GUEPARDO (ii) |
Inicialmente enquadrado na categoria UTV (Utility Task Vehicle), quadriciclo pesado fora-de-estrada usualmente utilizado para lazer e competições, o Guepardo foi projetado no Ceará por quatro engenheiros oriundos da Troller, a célebre fabricante de utilitários também cearense que teve a planta encerrada pela Ford em 2021.
Estruturado por gaiola tubular reforçada com dois ou quatro lugares, o carro inicialmente seria equipado com motor turbo VW 1.5 TSI e câmbio manual ou automático. Iniciados em meados de 2021, os primeiros protótipos, que pretendia-se estivessem concluídos para testes em maio do ano seguinte, só seriam finalizados no início de 2023.
Com vão livre de 38 cm, a versão final adotou motor VW EA 1.6 aspirado (101 cv) montado na traseira, acoplado a câmbio manual de cinco marchas (a primeira funcionando como reduzida) e tração nas quatro rodas. Equipado com turbo no Ceará, o motor alcançou 121 cv de potência e 18,4 kgfm de torque, mas haverá versões com 144 (Sport) e 166 cv (Predador). O carro vem com bloqueio mecânico do diferencial traseiro e, como opcional, bloqueio eletrônico do dianteiro.
A suspensão é independente, com duplo A na dianteira e tensores longitudinais na traseira, e os freios a disco nas quatro rodas, ventilados na frente; a carroceria (com duas ou quatro portas) é moldada em plástico reforçado com fibra de vidro. Para prevenir choques e mergulhos, o sistema de arrefecimento foi deslocado para a parte superior traseira. Planeja-se, para breve, uma versão a diesel.
O veículo foi reclassificado como URV (Utility Recreation Vehicle), qualificação justificada por seus criadores: “nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados; a motorização e transmissão do URV são um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado é com transmissão CVT com acionamento por correia“.
No primeiro semestre de 2023 o novo carro passou por testes no litoral do Ceará e em Minas Gerais. Para produzi-lo foi constituída a firma Adventures Off-Road Empreendimentos Automotivos Ltda., com instalações industriais em Maracanaú (CE). A previsão é que sejam fabricadas 50 unidades por mês em dois modelos – G200 e G400, respectivamente com duas e quatro portas. Com o nome G300 Duna, quatro portas, motor VW 1.6 de 110 cv e câmbio manual de cinco marchas com três modos de desempenho, mais uma versão do carro foi lançada em agosto de 2024, na Feira de Autopeças e Serviços de Fortaleza – Autop 2024.
Tendo como principais concorrentes a norte-americana Polaris e a canadense Can-Am (subsidiária da empresa aeronáutica Bombardier), o veículo será produzido por encomenda, em cinco versões: G200 N Básico, G200 T Turbo Power Race, G400 Básico e G500 T Turbo Power Race, além da nova G300 Duna.
<adventuresoffroad.com.br>