GAZELLE
|
Suposta réplica do clássico Mercedes-Benz SSK 1929, projetada e fabricada pela norte-americana Classic Motors Carriages Inc. e produzida no Brasil, a partir de 1979, pela Classic Motors Carriages do Brasil Ltda., de Contagem (MG). Apesar do handicap de ser o maior fabricante de kits de veículos fora-de-série dos EUA, até seu encerramento, em 1995, a Classic Motor não teve nenhuma preocupação em ser fiel ao magnífico carro alemão, com o qual sua “réplica” só se assemelhava por ser um spider de dois lugares e pelo formato da grade dianteira. Igual ao Mercedes, somente a estrela de três pontas (indevidamente) montada sobre o falso radiador.
Os moldes para a construção do Gazelle nacional foram importados dos EUA, produzindo um carro em tudo similar ao original norte-americano. Montado sobre plataforma do VW Fusca equipada com motor 1600 de dupla carburação do Brasília, tinha capota retrátil, calotas raiadas sobre rodas de aço e estepe montado externamente, na tampa traseira. Alguns cuidados foram tomados no acabamento interno, que trazia volante e painel de madeira, estofamento de couro e carpetes. O carro era vendido completo, com mecânica “zero km”, e apenas a partir de 1984, pouco antes de cessar a produção (em 1986), passou a ser fornecido em kits. Pouco mais de 110 unidades foram fabricadas.
- Com matrícula de São Paulo (SP), este é tido como o primeiro Gazelle produzido no Brasil; note a entrada de ar singela na traseira e os três falsos tubos de escape na dianteira, diferentes nos exemplares seguintes; as rodas de liga não são originais; a fotografia é de 2002 (fonte: Fusca&Cia).
- Gazelle – réplica fabricada na década de 80 em Minas Gerais.
- Reprodução de materia de divulgação da réplica Gazelle (fonte: portal autopapo).
- Registrado em Brasília (DF), este Gazelle foi fotografado em 2016 (fonte: Paulo Roberto Steindoff / karangorama).
- O mesmo carro com a capota montada (fonte: Paulo Roberto Steindoff / karangorama).