FRONTAL |
A Frontal Indústria e Comércio S.A. foi fundada em 1980, em Botucatu (SP), como subsidiária da Hidroplás, com a finalidade de fornecer cabines de caminhão moldadas em plástico reforçado com fibra de vidro, inicialmente para a indústria canavieira e, em seguida, para os demais segmentos de transporte. A tecnologia era fornecida pela Fibercar, firma italiana que participava com 50% do capital da nova empresa. Além da imunidade à corrosão e da grande resistência aos choques, as cabines de fibra de vidro eram, em média, 40% mais leves do que as originais de aço. Isto incentivou a Frontal a desenvolver diversificada linha de produtos, compreendendo cabines convencionais e avançadas, com design próprio, para caminhões médios Chevrolet, Dodge e Ford e para os pesados Fiat e FNM.
Todas as partes estruturais, inclusive portas, parede corta-fogo e painel de instrumentos, eram moldadas em fibra; material termoplástico compunha os revestimentos internos. Nos modelos convencionais, o capô integrava os para-lamas e basculava para frente; para estes, foi projetada uma versão monoposto, especificamente para o trabalho em canaviais. Pelo menos por duas vezes a Frontal reproduziu, em fibra, modelos de cabines de caminhões de série: ainda em 1980, para o Fiat 190, e no final de 1985, para os onipresentes Mercedes-Benz 1113, 1313 e seus sucessores semi-pesados e pesados – neste caso adotando um capô basculante, diferente do original, moldado em peça única e integrando grade e faróis. Em 1987 a Frontal preparou uma cabine completa para a Matra, empresa brasileira que planejava lançar um novo caminhão pesado no país.