HORUS
|
Carros de competição para provas Endurance (Categoria I) construídos em Joinville (SC) pela equipe Horus, patrocinada pela empresa de táxi aéreo de mesmo nome. Os pilotos oficiais da escuderia são os veteranos irmãos catarinenses Edson Marcos e Paulo César Machado; seus carros sempre levam o número 32. Paulo disputava provas de motovelocidade desde a década de 60, e só no final dos anos 90 iniciou carreira com o irmão no automobilismo de resistência. Começaram pilotando um Volkswagen Gol preparado, com o qual obtiveram o 2º lugar na VI 500 Milhas de Londrina e boas colocações em provas importantes como as 1000 Milhas Brasileiras e as 12 Horas de Tarumã.
Nos primeiros anos do novo século decidiram correr com carro próprio, preparando um protótipo com motor VW Golf de 2,5 litros, potência elevada para 280 cv e caixa Hewland, sem contanto obter resultados significativos. Logo a seguir, inspirando-se no protótipo LFC, os irmãos construíram o Radical Suzuki, com motor 1.3 e câmbio seqüencial da motocicleta Suzuki Hayabusa 1300. Enquanto isto, o Horus/VW 2500 continuava sendo aprimorado, em especial na busca de alternativa para a caixa – seu ponto fraco. A mais recente criação da dupla é um carro com motor Corvette V8 de sete litros e 550 cv, equipado com caixa de marchas Emco, importada dos EUA.
- Protótipo Horus na disputa das Mil Milhas de Interlagos de 2006 (fonte: site autoracing).
- No 3º GP da Cidade de São Paulo o carro da Horus largou em 6º mas não completou a prova (fonte: site corvettebrasil).
- Horus nos treinos preparatórios do 4º GP Cidade de São Paulo, em 2009 (fonte: site imagensdaluz).
- Radical Suzuki nas 500 Milhas de Londrina de 2010 (fonte: site poeiranaveia).
- Radical Suzuki nas 500 Milhas de Londrina de 2010, no momento em que abandona a prova por pane elétrica (fonte: site parana-online).
- Carenagem do Horus/Corvette, em 2011, na fase de montagem do protótipo (fonte: site corvettebrasil).
- Protótipo Horus com mecânica Suzuki Hayabusa em reabastecimento na 20a 500 Milhas de Londrina, em 2011 (fonte: Ingo Hofmann).