HORSE |
Em julho de 2023 Renault e a empresa chinesa Geely firmaram acordo visando a fusão de seus negócios de motores e transmissões sob a denominação Horse. A partir daí todas as unidades fabris da Renault no segmento passaram a utilizar o novo nome. Com administração central transferida para Madri, englobou unidades em seis países – três centros de pesquisa (França, Espanha e Brasil) e oito fábricas (duas na Espanha e uma em Portugal, Romênia, Turquia, Brasil, Argentina e Chile).
A negociação com a Geely (também proprietária da planta de automóveis da Volvo sueca) resultou, em maio de 2024, na criação da Horse Powertrain Ltd., sediada em Londres, com a missão de “tornar-se líder de mercado em componentes e sistemas para trens de força híbridos e a combustão“. Cada empresa participa com 50% do controle da nova companhia.
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O que houve a partir de então:
- fornecimento de motores 1.0 turbo a gasolina com três cilindros e 114 cv para a empresa chilena Reborn Electric Motors, transformadora de chassis com motores a combustão em híbridos; os propulsores se destinam ao modelo Queltehue, que utiliza chassi Mercedes-Benz e carroceria Marcopolo (04/24)
- Horse se inscreve no programa federal Mover – Mobilidade Verde e Inovação, e é uma das primeiras 23 empresas habilitadas (04/24)
- trabalhadores da Horse aderem à greve na Renault; iniciado a 7 de maio, o movimento só seria encerrado 37 dias depois (05-06/24)
- Aramco – a empresa petrolífera da Arábia Saudita – adquire participação de 10% no capital da Horse (06/24)
- Horse e WEG firmam memorando de entendimento para o desenvolvimento da tecnologia híbrida flex Range Extender, composta por motor de combustão interna Horse combinado com gerador elétrico WEG (06/24)
- na feira Lat.Bus, apresentação do ônibus híbrido Volare Attack 9 HVE, equipado com motor Horse HR10 acoplado a gerador elétrico WEG de 75 kW; no evento, Horse e WEG assinam contrato de comercialização do conjunto propulsor (08/24)
- fruto do investimento de R$ 100 milhões, Horse nacionaliza e inicia a produção do motor turbo flex HR13 (1.3 de quatro cilindros e 167/170 cv), até então importado da Espanha (09/24)
- investimentos de mais R$ 200 milhões para nacionalizar os cabeçotes de alumínio dos motores HR10 e HR13, componente ainda importado; com capacidade para 210 mil unidades/ano, a produção será iniciada em outubro de 2026, exigindo a contratação de mais 60 trabalhadores (09/24)
- Horse fornecerá 12.000 motores HR10 para o híbrido flex Lecar 459 Hybrid, nova marca nacional com início de produção previsto para 2026 (09/24)
- Horse passa a oferecer os serviços de seus laboratórios de desenvolvimento e testes para qualquer fabricante de veículos da América do Sul (09/24)