FNV (ii) |
Fábrica Nacional de Veículos, empresa criada em 2005 em Santos (SP), pelo engenheiro Carlo Portaleoni, para comercializar os carros Carcará e Curupira, por ele projetados. O Carcará, concebido em 2004, recebeu estrutura tubular envolvente, integrando chassi e cabine, motor de motocicleta Honda ou Suzuki 1200, com quatro cilindros e 105 cv, montado na traseira, e caixa seqüencial Tiptronic com cinco marchas. Veículo de três rodas (duas direcionais na dianteira), é equipado com pneus de automóvel, três freios a disco, transmissão traseira por corrente e suspensão totalmente independente; a carroceria é de fibra de vidro.
Além deste veículo, de alta performance (segundo o fabricante, acelera de 0 a 100 km/h em apenas quatro segundos), Carlo também projetou o utilitário de três rodas Curupira, para um passageiro, em duas versões: com motor a gasolina de 7,5 cv, velocidade máxima de 50 km/h e capacidade para 40 kg de carga, ou diesel de 10 cv, 40 km/h e 120 kg de carga, com possibilidade de tracionar um reboque com até 500 kg. O Curupira é um modelo conceitual, e dele ainda não foi construído nenhum protótipo.