HELAM
|
Fabricante de implementos agrícolas de Marilena (PR), a Indústria Mecânica Helam Ltda. lançou no XIII Salão do Automóvel, em 1984, o pequeno caminhão Sertanejo, na versão II. Oficialmente classificado como Trator Transportador Agrícola, se tratava de um veículo espartano para uso rural, ao estilo tuque-tuque, com cabine aberta, capota de lona, para-brisa de plástico e motor diesel Yanmar de dois cilindros e 22 cv. A suspensão e o sistema de transmissão – tração 4×4, câmbio de três ou quatro marchas e caixa de redução – vinham dos utilitários Willys; a caixa de direção (mecânica) era VW.
Concebido em 1963 por Edison Pascoalteto para o transporte de leite em sua própria fazenda, passou a ser produzido com regularidade a partir de 1974 (versão I), mais de 400 tendo sido fabricados desde então. A versão II tinha uma tonelada de capacidade de carga e podia ser equipada com carroceria fixa de madeira ou basculante metálica. Um ou dois anos depois chegou a versão III, com motor de três cilindros, 1.717 cm3 e 33 cv e capacidade para 1,5 t. Na época a empresa iniciou o projeto de seu segundo veículo, um furgão com cabine fechada e 2 t de capacidade, que não chegou a entrar em produção.
- Caminhão agrícola Sertanejo II, da paranaense Helam.
- Helam Sertanejo II, exposto no XIII Salão do Automóvel, em 1984 (foto: 4x4 & Cia).
- Sertanejo III de 1986, com a cabine-toldo desmontada, sendo avaliado pela revista 4x4 (foto: 4x4 & Cia).
- O mesmo Sertanejo III, testado pela revista Carga & Transporte em 1988 (fonte: João Luiz Knihs).
- A Helam também planejava o lançamento de um furgão, como mostra este desenho artístico, mas a idéia não concretizada (fonte: Jornal do Brasil).