GARAGE AVENIDA
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De propriedade da firma A. Vasconcellos & Cia., fundada em 1907 pelo cidadão português Augusto Soares de Vasconcellos, a Garage Avenida foi um dos primeiros fabricantes brasileiros de carrocerias para automóveis.
Instalada no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), embora apresentasse como objeto do negócio “o commercio de automoveis de aluguer, fabrico de carrosseries e venda de accessorios para aquelles vehiculos“, teve na administração de variada frota de táxis, carros de aluguel para cerimônias e veículos de entrega sua atividade central.
A partir de 1915, motivada pela drástica redução das importações de componentes e veículos completos decorrente da I Guerra Mundial, a Garage decidiu investir fortemente na produção de carrocerias.
Considerando dispor o país, “ao alcance da mão“, de matéria prima necessária e mão-de-obra adequada, e acompanhando “com a mais carinhosa attenção, o progresso da industria automobilistica na America do Norte e no Velho Mundo, d’ahi tirando os ensinamentos aproveitaveis“, veio a produzir até meados da década seguinte significativo número de carros de passeio e furgões de carga (estima-se que no mínimo três dezenas de veículos tenham sido preparados no período).
Como base mecânica, a Garage Avenida utilizava chassis europeus e norte-americanos devidamente recondicionados, todos eles recebendo carrocerias de projeto local montadas a partir de componentes nacionais. Ainda que inspirados em modelos estrangeiros, os veículos possuíam desenho, acessórios e detalhes de acabamento próprios.
Sua oficina era composta por seções de mecânica, carpintaria, estofamento e pintura (esta “aquecida pela eletricidade“). Na estrutura utilizava madeira de cedro; entre os muitos itens de produção própria estavam ferragens e lanternas. Os carros traziam requintes tais como cortinas bordadas, redes “para guardar bengalas“, tecidas em fio de seda, “obra de um pescador da ilha do Governador” e, nos veículos para casamentos, revestimento interno em seda branca.
Eram planos da Garage a construção de seus próprios chassis, mas não há confirmação de que tal chegou a ocorrer.
[LEXICAR agradece a contribuição de Paulo Vasconcelos Reis, proprietário das imagens aqui reproduzidas, sem a qual teria sido impossível a realização desta página.]
- "Coupé de grande luxo para noivas, forrado de seda branca", era como o fabricante descrevia este veículo em seu catálogo.
- "Limousine de luxo para noivas"; a Garage Avenida especializou-se no aluguel de carros para cerimônias.
- "Landaulet-Limousine para noivas".
- Automóvel semelhante, porém desprovido do luxuoso acabamento, era utilizado no serviço de táxis; foi construído sobre chassi francês Delahaye de 20 cv.
- O mesmo carro foi motivo de capa da revista Auto-Propulsão de setembro de 1915 (fonte: Biblioteca Nacional).
- "Double-Phaeton para passeios".
- Curiosamente, modelo denominado "double-phaeton para excursões à Tijuca".
- Carroceria cupê sobre chassi Fiat.
- Double-phaeton sobre chassi Renault, bem caracterizado pelo radiador montado por trás do motor.
- Carroceria "typo Sport" sobre chassi francês Delage.
- Furgão sobre Ford modelo T para casa de moda masculina do Rio de Janeiro.
- Também sobre Ford T, furgão para firma carioca de distribuição de vinhos; note o local da imagem, excepcionalmente tomada diante das instalações da Garage Avenida, na Rua da Relação, centro do Rio de Janeiro.
- Entre 1915 e 1921 a Garage Avenida foi anunciante constante na revista Auto-Propulsão.
- A Garage era também anunciante fiel nos jornais diários cariocas; esta pequena publicidade é de 3 de outubro de 1916.
- Inserção na edição de junho de 1925 (número 3) da revista Automóvel-Club.
- Anúncio veiculado em 1925 e 1926 na revista Automóvel-Club).
- Publicado no Correio da Manhã de 24 de agosto de 1929, este anúncio é a última referência à Garage até agora identificada em nossas pesquisas.