GIBI
|
Protótipo de minicarro com três rodas, dois lugares, chassi tubular e carroceria conversível moldada em plástico reforçado com fibra de vidro construído em 1965, no Rio de Janeiro (RJ). O veículo teria motor de um cilindro, 350 cm3 e 13 cv, de projeto próprio; para fabricá-lo, foi criada a Companhia de Expansão Auto-Industrial Veritas, que iniciou campanha de arrecadação de recursos por meio de subscrição de ações.
Com somente 1,7 m de distância entre eixos, o protótipo chegou a ser exposto no Rio de Janeiro, após o que passou por algumas melhorias, como nova suspensão traseira, melhor posição do volante, aumento do porta-malas e novo estofamento. Alguns poucos exemplares teriam sido produzidos, porém o amadorismo dos empreendedores, que conclamavam a “prestimosa colaboração” do público sem demonstrar domínio técnico e industrial nem transmitir segurança para conduzir o negócio inviabilizou a iniciativa.
- Desenho artístico do mini-carro Gibi, ilustrando folder de propaganda para captação de recursos.
- O protótipo do Gibi (fonte: Mecânica Popular).
- O pequeno Gibi visto por trás, evidenciando o motor e a roda traseira única (fonte: Arnaldo Tambelini / Mecânica Popular).
- Gibi, quando de sua exibição no Rio de Janeiro (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / miau).