GAC
|
Fundada em 1954, a empresa estatal GAC Motor (Guangzhou Automobiles) é o quinto maior fabricante chinês de automóveis. Também atuando há anos em joint-ventures com Honda e Toyota, a GAC produz automóveis a gasolina, híbridos e elétricos.
A GAC é mais um fabricante chinês de veículos a declarar interesse em se instalar no Brasil, após delegação de executivos da empresa passar dez dias no país, em outubro de 2023. Inesperadamente, em junho de 2024, por ocasião da visita do Vice-Presidente do Brasil à China, a empresa oficialmente apresentou ambicioso plano de investimentos no país. Sem entrar em maiores detalhes, o presidente do Grupo anunciou que “nos próximos cinco anos, juntamente com sua cadeia de fornecimento, planeja investir US$ 1 bilhão no Brasil, incluindo planos para estabelecer fábricas, centros de pesquisa e desenvolvimento e armazéns para peças de reposição“. Seriam produzidos veículos elétricos Aion e a combustão da marca Trumpchi. Surpreendentemente, o estado do Amapá foi citado como possível local para sediar o empreendimento.
Em dezembro a GAC firmou acordo de cooperação técnica com Unicamp (SP) e Universidades Federais de Santa Maria (RS) e Santa Catarina visando pesquisa e desenvolvimento de motores flex mais eficientes combinados com sistemas híbridos, além de biocombustíveis e outras alternativas de combustão, “para carros que passará a vender no Brasil a partir de 2025 e futuramente produzir no Brasil“. Na ocasião, executivos chineses da empresa anunciaram planos de abrir 30 concessionárias até meados de 2025, fechando o ano com 50 lojas. Declarando que “o Brasil é prioridade para a GAC“, também informaram que ao longo de 2025 seria escolhido o local de produção, sendo ideia da empresa “adquirir uma fábrica pronta e colocá-la em operação até o fim de 2026“; no futuro poderiam “ter duas ou três fábricas por aqui“.
O que houve de novo a partir de 2025
- ainda sem iniciar operações comerciais no país, GAC fecha parceria com o banco Santander, escolhendo-o como responsável pela oferta de crédito para financiar os modelos da marca (03/25)