GREAT WALL |
Empresa privada chinesa fundada em 1984, auto-proclamada maior fabricante local de veículos SUV. Em outubro de 2012, por ocasião do Salão do Automóvel, executivos da Great Wall informaram sua intenção de realizar “grandes investimentos no Brasil”, incluindo o início de construção de uma fábrica já no ano seguinte – a despeito de jamais seus produtos terem sido aqui comercializado e, naquela altura, nem sequer tivesse sido definida a gama de modelos a ser importada.
Em 2013 um grupo de investimentos brasileiro ingressou no empreendimento, adiando por mais um ano o projeto; segundo suas informações, aqui seriam produzidos uma picape e dois modelos de SUV. Dentre os locais sondados para a construção da indústria estavam Salvador (BA), Joinville (SC), Ribeirão Preto e Guarulhos (SP) – em todos os casos sem qualquer desdobramento.
Em janeiro de 2021, quando do súbito abandono da produção nacional pela Ford, a Great Wall foi um dos diversos fabricantes chineses a comentar o interesse pela aquisição da planta baiana da empresa. Em abril, contudo, representantes da Great Wall teriam anunciado a “autoridades brasileiras” a intenção de produzir carros elétricos e utilitários leves em fábrica a ser instalada na Região Sudeste.
Dois meses depois o foco seria de novo deslocado, agora para a planta de automóveis da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP), com capacidade anual de 20.000 carros e desativada em 2020 – intenção efetivamente concretizada em agosto daquele ano. A compra da planta daria continuidade aos planos de expansão mundial da empresa chinesa, que em apenas dois anos não só iniciou a fabricação de automóveis na Rússia e Tailândia, como ainda em 2021 pretendia começar a operar na Índia – nos dois últimos casos a partir da aquisição de instalações desativadas da GM.
Ao confirmar a oficialização das negociações com a Daimler AG, executivo da Great Wall informou que mais de quatro bilhões de Reais seriam investidos no Brasil nos cinco anos seguintes, com a meta de ampliar a capacidade anual da fábrica para 100.000 unidades, formar rede de assistência técnica e lançar linha de picapes e utilitários esportivos; a força de trabalho chegaria a 2.000 empregados em 2025. Dois meses depois a empresa confirmou que a operação brasileira seria iniciada com veículos híbridos e elétricos importados, sendo seguida pela produção nacional, que aconteceria “em algum momento no primeiro trimestre de 2023“. (Em paralelo, a Prefeitura de Iracemápolis estendeu por mais 20 anos a concessão dos benefícios fiscais oferecidos à Mercedes-Benz – isenção total de IPTU e ITBI e 50% de ISS.)
Este cenário ficaria mais claro em janeiro de 2022, durante evento público na fábrica de Iracemápolis, aberto com a afirmação “não somos a última montadora a entrar no mercado brasileiro, somos a primeira de uma nova era”. Segundo as informações divulgadas na ocasião, a essência do planejamento da Great Wall para a operação brasileira poderia ser resumida nos dez pontos seguintes: (i) esta será a maior fábrica da marca fora da China e a única no Hemisfério Sul exclusivamente dedicada a “veículos com motorizações verdes”; (ii) o investimento ultrapassará 10 bilhões de Reais até 2032, com o objetivo de tornar o Brasil um hub importante na política global da empresa e base de exportação para toda a América do Sul; (iii) 4,4 bilhões serão aplicados ao longo do primeiro ciclo, entre 2022 a 2025, para elevar a capacidade fabril, implantar conceitos de Indústria 4.0 na linha e desenvolver rede de recarga; (iv) serão criadas 130 concessionárias, até o fim do primeiro semestre de 2023, cobrindo 112 cidades em todo o território nacional; (v) a operação será iniciada em setembro de 2022, com veículos importados da China; (vi) só serão disponibilizados veículos híbridos e elétricos; (vi) serão lançados dez modelos até 2025 (importados e nacionais), concentrados em três marcas: Haval (utilitários esportivos urbanos), Tank (utilitários esportivos de luxo e fora-de-estrada) e Poer (picapes médias); (vii) todos os modelos são inéditos, membros da nova geração a ser apresentada no Salão do Automóvel de Pequim, em abril; (viii) não haverá modelos “de entrada”, somente de categorias médias e superiores; (ix) o primeiro Great Wall nacional será apresentado em junho de 2023; (x) em 2025 será atingida a meta de nacionalização de 60%.
Novos detalhes sobre os planos da empresa seriam divulgados em maio, durante o Seminário Compras Automotivas 2022, promovido pela AutoData Editora. Além de revelar que o montante de investimentos anteriormente anunciado, de R$ 10 bilhões, incluía a aquisição da planta da Mercedes-Benz, foi descrito o modestíssimo projeto de nacionalização que, se concretizado, fará o país regredir mais de seis décadas, ao status dos anos de lançamento da nossa indústria automobilística.
Segundo a Great Wall – que passou a pleitear imposto zero para veículos elétricos, tanto importados quanto produzidos no país -, a agregação de componentes nacionais se dará em quatro etapas: na primeira, prevista para o segundo semestre de 2023, os veículos serão importados da China sob regime SKD, já pintados, e aqui “poderão dispor de pneus, rodas e vidros nacionais“, atingindo 10% de conteúdo local; na segunda, sob regime CKD, a nacionalização chegará a 25%, abrangendo “sistema de exaustão, tanque, peças de interior, painel, bancos“, pintura e montagem bruta e final; na terceira, em 2026 (e não mais 2025), o índice poderá alcançar 50%, ao incluir componentes estampados e injetados para a carroceria e chicotes elétricos. Somente então se pensaria na nacionalização de trem de força e sistemas elétrico e de refrigeração.
Em paralelo, no mês de março a empresa anunciou a implantação, até o final de 2023 e com recursos próprios, de rede de cem postos de recarga alimentados por energia solar no estado de São Paulo, para uso gratuito por veículos elétricos e híbridos de qualquer modelo ou fabricante; em uma segunda fase a rede seria expandida para o restante do país. Quanto à rede de concessionárias, em novembro foi comunicada a contratação de 28 grupos empresariais, responsáveis pela instalação, até o primeiro semestre de 2023, dos primeiros 50 pontos de venda e assistência no país.
O que houve de novo a partir de 2023
- importadas as primeiras unidades do SUV-cupê híbrido plug-in Haval H6 GT; segundo a empresa, todos os veículos terão suspensão, alimentação e regulagem do motor especialmente “calibradas” para o país, assim como mídias e comando de voz em português; as vendas do H6 foram iniciadas em março, com pré-venda efetuada apenas online, através da plataforma Mercado Livre (01/23)
- firmado convênio com a WEG para venda, instalação e assistência técnica de pontos de recarga rápida e de carregadores individuais, do tipo wallbox, de 7,4kW e com tempo de recarga de 5h20m; os equipamentos serão vendidos pelo Mercado Livre (03/23)
- convênio com as empresas Carbon e BLC para fornecer blindagem para os veículos da marca (03/23)
- convênio com o governo do Estado de São Paulo com três objetivos: realizar estudos de viabilidade de criação de rota logística com caminhões movidos a hidrogênio; identificar potenciais produtores de hidrogênio verde no estado; e engajar universidades paulistas na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para descarbonização veicular (03/23)
- Great Wall anuncia para 1o de maio de 2024 o início da produção de veículos no país, com uma picape híbrida a etanol da marca Poer (04/23)
- instalação de escritório em Brasília (DF) vinculado à gerência de assuntos governamentais da empresa (05/23)
- inauguração de 32 pequenas lojas em shopping-centers de 14 estados do país (05/23)
- com cerca de mil emplacamentos desde o início do ano, o utilitário esportivo Haval H6 passou a ocupar o posto de híbrido mais vendido no país; em consequência deste desempenho, o Diretor de Operações da Great Wall confirma também o modelo para produção no Brasil (07/23)
- por meio do Mercado Livre, iniciada a pré-venda do modelo Ora 03 – a segunda marca introduzida no país pela Great Wall e a primeira 100% elétrica (07/23)
- teste comparativo de 4 Rodas avaliando os utilitários esportivos híbridos Chery Tiggo 8 Pro, Byd Song Plus e GRW Haval H6 Premium, aponta o último como a melhor opção; embora mais caro do que Chery e menos luxuoso do que Byd, apresentou desempenho significativamente superior e consumo muito menor (08/23)
- Haval H6 vence a avaliação Melhor Compra 2023 da revista 4 Rodas em duas categorias: Destaque do Ano e Híbridos até R$ 300.000 (08/23)
- convenção realizada com os atuais 36 pontos de venda e 29 concessionárias da marca estabelece adoção de preço único em todo o país, vendas 100%
online e entrega do veículo na casa do comprador (09/23)
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sem informar data, GWM anuncia que trará caminhões a hidrogênio para testes no Brasil (09/23)
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diante da decisão do Governo Federal de passar a taxar a importação de veículos elétricos a partir de 2024, GWM pleiteia que a elevação dos impostos seja gradual, “ao longo de três anos” (09/23)
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Great Wall vence o Prêmio Automotive Business 2023 na categoria Experiência do Cliente (09/23)
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GWM manifesta apoio à carta conjunta publicada por GM, Toyota e Volkswagen contra a permanência dos Regimes Automotivos [de benefício fiscal] do Nordeste e Centro-Oeste, medida recém aprovados pelo Senado Federal (11/23)
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Great Wall oferece recarga gratuita, por um ano, para compradores de seu novo elétrico Ora 03 (11/23)
- teste da revista Autoesporte comparando os híbridos Haval H6 e Toyota Corolla Cross deram vantagem ao carro da GWM, que venceu em espaço interno, porta-malas, conectividade, equipamentos, potência e desempenho, inclusive frenagem; o Haval foi pior em suspensão, ergonomia e consumo (11/23)
- GWM informatiza atendimento aos serviços de pós-venda, digitalizando todos os processos (e eliminando o uso do papel), integrando as diversas áreas das concessionárias, otimizando os processos na oficina e permitindo o agendamento remoto de serviços de manutenção; com as medidas a empresa prevê reduzir em até 75% o tempo de atendimento (12/23)
- o retorno do imposto de importação de veículos elétricos leva GWM a alterar seu programa de nacionalização: a picape híbrida Proer deixa de ser prioritária e dará lugar a uma versão menor do Haval H6 ou a outro SUV plug-in (12/23)
- Great Wall chega ao final do ano com 70 concessionárias (em mais de 50 cidades, 42 com oficinas) e prevê duplicar a rede em 2024 (12/23)
- com 10.704 unidades, Haval H6 foi segundo modelo híbrido mais vendido do país, com 14% do segmento, pouco atrás do campeão Toyota Cross (12/23)
- após a divulgação do novo Programa Automotivo federal a empresa anuncia a decisão de nacionalizar oito modelos (não identificados), em lugar de quatro, como antes definido (01/24)
- Great Wall anuncia o adiamento do início de fabricação no país, de maio para data não revelada, também cogitando em acelerar o aumento de capacidade de produção; a decisão foi consequência das recentes alterações em seu programa de nacionalização (02/24)
- teste comparativo da revista 4 Rodas (fevereiro de 2024) cotejando os elétricos chineses BYD Dolphin Plus e Great Wall Ora 03 GT deu vitória ao primeiro, por seu destaque em desempenho, autonomia, espaço interno, porta-malas e conforto; no mês seguinte, contudo, a relação se inverteu: ao comparar as versões básicas Dolphin e Ora 03 Skin, o carro da GWM se mostrou amplamente superior em desempenho, dirigibilidade, equipamentos e acabamento (03/24)
- empresa busca, fora do Estado de São Paulo, local para implantar unidade de importação de componentes e pré-montagem de conjuntos para alimentar a fábrica de Iracemápolis (04/23)
- Great Wall firma acordo com a start-up GreenV para o fornecimento de carregadores residenciais para a linha Ora 03 vendida no país (05/23)
- buscando atingir 65% de nacionalização em seus veículos, GWM se inscreve no programa federal Mover – Mobilidade Verde e Inovação (05/24)
- em Pequim, Presidente da GWM confirma iniciar produção de híbridos no Brasil pelo utilitário esportivo Haval H6; ainda no segundo semestre do ano seriam realizadas as contratações, treinadas as equipes e montadas as primeiras unidades da pré-série, no primeiro semestre de 2025 tendo início a produção comercial; não foi informado o índice de conteúdo nacional dos veículos (06/24)
- GWM institui serviço de assinatura para as várias versões do híbrido Haval H6, com intermediação das locadoras LM, Localiza, Movida e Unidas (06/24)
- criação do GWM Electric Plan, plano de financiamento específico para modelos elétricos, iniciado pelo Ora 03 (07/24)
- lançamento da plataforma própria de e-commerce Loja GWM, acessada por aplicativo de celular ou pelo site oficial da empresa; o canal de vendas por meio do Mercado Livre permanecerá ativo (07/24)
- lançamento do Haval na versão simplificada H6 PHEV 19, trazendo bateria menor, um motor elétrico a menos e preço mais reduzido (06/24)
- Haval H6 escolhido pelo júri da revista Autoesporte como Melhor Híbrido na avaliação anual Qual Comprar 2024 (07/24)
- através de sua subsidiária FTXT, a GWM busca a colaboração de universidades e até mesmo de outros fabricantes de veículos pesados para viabilizar a introdução de caminhões a hidrogênio no Brasil (08/24)
- principal executivo da filial brasileira confirma o híbrido plug-in Haval H6 como primeiro modelo a ser fabricado no país; o restante da linha será definido após anunciadas pelo Governo Federal as novas alíquotas para veículos elétricos importados; até o momento permanecem os planos industriais da empresa: iniciar a produção seriada entre abril e maio de 2025 com componentes importados, sendo fornecedores nacionais agregados “conforme o avanço da montagem CKD” (08/24)
- elétrico Ora 03 passa a ser disponibilizado para motoristas com deficiência (08/24)
- Great Wall é a primeira empresa do setor com planta ainda não operacional a ser homologada no programa Mover; na oportunidade a GWM anunciou já estar “estudando nacionalizar muitos itens, como pneus, para-brisas, bancos, que são peças grandes e temos bons fornecedores no mercado“, e que “a China aprovou a localização de 200 itens, mas o processo não será feito de uma só vez” (08/24)
- em parceria com Mercado Livre, Great Wall lança a plataforma Financiamento Online GWM, que permitirá efetuar todo o processo de financiamento pela internet, desde a simulação até a aprovação e contratação, em poucos passos e alguns minutos (09/24)
- revista Autoesporte realiza teste comparativo entre Byd Song Plus e Haval H6, apontando o último como levemente melhor; embora Song Plua seja mais econômico e superior em dirigibilidade e acabamento, o Haval é muito mais potente, tem maior autonomia e menor tempo de recarga (09/24)
- inauguração de dois eletropostos rápidos em grande shopping na Zona sul de São Paulo (SP); os carros da marca terão direito a recarga gratuita (10/24)
- GWM admite ter como meta atingir 60% de nacionalização “em três anos“, o que lhe permitiria iniciar exportações para a América Latina (10/24)
- iniciada contratação de funcionários para a fábrica de Iracemápolis; serão 100 empregados até o final de 2024 e um total de 700 até a inauguração da planta (11/24)