GAIATO
|
Lançado em 1969 pela Tambatajá S.A. Indústria de Carrocerias de São Paulo (SP), firma que pouco antes produzira o esportivo Lorena, o simpático jipinho Gaiato foi um dos primeiros derivados Volkswagen com carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro construídos no país – e um dos mais originais. Utilizava plataformas VW sem cortes ou alterações mecânicas e seu estilo de linhas quadradas e superfícies planas, com quatro portas, enorme tampa de acesso ao motor e lanternas traseiras da Kombi, dava-lhe ares de jipe e a impressão de ser mais longo do que efetivamente era (media apenas 3,60 m de comprimento).
Levava 500 kg de carga e possuía teto rígido ou capota de náilon conversível, janelas laterais de enrolar e para-brisa rebatível. Era vendido completo ou sob a forma de kit e teve relativo sucesso nos três ou quatro anos em que foi produzido – o último deles no Rio de janeiro (RJ), pela firma Industrial e Comercial Sussec do Brasil.
- Com seu aspecto de jipe, o Gaiato, de 1969, foi um dos mais originais derivados VW até hoje fabricados no país.
- Jipe Gaiato.
- Jipe Gaiato (fonte: Jorge A. Ferreira Jr. / Jornal do Brasil).
- Propaganda de 1969, publicada pela concessionária carioca da marca (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Outra publicidade da concessionária Sussec, do mesmo ano; note que, dois ou trêa anos depois, a própria Sussec assumiria a fabricação do carro (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Gaiato em pequeno anúncio de revista de 1970.