FREEDOM |
Marca de fantasia dos veículos elétricos construídos pela empresa Esteves & Salvador Ltda., de Pelotas (RS). Fundada em 1992, especializou-se na produção de cadeiras de roda motorizadas, iniciando a diversificando da linha em 1998, com o lançamento de triciclos elétricos individuais. A partir daí veio expandindo continuamente sua gama de produtos, que hoje inclui desde kits elétricos para bicicletas até carros de golfe e veículos de transporte industrial.
Os triciclos, chamados Scooter Freedom, são apresentados em diversas versões (2001, 2002, Torque, Super, Hiper), com velocidades máximas entre 4,5 e 12 km/h e autonomia de 25 a 50 km, dependendo da configuração eletromecânica: rodas aro 8″ maciças ou pneus infláveis de aro 10″, um ou dois motores de 24 V CC com 400 ou 750 W e duas baterias de 12 V com 45 ou 100 A; os modelos Super e Hiper dispõem de cestas de arame para o transporte de compras, com capacidade para 82 ou 132 litros.
A partir dos triciclos foi desenvolvida toda uma linha de equipamentos para movimentação industrial, à qual deu o nome Bigga: são transportadores (Cargo) e rebocadores (Service e Trattor), com operador embarcado (sentado ou de pé), motorização 24 V CC com até 3600 W e capacidade de carga de até 300 kg, ou 1.800 kg, com reboques. Todas as versões possuem baterias tracionárias, controle de velocidade por microprocessador, transmissão primária por correia e secundária por corrente e freios regenerativos. Há diversos opcionais, dentre os quais capota, pisca-pisca, luz de freio e espelhos laterais; faróis são itens de série.
A terceira família de veículos desenvolvida pela empresa foi a de carros elétricos com quatro rodas, iniciada por um carrinho de golfe com chassi de alumínio e carroceria moldada em plástico ABS e seguida por outros dois, para o transporte de cargas e passageiros. Pouco depois estes modelos foram substituídos por outros mais resistentes, com chassi e carroceria de aço, apenas a carenagem dianteira mantendo-se de material plástico. A nova família, chamada Compact, foi equipada com suspensão (amortecedores e molas helicoidais), sistema de direção por setor, quatro baterias tracionárias 6 V de 210 A e dois motores de 1.800 W. Cinco versões foram oferecidas: Compact, TX e TXT, para dois passageiros e 250 kg de carga, diferenciando-se pelas distâncias entre eixos; Compact Plus, para quatro passageiros, podendo o banco traseiro converter-se em plataforma de carga; e TXT-D (hoje denominado Compact People), para seis pessoas, ou quatro, mais uma cadeira de rodas.
A produção atual da Freedom está dividida em duas linhas: Logística e Saúde. A primeira é composta de sete modelos de carros e rebocadores elétricos para o transporte de cargas e pessoas. A última, dedicada à movimentação de pessoas com limitação física, compreende quatro modelos de triciclos e quatro equipamentos com quatro rodas, com dimensões variadas, agrupados na nova família Mirage. Além de todos estes veículos auto propelidos, a Esteves & Salvador produz reboques e diversos modelos de empilhadeiras e transportadores elétricos não tripulados.
<freedom.ind.br>