HITECH
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A startup Hitech Electric foi fundada em 2017, em Campo Largo (PR), pelo engenheiro Rodrigo Cotrin, tendo como objetivo a importação, locação e venda de veículos elétricos urbanos de pequeno porte de origem chinesa. São cinco modelos a bateria, para carga e passageiros, próprios para serviços de deslocamento de pessoas e entregas em centros urbanos adensados – dois pequenos caminhões, dois automóveis e um furgão, todos com motores elétricos de 12 kW.
Com 3,8 m de comprimento, cabine avançada e 1.200 kg de capacidade, os caminhões estão disponíveis em dois modelos: e.coTruck, com carroceria aberta, e e.coCargo, baú com 5,0 ou 7,5 m3 de volume útil. Os automóveis diferem no comprimento total e no número de passageiros: e.coTech2 (com 2,05 m, para duas pessoas) e e.coTech4 (2,95 m e quatro passageiros), o último dando origem ao furgão e.coDelivery, com montagem local de dois novos modelos, ambos originários da chinesa DFSK, dando origem à linha E-Work: pequeno caminhão EC31 (1.280 kg de capacidade e 215 km de autonomia) e furgão EC35 (capacidade de 1.090 kg ou 4,8 e 268 km de autonomia) (02/25 e capacidade de 400 kg.
A autonomia dos veículos varia em função da capacidade das baterias escolhidas, indo de 80 km (para uso interno) a 240 km (para circulação urbana), sempre com 5h de tempo de recarga.
Decidida a produzir localmente alguns dos produtos, em 2022 a empresa iniciou a construção de fábrica própria, com conclusão prevista para março de 2023. Nela os veículos seriam montados com elementos importados da China e componentes nacionais, entre os quais o trem de força (motor elétrico, inversor, comandos. controles e baterias de lítio ferro fosfato), fornecidos pela WEG.
Inaugurada em junho, com capacidade para mil unidades anuais, a indústria iniciou as atividades com 50 unidades/mês. Até então responsável pela comercialização dos veículos, em novembro a Hitech firmou contrato com seis concessionárias de automóveis, para elas transferindo a responsabilidade pelas vendas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Goiás e no Distrito Federal.
O que houve de novo a partir de 2024
- Hitech inaugura na capital paulista sua primeira concessionária exclusiva (mais sete serão instaladas até o final do ano); na oportunidade foi anunciado já terem sido iniciadas obras para expansão da capacidade de produção para 100 unidades/mês (04/24)
- lançamento da linha New Delivery, para distribuição urbana de pequenas cargas; com capacidade para até 500 kg, podem ser equipados com baterias de 11,5 ou 23 kWh, assegurando autonomia de 130 ou 260 km, com 5 horas de tempo de recarga; tomando o lugar dos modelos anteriores, foi disponibilizado em três versões: picape, baú e baú refrigerado, os dois últimos com 3 m3 de capacidade volumétrica (09/24)
- montagem local de dois novos modelos, ambos originários da chinesa DFSK, dando origem à linha E-Work: pequeno caminhão EC31 (1.280 kg de capacidade e 215 km de autonomia) e furgão EC35 (capacidade de 1.090 kg ou 4,8 m3 e 268 km de autonomia) (02/25)
<hitech-e.com.br>
- Hitech e.coTruck, com 1,2 t de capacidade.
- Hitech e.coTruck.
- Hitech e.coCargo.
- Hitech e.coTech2, com somente 2,05 m de comprimento.
- Hitech e.coTech4, para quatro pessoas.
- Furgão e.coDelivery, derivado do e.coTech4.
- Furgão e.coDelivery.
- Picape elétrica da série New Delivery, de maior capacidade, lançada em 2024.
- New Delivery Box, furgão com capacidade para 500 kg.
- Furgão frigorífico New Delivery, para 400 kg.
- Picape New Delivery em material institucional da Hitech.
- E-Work EC31, para 1,3 t, lançado em 2025.
- Quando equipado com baú, o modelo EC31 aceita até 6,8m3 de capacidade volumétrica.
- Furgão E-Work EC35, para 1.090 kg.
- Furgão EC36.