GARAGE MODERNA
|
De propriedade de José Alves Peixoto e instalada no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), a Garage Moderna atuou na construção de carrocerias de ônibus na segunda metade da década de 20.
Foi uma das várias oficinas de vida efêmera então surgidas na cidade, em período de grande expansão do transporte coletivo urbano carioca.
-
- Ônibus Studebaker com carroceria construída pela Garage Moderna, em 1927, para a empresa carioca Motor Viação (todas as imagens a seguir foram extraídas de três diferentes matérias, todas patrocinadas pela Studebaker, que em apenas um ano forneceu mais de 140 chassis para o transporte urbano brasileiro) (fonte: Vida Doméstica).
-
- Um dos nove Studebaker com carroceria da Garage Moderna que, no final de 1927, constituíram a frota da nova Independência Auto Ônibus, do Rio de Janeiro (RJ) (fonte: Vida Doméstica).
-
- Ônibus Studebaker com carroceria da Garage Moderna operados pela Viação Cruzeiro, empresa fundada em 1928 no Rio de Janeiro; no alto à esquerda, a fachada da oficina, no bairro do Flamengo; à direita, um carro no ponto final diante do Palácio Monroe, no centro da cidade (fonte: Vida Doméstica).
-
- Um chassi Studebaker à espera de encarroçamento na Garage Moderna (fonte: Vida Doméstica).
-
- As oficinas da Garage Moderna (fonte: Vida Doméstica).
-
- Preparando as partes da carroceria na serraria da Moderna (fonte: Vida Doméstica).
-
- A estrutura de madeira da carroceria comoeça a tomar forma (fonte: Vida Doméstica).