FPT |
Fundada em 2005, a FPT Powertrain Technologies é o braço do Grupo Fiat responsável pelo desenvolvimento e produção de motores e transmissões. A empresa fabrica unidades para uso automotivo, estacionário, industrial e naval, quer para fornecimento a terceiros, quer para suprimento às diversas categorias de veículos fabricados pelas subsidiárias do Grupo em torno do planeta.
A ideia da criação de uma empresa específica para a fabricação de trens de força remonta ao ano 2000, quando da aliança mundial entre General Motors e Fiat. Na ocasião foi fundada a Powertrain, empresa comum dedicada à produção de sistemas de propulsão a serem compartilhados pelas duas marcas, congregando suas fábricas de motores e transmissões de São Paulo e Minas Gerais. Em 2005, com o rompimento da joint-venture, a Fiat decidiu criar a FPT, já então incluindo unidades diesel pesadas, oriundas da linha de motores da planta da Iveco, para aplicação em caminhões, tratores, máquinas de construção, embarcações e geração de energia.
Maior produtora de motores e transmissões da América Latina e uma das maiores do mundo, a FPT possui 16 fábricas e 10 centros de pesquisa e desenvolvimento no mundo. No Brasil encontram-se o único centro de desenvolvimento fora da Europa e três das quatro unidades fabris do continente americano (a quarta fica na Argentina). Ao final da primeira década do século corrente a empresa passou por forte expansão, com investimentos em todas as suas unidades: duplicação da capacidade na fábrica de motores diesel de Sete Lagoas (MG), passando de 50 para 100 mil unidades/ano; novo módulo na linha de motores de automóveis de Betim (MG), elevando a produção de 600 para 800 mil/ano; ampliação da fábrica de caixas de câmbio, na Argentina; e retomada da produção da Tritec (em Campo Largo, PR), adquirida em março de 2008, agregando dois modernos motores de porte médio ao catálogo de produtos da empresa.
Da FPT vieram importantes inovações mecânicas, já agregadas à indústria automobilística brasileira, tais como o primeiro motor Tetrafuel do mundo, o câmbio Dualogic e a transmissão Locker, todos eles utilizados nos automóveis e utilitários Fiat. Na XVII Fenatran, em 2009, foi mostrado o motor a álcool Cursor 8 E-100, de seis cilindros, 7,8 l e 330 cv; projetado para consumo de 100% de etanol, o engenho foi desenvolvido a partir de uma unidade 100% diesel (Cursor 8, com seis cilindros e 24 válvulas), cujos componentes foram tratados para resistir ao poder corrosivo do novo combustível e ao qual foi adaptado novo cabeçote e sistemas de ignição e injeção direta próprios para o ciclo Otto; na ocasião, também foi anunciado o estudo de um motor diesel flex. Ao mesmo tempo, a empresa se preparava para a produção, em Sete Lagoas, do moderníssimo motor diesel leve S23 (2,3 l, 127 cv, 16v, turbo intercooler, common rail, cross flow), com fornecimento já acertado para equipar o utilitário brasileiro TAC.
No início de 2010 foi dado arranque à planta do Paraná, com o relançamento do engenho 1.6 16v de origem Tritec, cujo projeto foi revisto pela FPT, transformado em flex e teve o índice de nacionalização incrementado para 90%. Denominado E.torQ, o motor se destinaria prioritariamente a substituir as unidades 1.8 até então fornecidas pela GM para diversos modelos Fiat. No mesmo ano a FPT patenteou novo processo de partida a frio para motores flex por meio do aquecimento do ar de admissão.
Produtos FPT equipam, de série, veículos Fiat, Iveco, New Holland, Renault e (na Argentina) Peugeot/Citroën. Em reconhecimento por seu dinamismo e pela atualidade de seus produtos, a FPT recebeu o Prêmio AutoData 2008 nas categorias Produtor de Motores e Empreendedorismo.
<fptpowertrain.com>
O que houve de novo a partir de 2014
- investimento na automação das linhas de motores de Sete Lagoas (04/14)
- atendendo à legislação ambiental, a FPT conclui processo de modernização de sua linha de motores para máquinas agrícolas e de construção; são 49 modelos, entre 3,2 e 12,9 litros, utilizando processos EGR ou SCR e apresentando redução de até 60% nas emissões (11/16)
- CNH cria a marca Nexpro, para fornecimento de peças de reposição de menor custo para equipamentos mais antigos e fora de garantia da Case, FPT, Iveco e New Holland (04/17)
- FPT brasileira inclui em suas atribuições o fornecimento de eixos e transmissões, prática já existente na matriz européia; seu foco será o mercado latino-americano (10/17)
- Grupo CNH Industrial (do qual a FPT faz parte) decide reestruturar-se em duas novas empresas (ainda não nomeadas), respectivamente envolvendo operações on-highway (compreendendo, entre outros, veículos comercias Iveco e motores e transmissões FPT) e off-highway (máquinas agrícolas e de construção Case e New Holland) (09/19)
- FPT aumenta de 17 para 29 o número de modelos de motores remanufaturados disponíveis para máquinas agrícolas e de construção Case e New Holland (10/21)
- de modo a atender às novas normas de controle de emissões, VW Delivery Express substitui motor Cummins ISF 2.8 de 150 cv pelo FPT F1C 3.0 de 156 cv (01/22)
- FPT expõe novo motor para ônibus 100% a gás na feira Lat.Bus 2022; ainda importado, com seis cilindros, 5,9 l e 204 cv, pode ser abastecido com GLV, GLP ou biometano (08/22)
- em resultado de desenvolvimento conjunto com a Universidade Federal de Itajubá (MG), FPT testa motor bicombustível para tratores; a proposta é substituir parcialmente o diesel por óleo vegetal, diesel de cana-de-açúcar, etanol, biogás e gás natural (09/22)
- na Fenatran, apresentação da linha de motores adaptada para as novas normas Proconve P8 (Euro 6): F1C (que equipa Iveco Daily e VW Delivery Express+) recebeu sistema de pós-tratamento combinado SCR e EGR, ganhando torque em baixas rotações, 6% de economia de combustível e maior intervalo entre revisões, enquanto que N67 (utilizado no Iveco Tector) veio com sistema de pós-tratamento SCR atualizado, trazendo mais potência e economia; também foram expostos o Cursor 13, importado da Argentina e instalado no novo S-Way, e elétricos importados de sua divisão ePowertrain (11/22)
- firmada parceria com as Universidades Federais de Itajubá e do Pará, com a Universidade Estadual Paulista e a Mahle Metal Leve, visando testar o uso de etanol, biometano e hidrogênio verde em motores bicombustível; os testes serão realizados no centro tecnológico da Mahle, com apoio de estudantes e professores das três universidades (12/22)
- em conjunto com New Holland, FPT instala em fazenda de Brasilândia (MS) sistema de geração de biometano para abastecer tratores T6 Methane Power da marca, ainda importados (04/23)
- em trabalho conjunto com a Universidade Federal de Itajubá (MG), FPT apresenta protótipo de motor bicombustível para aplicação em máquinas agrícolas, apto ao uso de diesel associado a etanol, biogás, gás natural, diesel de cana-de-açúcar, óleo vegetal ou hidrogênio (09/23)
- em conjunto com Mahle Metal Leve e três universidades brasileiras, FPT inicia projeto de motor flex para veículos comerciais, substituindo diesel por etanol, biometano e gás natural, com horizonte de dois anos para sua conclusão (11/23)
- FPT se inscreve no programa federal Mover – Mobilidade Verde e Inovação, e é uma das primeiras 23 empresas habilitadas; um dos projetos em vista trata da produção nacional de motores elétricos, com lançamento estimado para 2026 (04/24)
- investimentos na fábrica argentina para a produção de motores pesados a gás e a etanol (05/24)
- na feira Lat.Bus 2024, apresentação do motor N60 CNG, de seis cilindros e 204 cv, desenvolvido para utilizar gás natural, GLP ou biometano (07/24)
- na Fenatran, FPT anuncia investimento de R$ 127 milhões em suas operações brasileiras para o período 2025-28; os recursos serão voltados para o desenvolvimento de novos motores movidos a combustíveis alternativos, com principal foco no biodiesel, gás e etanol; também foi divulgado o programa Repower FPT, que viabiliza a substituição de motores diesel de qualquer marca por unidades a gás (10/24)