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HONDA MOTO | galeria

Maior fabricante de motocicletas do mundo, desde 1970 a japonesa Honda comercializa seus produtos no Brasil. Em 1971 fundou a Honda Motor do Brasil Ltda., responsável pela importação e distribuição de motocicletas e, a partir de 1973, também de motores estacionários, grupos geradores e motores de popa. Em 1975 constituiu a Moto Honda da Amazônia, que no ano seguinte inaugurou a primeira planta brasileira da marca, na Zona Franca de Manaus (AM), imediatamente dando início à nacionalização das motocicletas e seus motores de quatro tempos. Dois modelos tiveram especial sucesso: CG 125 e CB 400, lançadas em 1976 e 1980. Em 1991, com a liberalização das importações, motores estacionários e derivados voltaram a ser trazidos do Japão.

Em 1997, ao mesmo tempo em que inaugurava sua fábrica brasileira de automóveis em São Paulo, a Honda aderia ao Regime Automotivo para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que oferecia incentivos fiscais adicionais para quem lá se instalasse. Eram seus planos construir nova fábrica no estado de Goiás, para a produção de 150 mil motos por ano; o município ainda não fora escolhido, mas falava-se Catalão, Anápolis ou Aparecida de Goiás. O projeto não seguiu adiante e a empresa preferiu continuar investindo na ampliação das instalações de Manaus, uma das mais verticalizadas do setor.

Em 2001 a Moto Honda da Amazônia iniciou a fabricação de quadriciclos. Importados dos EUA havia quase uma década, dois modelos começaram a ser montados naquele ano, sob sistema CKD – o TRX 350 FourTrax TM e FM, respectivamente com tração em duas ou quatro rodas e capacidade para tracionar um reboque com até 200 kg. O veículo tinha propulsor a gasolina de um cilindro e quatro tempos refrigerado a ar, com válvulas no cabeçote, 330 cm3 e 20,6 cv, caixa de cinco marchas, embreagem de acionamento automático, chassi tubular, suspensão dianteira independente e traseira por braços oscilantes, molas helicoidais e freios a tambor. (São peculiares os controles num quadriciclo: freios dianteiros hidráulicos com comando no guidão; freios traseiros mecânicos a pedal; acelerador de mão; troca de marchas no pé esquerdo.) O FourTrax vinha equipado com partida elétrica, faróis multifocais com lâmpadas halógenas e bagageiros na frente e atrás. A versão 4×4 tinha diferencial autoblocante e limitador de deslizamento.

O modelo foi reestilizado no final de 2004. Pouco mais de três anos depois foi lançado seu substituto, o TRX 420 FourTrax, com a mesma configuração mecânica, porém com novo design, motor de 420 cm3 refrigerado a água com 26,5 cv e injeção eletrônica e freios a disco nas rodas dianteiras.

A Honda é até hoje líder brasileiro de veículos motorizados de duas rodas, com cerca de ¾ do mercado, já tendo ultrapassado 12 milhões de unidades fabricadas. Em 2009 colocou no mercado a moto CG 150 Mix, primeira bicombustível do mundo. Com produção de 7.100 motos/dia, a planta de Manaus é o maior empreendimento industrial da Zona Franca. Sua gama atual de produtos, compreendendo 29 diferentes modelos com motores entre 100 a 750 cm3, apresenta índice de nacionalização médio de 70%.

<honda.com.br>  <hondafourtrax.com.br>

 

o que houve de novo a partir de 2019





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