HVR |
Fundada no início da década de 90 como subsidiária integral da Busscar, a HVR Equipamentos Industriais S.A. tinha como objetivo principal o projeto e construção de chassis de ônibus, tendo como atividades suplementares a recuperação e alteração mecânica de unidades existentes e o suprimento da matriz com terceiros-eixos e suspensões a ar. Em 1993, no bojo do acordo de exportação de carrocerias para o México, a Busscar encarregou a HVR de construir um chassi com motor traseiro para equipar os ônibus que seriam enviados para aquele país; o veículo recebeu diversos componentes importados: motores Detroit Diesel e Cummins, eixos Rockwell e transmissão ZF.
Em 2002 preparou uma plataforma de piso totalmente baixo, eixos húngaros Rába e suspensão pneumática para equipar moderníssimo trólebus monobloco fornecido para a Metra, operadora do corredor metropolitano do ABC; a partir deste projeto, outras versões foram desenvolvidas – muitas delas exportadas –, tais como ônibus urbanos padron de três portas e ônibus rodoviários e de turismo de dois pisos, com motor traseiro MWM de 240 cv. Carroçarias Busscar sobre chassis HVR também foram escolhidos para compor alguns ônibus experimentais, tais como o protótipo a hidrogênio desenvolvido pela Coppe/UFRJ.
A partir de 2009 a HVR deixou de ser unidade de negócios independente, sendo agregada à Tecnofibras, empresa da Busscar dedicada à construção de componentes plásticos, sob a nova razão social Tecnofibras HVR Automotiva S.A.. Como subsidiária integral da Busscar, a HVR foi engolfada pelo processo de desintegração sofrido pelo grupo empresarial a partir de 2009. Em outubro de 2014 foi declarada falência de todas as empresas Busscar, inclusive da Tecnofibras HVR. Contudo, por ter se mantido ativa durante todo o processo falimentar, à Tecnofibras foi excepcionalmente consentida autorização (ainda que provisória) para permanecer operando.