GARAGE AVENIDA |
De propriedade da firma A. Vasconcellos & Cia., fundada em 1907 pelo cidadão português Augusto Soares de Vasconcellos, a Garage Avenida foi um dos primeiros fabricantes brasileiros de carrocerias para automóveis.
Instalada no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), embora apresentasse como objeto do negócio “o commercio de automoveis de aluguer, fabrico de carrosseries e venda de accessorios para aquelles vehiculos“, teve na administração de variada frota de táxis, carros de aluguel para cerimônias e veículos de entrega sua atividade central.
A partir de 1915, motivada pela drástica redução das importações de componentes e veículos completos decorrente da I Guerra Mundial, a Garage decidiu investir fortemente na produção de carrocerias.
Considerando dispor o país, “ao alcance da mão“, de matéria prima necessária e mão-de-obra adequada, e acompanhando “com a mais carinhosa attenção, o progresso da industria automobilistica na America do Norte e no Velho Mundo, d’ahi tirando os ensinamentos aproveitaveis“, veio a produzir até meados da década seguinte significativo número de carros de passeio e furgões de carga (estima-se que no mínimo três dezenas de veículos tenham sido preparados no período).
Como base mecânica, a Garage Avenida utilizava chassis europeus e norte-americanos devidamente recondicionados, todos eles recebendo carrocerias de projeto local montadas a partir de componentes nacionais. Ainda que inspirados em modelos estrangeiros, os veículos possuíam desenho, acessórios e detalhes de acabamento próprios.
Sua oficina era composta por seções de mecânica, carpintaria, estofamento e pintura (esta “aquecida pela eletricidade“). Na estrutura utilizava madeira de cedro; entre os muitos itens de produção própria estavam ferragens e lanternas. Os carros traziam requintes tais como cortinas bordadas, redes “para guardar bengalas“, tecidas em fio de seda, “obra de um pescador da ilha do Governador” e, nos veículos para casamentos, revestimento interno em seda branca.
Eram planos da Garage a construção de seus próprios chassis, mas não há confirmação de que tal chegou a ocorrer.
[LEXICAR agradece a contribuição de Paulo Vasconcelos Reis, proprietário das imagens aqui reproduzidas, sem a qual teria sido impossível a realização desta página.]