> > > GAMMA COBRA

GAMMA COBRA | galeria

Fundada em 1982, em São Paulo (SP), a Gamma Cobra Projetos, Serviços e Comércio Ltda. já concebeu e produziu grande diversidade de equipamentos para construção civil e serviços públicos. Utilizando a expertise de um de seus dirigentes, com passagem pela Glaspac (onde participou do projeto da réplica Cobra), Envemo e Engesa, a empresa cedo enveredou pela trilha dos equipamentos autopropelidos, especializando-se na construção de dumpers – pequenos veículos com caçamba basculante para operação em obras civis. Em 1988 foi introduzida a versão articulada.

No início da década de 90 a linha compreendia três modelos Dumpermix: 850-2, com motor diesel Agrale de um cilindro e 18 cv, tração nas rodas da frente e capacidade de 2.300 kg (850 litros); 750-4, um 4×4 com as mesmas especificações para 1.950 kg (750 l); e 1200-2, articulado com motor Agrale de dois cilindros e 36 cv e capacidade para 3.300 kg (1.500 l). A caixa de todos era de quatro marchas com tomada de força opcional. Havia versões com caçamba de descarga frontal, lateral ou elevada, carroceria para carga seca (metálica ou de madeira), betoneira, gerador de força e torre de iluminação.

A partir do Dumpermix a Gamma Cobra desenvolveu um pequeno caminhão para coleta de lixo que, por sua vez, deu origem a uma nova gama de produtos para transporte e movimentação de materiais à qual chamou Baby II. Veículo preparado para operar em regiões de difícil acesso ou com limitações de circulação, podia recolher até 3,5 m³ de resíduos sólidos em sua caçamba fixa ou basculante. Tinha chassi com longarinas em U e travessas tubulares, motor diesel Agrale Ruggerini refrigerado a ar de 19 cv, caixa de cinco marchas sincronizadas, tração traseira, suspensão por molas helicoidais na frente e semi-elípticas atrás e freios a disco nas rodas dianteiras. A cabine, para dois passageiros, não tinha portas e era construída em estrutura tubular metálica e fibra de vidro. O minicaminhão era oferecido em pelo menos mais três configurações: com carroceria coberta e reboque para transporte de bagagens em aeroportos, com bancos para transporte de passageiros e com engenhoso sistema de caçambas moduladas removíveis para coleta seletiva de lixo.

A linha de dumpers, por sua vez, foi atualizada e completada com novas versões. Nos primeiros anos do novo século eebatizada Lean Dumper, incluía seis modelos, todos eles acionados por motor diesel Agrale refrigerado a ar, de um cilindro e 13 cv: 850 M (versão básica, com partida manual), E (com partida elétrica), AC (autocarregável), PC (braços de elevação com pá ou garfos), EP (empilhadeira) e MC (versão simplificada e menos potente do caminhão, sem cabine e com cobertura opcional).

Em 2007 a Gamma Cobra reestruturou sua linha de produtos, reduzindo o número de variantes e interrompendo a fabricação do caminhão. Hoje com a atuação centrada no fornecimento de máquinas de limpeza de praias e torres de iluminação rebocáveis, a empresa ainda produz em série as máquinas Lean Dumper 850 E e AC.

<gammacobra.com.br>





GmailFacebookTwitter