GAIA |
Pequeno automóvel elétrico de três rodas para uso urbano apresentado pela startup paulista Gaia Electric Motors no simpósio Automotive Business Experience 2019. O veículo – um triciclo com roda traseira única e autonomia de 200 km – foi desenvolvido em 18 meses “com a participação de engenheiros e colaboradores do mundo todo […], mexicanos, poloneses, ucranianos e holandeses“.
Denominado Gaia Zero, o carro tem dois assentos tipo concha em tandem, é desprovido de portas e possui um guidão no lugar do volante; as rodas são de liga leve e as lanternas de LED. Equipado com dois motores elétricos somando 50 kW (ou 68 cv, o que permitiria desempenho semelhante ao de um carro com motor 1.6), suas baterias podem ser recarregadas em 8 horas em tomada doméstica. Caracterizado como triciclo, exigiria somente carta de habilitação de motos para sua condução.
Segundo a empresa, o Gaia Zero foi concebido tendo como alvo o público jovem, desprendido e mais aberto a soluções tecnológicas. Por isso, já nasceu inserido em plataforma digital e conectado à internet. Feito também para ser compartilhado (por e-mail ou WhatsApp, mediante software específico), não tem chave física, sendo desbloqueado por smartphone. O programa utilizado também permite definir limites geográficos de uso e tempo de compartilhamento.
Em junho de 2019 foi lançada a pré-venda do veículo, ao mesmo tempo em que sua fabricação teve início em Manaus (AM), valendo-se dos incentivos fiscais da região. O preço de venda estimado é elevado – cerca de US$ 15.000 -, porém a Gaia pondera que o valor pode ser parcialmente coberto pela renda obtida com o compartilhamento. Também espera atrair como clientes empresas de mobilidade e de serviços.
<gaiaelectric.com.br>