HERTEL
|
A Fábrica de Carrocerias Hertel, de Max Hertel, era uma oficina artesanal de Blumenau (SC) que entre o final da década de 30 e início de 50 chegou a ser importante fornecedora de carrocerias de madeira para operadores de ônibus da região. Geralmente utilizava chassis de caminhão de origem norte-americana, das marcas Ford e Chevrolet, dos quais aproveitava capô e para-lamas.
-
- Foi um Chevrolet 1937 com carroceria de madeira Hertel o primeiro ônibus da Auto Viação Haverroth, de Ituporanga (SC), desde os primórdios atendendo à linha para Rio do Sul (fonte: portal egonbus).
-
- Parte da frota de ônibus dos irmãos Kumm, de Blumenau, em 1947; os três veículos levavam carrocerias de madeira fabricadas por Max Hertel (da esquerda para a direita, Chevrolet 41-46, Ford 40-41 e Ford 38-39).
-
- Ford 1938-39 com carroceria Hertel, fornecido para a empresa Transportes Coletivos Wolfram, de Blumenau (fonte: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
-
- Ford 1942-47 da Auto Viação Catarinense, de Blumenau, praticando a ligação com Porto Alegre, via Florianópolis (fundada em 1928, a Catarinense é a mais antiga empresa rodoviária de passageiros em operação no país) (fonte: Gilson Luiz Pereira / egonbus).
-
- Mais um Ford-Hertel da Catarinense (fonte: portal egonbus)
-
- Ford 1942-47 com carroceria de madeira operado pelo Expresso Presidente Getúlio, da cidade catarinense de mesmo nome (fonte: portal egonbus).
-
- Mais um Ford - verdadeiro best-seller do pós-guerra -, neste caso pertencente à extinta Empresa Volrad Weege, de Benedito Novo (SC) (fonte: portal egonbus).
-
- Ford 1942-47 da Auto Viação Haverroth, de Ituporanga (SC) (fonte: portal egonbus).
-
- International KB-5 1947-49 da extinta Transportadora Andorinha, de Jaraguá do SUL (SC) (fonte: Douglas Santolin de Oliveira / egonbus).
-
- Pertencente à Wolfram, este ônibus pesado sobre caminhão International KB-8, de 1947-49, servia ao transporte urbano de Blumenau (fonte: Helvio Buttner / egonbus).
-
- Ford 1948-50 na frota da Empresa de Transportes Canoinhas, de Canoinhas (SC) (fonte: Diogo Moreschi / egonbus).
-
- Provavelmente uma das últimas criações da Hertel, esta moderna carroceria sobre caminhão Ford foi fornecida à Wolfram, sua tradicional cliente de Blumenau (fonte: Sven Schuhmacher / egonbus).
-
- Ônibus Ford 1948-50 fotografado à saída da garagem da Haverroth, em Ituporanga (SC) (fonte: portal egonbus).
-
- Um Chevrolet 1948-52, também da Auto Viação Haverroth (fonte: portal egonbus).
-
- Ônibus Chevrolet e Ford da catarinense Haverroth, lado a lado, o da esquerda com vista indicando a localidade de Perimbó, no município de Petrolândia (SC) (fonte: portal egonbus).