food Truck; 4 Rodas); ix35 (Os Eleitos 2015, categoria SUVs e Peruas; 4 Rodas); HB20S Comfort Style A/T (Compra Certa 2015, categoria De 50 a 60 Mil; Car and Driver); HB20 (Melhor Valor de Revenda 2015, categoria Sedã Pequeno; Auto Fácil); HB20 (Best Cars 2016, categoria Compacto; Carro); HB20 1.0, HB20S 1.6 e ix35 2.0 (Compra do Ano 2016, categorias Carro de Entrada, Sedã Compacto e Crossover Médio; Motorshow); iX35 2.0 (Qual Comprar 2016, categoria SUV Premium; Autoesporte); HB20 Comfort 1.0 e HR (Melhor Compra 2016, categorias Carro até R$ 40.000 e Utilitário – Food Truck; 4 Rodas); Hyundai (Os Eleitos 2016, categoria Assistência Técnica; 4 Rodas); HB20 (Melhor Compra 2016, categoria Carro até R$ 40.000; 4 Rodas); HB20, HB20S e Creta (Qual Comprar 2017, categorias Hatch Compacto, Sedã Compacto e SUV; Autoesporte); HB20 (Best Cars 2017, categoria Compacto; Carro); Creta (Compra Certa 2017, categoria de 80 a 90 mil; Car and Driver); HR (Melhor Compra 2017, categoria Utilitário – Food Truck; 4 Rodas); HB20 Comfort 1.0 e HR (Melhor Compra 2017, categorias Carro até R$ 45.000 e Utilitátio – Food-truck; 4 Rodas); Creta Prestige 2.0 (Compra Certa 2018, categoria de 100 a 200 mil; Car and Driver); HB20 Unique BlueMedia 1.0 e HR 2.5 TD (Melhor Compra 2018, categorias Carros até R$ 45.000 e Utilitátios – Food Truck; 4 Rodas); HR 2.5 TD (Melhor Compra 2019, categoria Food Trucks; 4 Rodas); HB20 1.0 Sense Pack e Creta 1.6 Attitude (Melhor Compra 2020, categorias Carros até R$ 50.000 e SUVs até R$ 80.000; 4 Rodas); HB20 1.0 Vision (Melhor Compra 2021, categoria Carros até R$ 65.000; 4 Rodas); HB20 e HB20S (Selo Maior Valor de Revenda – Autos, categorias Hatch Compacto e Sedã Compacto; Agência Autoinforme); Tucson (Melhor Revenda 2022, categoria SUV Médio; 4 Rodas); HR (Campeão de Revenda 2022, categoria Camioneta de Carga; Frota & Cia); HR (prêmio Campeão de Revenda 2002, categoria Camionetas de Carga; Frota&Cia); HB20 1.0 Sense, HB20S 1.0 Vision, HB20 1.o Comfort turbo automático e Creta 1.0 Comfort turbo automático (Melhor Compra 2022, categorias Carros até R$ 75.000, R$ 85.000 e R$ 100.000 e SUVs até R$ 120.000; 4 Rodas); Hyundai HB20S (Prêmio Maior Valor de Revenda – Autos 2022, categoria Sedã de Entrada; Agência AutoInforme); HB20 Comfort 1.0 e HB20 Vision 1.0 2022 (Melhor Compra 2023, categorias Carros até R$ 85.000 e Seminovos até R$ 80.000; 4 Rodas); HR (Campeão de Revenda 2023, categoria Camioneta de Carga; Frota & Cia); HB20 (Qual Comprar 2023, categoria Melhor Hatch Compacto; Autoesporte); Creta (Prêmio Mobilidade Limpa [eficiência energética], categoria SUV Compacto acima de 1.6; Agência AutoInforme); HB20 (Qual Comprar 2024, categoria Melhor Hatch Compacto; Autoesporte); Hyundai (Prêmio Automotive Business 2024, categoria ESG – Ambiental, Social e Governança; Automotive Business); HB20S Vision 1.6 automático 2021 (Melhor Compra 2024, categoria Seminovos até R$ 80.000; 4 Rodas)