HENNEMANN
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A Catelli & Weber Ltda., de Novo Hamburgo (RS), iniciou a construção de carroçarias de ônibus e microônibus em 1946. Assim como a totalidade dos fabricantes da época, começou produzindo-as com estrutura de madeira, transitando na década seguinte para a utilização de perfilados e chapas de aço. Tendo como principal mercado os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, durante muitos anos o desenho de suas carrocerias não se furtou a acompanhar o estilo da Eliziário – best seller na região Sul –, somente na segunda metade dos anos 60 vindo a aproximar-se das linhas mais modernas da Nicola. (A essa altura, após cisão na sociedade, sua razão social já mudara para Catelli, Hennemann & Cia Ltda.)
Empresa de pequeno porte, cuja produção média entre os anos 60 e 70 girava em torno de 40 unidades/ano, a Hennemann não suportou o crescimento avassalador da Marcopolo (com cujos ônibus, aliás, se assemelhavam seus últimos modelos, chamados Unita). Em 1976 a Hennemann teria sido adquirida pela também gaúcha Nilo, fabricante de carrocerias de ônibus e caminhões de Canoas.
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- Uma das mais antigas carrocerias Catelli & Weber conhecidas; sobre chassi inglês Aclo, operava na ligação rodoviária entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul (fonte: site deltabus).
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- Rodoviário Ford F-6 1948-50 operado pela Empresa União Catarinense, de Porto União (SC) (fonte: Kelson Schimidt / egonbus).
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- Ford 1951, encarroçado pela Catelli & Weber para o transporte rodoviário entre Novo Hamburgo e Blumenau na primeira metade da década de 50 (fonte: site jornalnh).
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- Caminhão leve Ford F-3 1952 com carroceria Hennemann; ao adaptar o estilo de seus ônibus a um veículo pequeno, a empresa obteve um estranho resultado, com para-brisas de tamanho absurdamente desproporcional com o restante do carro (fonte: Régulo Franquine Ferrari / Eliverto Scherer).
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- Pequeno ônibus rodoviário sobre chassi Ford alemão da extinta Auto Viação Souza, de Rio do Sul (SC).
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- Provavelmente sobre chassi Ford era este Hennemann da empresa Quevedense, de São Lourenço do Sul (RS) (fonte: Elvira Z. Kunde / onibusbrasil).
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- Carroceria rodoviária Hennemann sobre Mercedes-Benz LP do Rápido Sul Brasileiro, de Joinville (SC), empresa posteriormente absorvida pela Penha (fonte: Guilherme Gassenferth / egonbus).
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- Hennemann em chassi FNM da Sociedade de Ônibus Gigante - Sogil, de Gravataí (RS), - um dos primeiros exemplares com bandeiras sobre as janelas laterais (fonte: portal clubedoonibusantigo).
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- Ônibus misto sobre chassi Mercedes-Benz LP da Auto Viação Catarinense, de Florianópolis, cumprindo a linha entre a Capital e Jaraguá do Sul.
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- O mesmo ônibus em vista frontal; com capacidade para 12 passageiros, em convênio com os Correios recolhia e distribuia malas postais dos e para os municípios do nordeste catarinense (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / adalbertoday).
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- Dois anúncios de concessionária gaúcha da Mercedes-Benz, publicados em jornal em 1959, ilustrados por ônibus encarroçados pela Hennemann.
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- Na primeira propaganda à esquerda, um LP com bandeiras sobre as janelas, fornecido em fevereiro para o Expresso Aporé de Transporte, operadora urbana de Porto Alegre.
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- Na propaganda da direita outro LP, desta vez entregue em maio à Empresa Farenzena, de Uruguaiana (RS).
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- Rodoviário da empresa Tupy, de São Joaquim (SC), provavelmente sobre chassi norte-americano a gasolina (fonte: site egonbus).
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- Ford F-600 nacional encarroçado pela Hennemann para o Expresso Rainha do Sertão, de Itapiranga (SC) (fonte: Carlos José Koelln / egonbus).
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- Rodoviário FNM/Catelli da Empresa de Transportes Coletivos Volkmann, de Pomerode (SC) (fonte: Raul Hedeke).
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- Mais uma carroceria rodoviária sobre chassi FNM da Volkmann, de Pomerode (fonte: Raul Hedeke).
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- Valiosa fotografia de dois rodoviários Hennemann em chassi FNM diante da fábrica da encarroçadora em Novo Hamburgo.
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- Outro Catelli sobre chassi FNM, este operando no Rio Grande do Sul (fonte: onibusbrasil).
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- Rodoviário Hennemann sobre chassi Ford da Empresa Rainha do Sertão, de Itapiranga (SC) (fonte: Carlos José Koelln / egonbus).
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- Mais um rodoviário encarroçado pela Hennemann para a Rainha do Sertão, provavelmente de fabricação anterior (fonte: Carlos José Koelln / egonbus).
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- LP urbano da empresa Ribeironense, de Florianópolis (SC) - à altura uma fiel cliente da Hennemann (fonte: portal egonbus).
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- Catelli & Weber do meio da década de 50: note a semelhança com os ônibus Eliziário da mesma época (fonte: site egonbus).
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- Rodoviário Mercedes-Benz LP da Auto Viação Peixoto, empresa extinta de Tijucas (SC) (fonte: portal egonbus).
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- Hennemann do final da década de 50, montado sobre o onipresente chassi Mercedes-Benz LP-321; o ônibus pertencia à frota da empresa Taioense, de Rio do Sul (SC) (fonte: Régulo Franquine Ferrari).
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- Carro da mesma empresa e sobre igual chassi, este com duas portas; note que, apesar de construído em momento pouco posterior (como indicam os números de série), ambos trazem inúmeras diferenças em detalhes, denotando a pouca preocupação com padronização, típica da época (fonte: portal egonbus).
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- Outro Hennemann-LP, este do Expresso Ribeironense, de Florianópolis (fonte: portal egonbus).
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- Hennemann sobre Mercedes-Benz LP da primeira metade da década de 60 pertencente à empresa Santa Terezinha, de Brusque (SC), seguido de um Caio-LP; o ônibus atendia a cidade vizinha de Guabiruba (fonte: portal egonbus).
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- De difícil localização no tempo (janelas estreitas com colunas verticais e bandeiras superiores), este LP pertenceu ao Expresso Ribeironense, de Florianópolis (fonte: portal egonbus).
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- Hennemann 1962 em chassi Mercedes-Benz LP-321 fundindo diferentes estilos: janelas com bandeiras e colunas verticais, novos para-brisas dianteiros e traseira com linhas das gerações mais antigas; o veículo foi adquirido pela firma Ereno Dörr Transportes, de Lajeado (RS) (fonte: portal clubedoonibusantigo).
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- Modelo híbrido, com bandeiras sobre as janelas laterais e para-brisas da geração anterior; a estranheza aumenta ao se notar o comprimento reduzido das bandeiras, que parece não terem sido utilizadas outra vez (fonte: portal egonbus).
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- Mais um FNM com carroceria Hennemann da Sogil, de Gravataí (RS) (fonte: portal clubedoonibusantigo).
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- Hennemann de nova geração na frota da Citral Transportes e Turismo, de Taquara (RS) - um raro exemplar da marca utilizando chassi Mercedes-Benz LPO-321 (fonte: portal clubedoonibusantigo).
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- Ônibus rodoviário sobre chassi LP da Rápido Marajó, de Goiania (GO); com este ônibus, a empresa (ainda existente) fazia a rota Belém-Brasília; a imagem é de um cartão postal de propaganda do fabricante.
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- Mercedes-Benz LP com carroceria Hennemann da empresa Transportes Santa Maria, de Pelotas (RS) (fonte: Volnei Kiter / onibusbrasil).
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- Frota da empresa Floresta, de Canela (RS), com três ônibus encarroçados pela Eliziário e, ao centro da foto, um LP da Hennemann (fonte: portal onibusbrasil).
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- Carroceria simplificada, utilizando elementos do modelo anterior, fornecida para a Auto Viação Catarinense, de Blumenau (SC), para serviço misto de passageiros e Correios; o chassi era Mercedes-Benz LP (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
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- Outro Hennemann da Taioense, este sobre chassi Scania (fonte: Régulo Franquine Ferrari).
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- Montado sobre chassi FNM, este rodoviário pertenceu à Central Transportes Rodoviários e Turismo, de São Leopoldo (RS) (fonte: Marcos Jeremias e Luiz Anchieta / onibusbrasil).
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- Hennemann sobre chassi Mercedes-Benz LP alongado, fotografado em Pelotas (RS), em 2012; o carro teria pertencido ao Expresso Pérola da Lagoa, de São Lourenço do Sul (RS) (foto: Israel Oliveira).
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- O mesmo ônibus, evidenciando o chassi longo e o grande balanço traseiro (foto: Israel Oliveira).
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- A menos das típicas bandeiras acima das janelas, a semelhança entre os carros da Hennemann e da Eliziário foi especialmente forte no início da década de 60, como mostra este modelo, da Transporte Santa Maria, de Pelotas (RS) (fonte: site memoriagaucha).
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- Ônibus semelhante fornecido em 1966 para o Expresso Ciadade Curuçá, de Belém (PA) (fonte: portal clubedoonibusantigo).
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- Carroceria urbana sobre LP da extinta Viação Trindadense, de Florianópolis (SC) (fonte: portal egonbus).
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- Outro urbano Hennemann-LP da Trindadense, este com chapeamento liso, pintura mais recente e já desativado. (foto: O Estado / classicalbuses; foto colorizada).
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- Hennemann/LP em detalhe de cartão postal do Mercado Municipal de Pelotas (RS).
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- Carroceria urbana sobre chassi LP da Auto ônibus São José, de São José (SC) (fonte: site egonbus).
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- Mercedes-Benz LP de 1965 da da empresa São João (atual Estrela) de Florianópolis (fonte: site toffobus).
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- Outro LP-321 da Auto Viação São João, de Florianópolis (SC).
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- LP urbano na frota do Expresso Ribeironense, também de Florianópolis (fonte: portal egonbus).
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- Rodoviário sobre LPO-321 da empresa paraense Expresso Cidade Marapanin; note o caprichado acabamento externo.
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- Urbano LP da Jotur, de Palhoça (SC); note que o modelo traz faróis retangulares, porém já abandona as bandeiras escuras acima das janelas laterais.
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- Urbano sobre Mercedes-Benz LP da Viação Taner, de Florianópolis (SC) (fonte: site egonbus).
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- Modelo de transição, ainda com os para-brisas antigos, foi este LP da Santa Luzia, de Brusque (SC).
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- Rodoviário em chassi Mercedes-Benz LP, fornecido no final dos anos 60 para o Expeesso Taioense, de Rio do Sul (SC); note a parte inferior da grade, muito semelhante à dos Nielson contemporâneos (fonte: Nelson Erkmann / egonbus).
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- O mesmo carro, fotografado sob outro ângulo e a cores (fonte: Nivaldo José Conzatti / egonbus).
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- A partir da segunda metade dos anos 60 a Hennemann começou a se aproximar do estilo Nicola/Marcopolo (fonte: site memoriagaucha).
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- Lançamento do início da década de 70, o modelo Unita (aqui mais uma vez sobre chassi LP) trazia evidente semelhança com o primeiro rodoviário Marcopolo (fonte: Transporte Moderno).
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- Da empresa Hamburguesa, de Novo Hamburgo (RS), foi este Hennemann sobre chassi pesado Mercedes-Benz LP-331 (fonte: Marcos Jeremias).
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- O mesmo carro da Hamburguesa, com nova pintura.
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- Da mesma Hamburguesa era este Unita com motor traseiro, aparentemente sobre chassi Magirus.
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- Hennemann Unita rodoviário da Empresa São José, de Urussanga (SC) (fonte: Franscisco Luiz Lanzendorf / egonbus).
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- Unita 1972, sobre chassi FNM, operando na empresa Central, de Novo Hamburgo (RS) (fonte: site toffobus).
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- Unita sobre Mercedes-Benz LP da empresa Santa Luzia, de Brusque (SC) (fonte: Raul Hedeke).
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- Outro Unita/LP da empresa Santa Luzia (fonte: Raul Hedeke).
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- A mesma carroceria sobre LPO, pertencente à Bürkle Turismo, de Pelotas (RS) (fonte: Israel Oliveira dos Santos /onibusbrasil).
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- Do mesmo modelo e com igual chassi é este rodoviário da empresa São José, de Urussanga (SC) (fonte: Francisco Luiz Lanzendorf / egonbus).
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- Unita com mecânica Mercedes-Benz LP operado pelo Expresso São Marcos, da cidade gaúcha de mesmo nome (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
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- Um terceiro Unita/LP, este fotografado em Pelotas (RS) (foto: Alfredo Rodrigues / onibusbrasil).
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- Unita sobre Mercedes-Benz LPO da Empresa São João, de Criciúma (SC) (fonte: site egonbus).
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- LP Unita da empresa Fátima, de Monte Alegre dos Campos (RS) (fonte: Régulo Franquine Ferrari).
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- Unita sobre LP da Iguatur - Iguatemi Turismo, de Canguçu (RS) (fonte: Paulo Renato de Souza / onibusbrasil).
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- Unita-LP pertencente à Citral, de Taquara (RS) (fonte: site clubedonibus).
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- Hennemann Unita na versão intermunicipal (fonte: Deltabus / onibusbrasil).
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- Chassi e modelo semelhantes, este pertencente à Critur, de Criciúma (SC) (fonte: ivonaldo Holanda de Almeida / critur).
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- Este Unita sobre Mercedes-Benz LP, da empresa Helios, de Carazinho (RS), possivelmente esteve entre os últimos Hennemann fabricados (fonte: portal dbpbuss).