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Pequena empresa criada em Harmonia (RS), no ano 2000, a Mecânica e Acessórios Grave Ltda. é fabricante de implementos agrícolas e rodoviários, bem como de veículos para transporte rural, regionalmente conhecidos como carretas agrícolas.

Como usual no segmento, os primeiros veículos da Grave eram meros chassis motorizados, equipados com banco e caçamba de madeira, sem qualquer conforto ou proteção para o condutor e os órgãos mecânicos. Hoje já são vários os modelos em produção, todos pequenos caminhões 4×4, dotados de cabine sobre o motor e fabricados sob encomenda. Distribuídos em três famílias (1000, 2000 e 3000, respectivamente com capacidade para uma, duas e três toneladas), utilizam a marca Cite. Diferenciam-se em função da motorização, do combustível utilizado e da capacidade.

A família 1000 compreende os modelos 1010 D, 1013 D (ambos com motor diesel Branco refrigerado a ar de um cilindro e 13 cv, câmbio de quatro marchas com reduzida), 1022 D (diesel Branco de dois cilindros em V e 22 cv, câmbio 8×2 contínuo ou 16X4 alternado) e 1060 G e D, lançado em 2004 e o mais potente e rápido deles. Este modelo recebe motores usados e recondicionados 1.0 a gasolina ou GLP, com 57 cv (do Fiat Uno), ou 1.6 diesel de 60 cv (da Kombi); o câmbio é de quatro marchas com reduzida.

A família 2000 é composta pelos modelos 2022 e 2060. Trazendo o mesmo conjunto motor dos equivalentes de uma tonelada, são contudo equipados com tração 6×4 ou 6×6 e terceiro-eixo, este dotado de original sistema que, por meio da ação da carga do veículo sobre um par de molas, autonomamente suspende o eixo quando seu uso não é necessário. A família 3000, da qual até 2020 foram fabricadas duas unidades, traz motor diesel Perkins de quatro cilindros e 85 cv, câmbio de quatro marchas com reduzida e tração 6×4 ou 6×6.

Além destes, a Grave pode fornecer um modelo fora de estrada com desempenho adequado para o tráfego em rodovias – o caminhão 1768 GLD, para 1,5 t -, mais confortável e capaz de desenvolver maior velocidade. Equipado com o mesmo conjunto motor da série 3000, tem cabine mais bem equipada, com opção de abertura dos vidros por manivela e abertura da vigia traseira. Três unidades já foram fabricadas,

Todos os veículos produzidos pela Mecânica Grave possuem suspensão dianteira por molas helicoidais, eixo traseiro rígido com molas parabólicas e freio hidráulico com auxílio a vácuo e duplo circuito, a disco na frente e a tambor atrás.

Bastante verticalizada, a empresa fabrica grande parte dos componentes utilizados em seus veículos: chassis, eixos dianteiros, componentes de freio, câmbio e motor, além das cabines e carrocerias (metálicas ou de madeira). Há opção de cabine aberta (com toldo metálico opcional) ou fechada, ambas (desde 2008) basculantes.

Esta é a terceira geração de veículos da Grave: foram construídas duas unidades da primeira e cinco da segunda; até o momento (julho de 2020) foram produzidas 21 da geração atual. A empresa tem planos de, em 2021, iniciar a produção seriada.





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