> GALLI

GALLI | galeria

Réplica livre de automóveis abertos da década de 30 construídos artesanalmente na primeira década do século corrente, em Ribeirão Preto (SP), pelo colecionador José Roberto Galli.

O estilo dos poucos carros que criou não procurava reproduzir nenhuma marca ou modelo real. Sua maior originalidade consistia na utilização de mecânica usada de automóveis Mercedes-Benz alemães das décadas de 70 e 80, desde os motores de seis cilindros, caixas de câmbio e suspensões a elementos internos, como volante e instrumentos do painel.

Sobre um chassi de projeto próprio era construída a carroceria metálica em duas versões – com dois lugares sem portas ou quatro lugares e quatro portas -, ambas caracterizadas pela traseira curta e pelo longo capô antecedido pela grade original Mercedes-Benz, e sobre ela, em lugar da estrela de três pontas, um emblema circular envolvendo a letra “G”.

Denominados Galli M280, ao mesmo tempo em que traziam largas rodas de liga leve, destoando do equilíbrio geral do projeto recebiam assentos com altos encostos em arco e estofamento capitonê, típicos da décadas de 10 e 20 e único item kitch do automóvel.

 

[LEXICAR agradece a contribuição de Paulo Roberto Steindoff que motivou a construção desta página.]





GmailFacebookTwitter