> HIDROPLÁS

HIDROPLÁS | galeria

Empresa constituída em 1974, pela família Massa (proprietária da Caio), para a fabricação de componentes de fibra de vidro para a indústria automobilística, ferroviária e de carrocerias de ônibus. Estabelecida em Botucatu (SP) sob a razão social Hidroplás Indústria e Comércio Ltda., em 1979 passa a fornecer para-lamas moldados em plástico reforçado com fibra para caminhões Mercedes-Benz; no ano seguinte constitui a subsidiária Frontal, especializando-a na fabricação de cabines completas. Inicialmente produzindo peças sob processo manual, em 1981 a Hidroplás associa-se à Brasinca e, sob licença da Budd norte-americana, dá início à fabricação de peças de fibra estampável pelo processo SMC (sheet moulding compound). A nova empresa, denominada Brashidro, também foi instalada em Botucatu e dela cada uma das controladoras participava com metade do capital.

Obtidas através de processamento mecânico, os componentes produzidos por esse sistema têm maior resistência, menor peso e maior estabilidade dimensional do que quando fabricados por métodos manuais, permitindo a construção de peças mais complexas e mais leves do que com aço estampado (além de imunes à corrosão, como todo material plástico) e de preço menor do que com alumínio. Entre 1987 e 1989 a Hidroplás fabricou o kit padrão de carroceria para as competições brasileiras de stock cars, categoria esportiva oficialmente introduzida no país em 1979. Conhecido como carenagem Caio/Hidroplás, era aplicado sobre automóveis Chevrolet Opala cupê com mecânica original e motor de seis cilindros e 4,1 litros preparado.

Em 1996, com 700 empregados, a Hidroplás era uma das maiores empresas do país no setor, fornecendo peças de fibra e termoplásticos (para-choques, capôs, assentos e painéis) para Agrale, Mercedes-Benz, Volvo, Scania, Mafersa e para a própria Caio, da qual era supridora exclusiva. Também administrava a subsidiária Multivan, criada em 1988 como fabricante de vans e furgões. No entanto, a falência da Caio na virada do século desestabilizou todos os negócios da família Massa, inclusive a Hidroplás, que mudou de razão social (Bordoplás Brasil Ltda.), acabando por transferir sua sede para Minas Gerais. Em 2005, a Irizar ocupou parte do terreno da antiga planta e, em 2008, o restante das instalações foi arrendado para o Grupo Ruas – novo gestor da Caio.





GmailFacebookTwitter