HIGER BUS |
Empresa chinesa fabricante de ônibus fundada em 1998, responsável por 10% do mercado interno e com vasta linha de modelos exportados para 128 países. Em novembro de 2021 a Higer Bus deu a conhecer seus planos para o Brasil: importação regular de ônibus elétricos a partir do primeiro semestre de 2022 e início de produção local “a partir de 2023“.
O modelo escolhido foi o elétrico urbano Azure A12BR a baterias, com 12,2 metros de comprimento, piso baixo, suspensão pneumática e 270 km de autonomia. O veículo seria inicialmente testado pelo órgão gestor paulistano SPTrans e a seguir oferecido para as operadoras por meio de contratos de locação que incluiriam estrutura de manutenção e troca de baterias a cada oito anos.
Os ônibus seriam importados pela TEVX Motors, empresa criada com essa finalidade e para prestar serviços de pós-venda e fornecimento de peças de reposição. A Higer Bus informou também pretender comercializar um modelo para fretamento e “as primeiras vans elétricas de carga e de passageiros“.
Em julho de 2022 a TEVX assinou memorando de intenções com o governo do Ceará visando instalar a fábrica brasileira da Higer junto ao Porto de Pecém, a 60 km da capital Fortaleza (a ideia viria logo a ser abandonada pela alegada distância para os maiores centros consumidores do país). Na ocasião a empresa retardou a previsão do início de produção para “a partir de 2024“, envolvendo dois modelos elétricos “desenvolvidos exclusivamente para o mercado brasileiro” – o citado urbano A12BR e sua versão para fretamento FE10BR. Em paralelo, a partir de outubro a TEVX disponibilizou um ônibus para alguns dias de teste nas cidades de Curitiba (PR) e São José dos Campos (SP).
O que houve de novo a partir de 2023
- Higer vence a primeira licitação no país: fornecimento de 15 ônibus para Cascavel (PR) do modelo Azure a bateria, dois deles articulados; quatro meses depois a frota entraria em operação (04/23)
- apresentação do ônibus integral articulado a bateria Azure A18BR, com piso baixo, autonomia de 270 km, 18 metros e capacidade para 180 passageiros (07/23)
- ônibus Azure A12BR inicia testes no transporte urbano da capital paulista (09/23)
- Azure A12BR apresentado para testes em Cuiabá (MT) (01/24)
- Azure A12 colocado, por um mês, em teste no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR) (03/24)
- Azure A12BR inicia testes em linhas circulares de Ribeirão Preto (SP) (04/24)
- A12BR testado por um mês em Campinas (SP) (10/24)
- na Fenatran, TEVX anuncia investimento próximo de R$ 100 milhões na aquisição de unidade industrial desativada em São Paulo para, a partir do primeiro semestre de 2025, iniciar a “produção” de ônibus elétricos no país; com capacidade para 400 veículos/ano, incialmente os ônibus chegariam montados, sendo complementados com alguns elementos nacionais; “no futuro” seria adotada operação em CKD, também “realizando parte da montagem da carroceria” (conversas com fornecedores estariam em curso); há também intenção de produzir localmente vans elétricas a partir de 2026 (11/24)