HOMETUR
|
Um dos primeiros fabricantes brasileiros de motor-homes, com empresa constituída em 1977, quando florescia este tipo de turismo no Brasil, especialmente nos estados do Sul. A Hometur foi fundada em Belo Horizonte (MG) e poucos anos depois já oferecia modelos de diversas capacidades, montados sobre chassis ou plataformas fornecidas pelo cliente. Havia duas linhas: SL, de porte médio (7500 e 9000, com 7,5 e 9,0 m de comprimento); e Diplomata, para até 10 pessoas, montado em carrocerias Nielson Diplomata com 12,0 ou 13,2 m (12.000 SL, 13.200 Super e 13.200 380 – com 3º eixo).
A empresa continuou em operação, agora em Betim, produzindo unidades móveis especiais para as mais diversas finalidades, desde moto-casas – que permaneceram em linha – até veículos de apoio a concessionárias de serviços públicos, assistência médico-odontológica e suporte a equipes esportivas. Eram equipamentos rebocados, montados sobre caminhões ou em ônibus, já tendo até mesmo sido fabricados autos de linha para o monitoramento de vias ferroviárias.
Em 2007 a Hometur passou a utilizar o nome de fantasia By Hometur. Em 2015, diante do reflorescimento do campismo no país, a empresa decidiu reforçar a presença no mercado de motor-homes, para isto concebendo um veículo totalmente novo, denominado Princes S, compacto (7,30 m de comprimento), porém com capacidade para acomodar até seis adultos. Construído sobre chassis-cabines Mercedes-Benz Sprinter 515 e comercializado a partir do ano seguinte, podia ser equipado, entre outros itens opcionais, com cozinha externa, placas de energia solar, papéis de parede importados e móveis laqueados.
Em 2017, comemorando seu 40o aniversário, lançou um modelo maior – Infinity, de 8,6 m, montado sobre chassi-cabine Iveco -, com slide-out, duas camas de casal (a principal em sentido longitudinal) e amplo bagageiro traseiro, com capacidade para transportar até um quadriciclo. No ano seguinte foi a vez do modelo Eclipse, com 7,20 m de comprimento, divulgado como “o primeiro slide-out total da América Latina“. Projeto de origem norte-americana montado sobre chassi-cabine Sprinter 515, tinha estrutura de alumínio e garagem para motocicleta.
<hometur.com.br>
- Motor-home Hometur do final da década de 70, construído sobre Mercedes-Benz L-608 D.
- Moto-casa Diplomata de 12 metros, produzida em 1985 pela mineira Hometur; a carroceria é Marcopolo.
- Planta do modelo Diplomata de 12 metros (desenho: 4 Rodas).
- Ônibus para transporte de equipe de motocross montado pela Hometur sobre chassi Mercedes-Benz e carroceria Caio.
- Moto-home 1988 instalado em ônibus Mercedes-Benz com carroceria Marcopolo (fonte: site veiculo.mercadolivre).
- Carroceria de ônibus sobre chassi 4x4 construída para a empresa Votorantim para o transporte no interior de minas.
- Auto de linha fabricado para a Cia. Vale do Rio Doce.
- Motor-home Princes S, de 2016.
- Motor-home Princes S.
- De 2016 é este motor-home fora-de-estrada; montado sobre caminhão Volvo FMX 6x6; denominado FMX500 e com pintura fosca em tom prata, foi equipado com motogerador, ar condicionado de duas zonas, central multimídia com internet via satélite, sistema de som JBL, bancos de couro, sistema perimetral de câmeras de segurança e garagem para quadriciclos com guincho.
- By Hometur Infinity, de 2017.
- Motorhome Eclipse - modelo de 2018 com lateral esquerda quase que totalmente deslizável.