GUEPARDO (i) |
A firma Guepardo Veículos Ltda. foi fundada em 1982, em Porto Alegre (RS), com o objetivo de executar transformações de carros de série em veículos especiais. No ano seguinte lançou o Guepardo 2+2, um hatch obtido a partir do Volkswagen Voyage, com balanço traseiro encurtado em 20 cm. Com produção inicial de duas unidades mensais, o carro recebia nova grade envolvendo faróis e lanternas e novos para-choques que se estendiam até as caixas de roda. O para-brisa dianteiro ganhava maior inclinação, enquanto que as janelas laterais e o teto perdiam 4 cm na altura. Na traseira, uma grande terceira porta, cuja abertura era facilitada por um amortecedor, continha o para-brisa e recobria as últimas colunas. Tanto o teto, que era removível, como a tampa traseira, grade e para-choques, eram moldados em fibra de vidro. Internamente, trazia bancos anatômicos e volante revestidos de couro e laterais com acabamento em veludo.
Em 1984 o 2+2 teve o estilo levemente alterado (nova grade da cor da carroceria, quatro faróis retangulares, para-choque dianteiro com spoiler e dois faróis auxiliares) e ganhou console central e instrumentação mais completa. A seguir a empresa desenvolveu um automóvel totalmente novo – projeto ousado, com mecânica VW montada na traseira, chamado Laser. Com carroceria três volumes de apelo esportivo e duas cores (a parte inferior sempre cinza, com um filete vermelho), possuía portas de correr de acrílico, com altura limitada, deslizando sobre canaletas instaladas pouco abaixo da linha da cintura do carro. Embora de aspecto volumoso na traseira, tinha faróis esbeltos e linhas elegantes na dianteira.
O projeto foi posteriormente assumido pela também gaúcha Polauto, que relançou-o com alterações. Se desconhece a quantidade total produzida.
[LEXICAR agradece a contribuição de Charles de Marchi, fornecendo informações essenciais sobre o modelo Laser.]