FONTANARI |
Automóvel de construção artesanal inspirado nos carros esporte clássicos de dois lugares, construído pelo amador João Luiz Fontanari, de Alegrete (RS), entre 1979 e 1981.
Esta não foi sua primeira experiência como construtor. Anos antes, em 1963, criou um pequeno carro anfíbio a partir de componentes de diversos veículos antigos, todos com mais de um quarto de século de idade – um chassi Ford T 1925, ao qual agregou um motor Ford V8 1938, uma caixa de câmbio Lincoln do mesmo ano e um diferencial Chevrolet 1929. A simpática carroceria de chapa de aço foi moldada em torno de uma estrutura tubular.
Apesar do seu declarado desconhecimento do ramo automobilístico, em sua nova tentativa João Luiz mostrou evidente avanço na qualidade da criação, montando um veículo bem proporcionado, com estilo próprio (não se tratava de réplica) e bom acabamento. A arquitetura era pouco usual em carros fora-de-série: chassi com longarinas, carroceria em chapa de aço e mecânica Chevrolet Chevette, fugindo assim à quase regra geral plataforma VW com motor traseiro refrigerado a ar e carroceria de fibra de vidro. Era sua intenção fabricar uma série do modelo, mas não consta que tal tenha chegado a acontecer.