FERRARI
|
Fábrica de furgões que operou em São Paulo (SP) nos anos 50 e 60. Com a instalação da indústria automobilística brasileira e o início de produção de picapes no país, a empresa entrou no nascente ramo de transformação de veículos. Em 1959, incentivada pela Ford, propôs uma camionete para a picape F-100, substituindo a cabina, a partir da coluna A, por uma carroceria de traseira alongada e linhas futuristas, com para-brisas panorâmicos na traseira. Tinha apenas duas portas, oito lugares e compartimento para bagagens atrás do terceiro banco, acessado por uma grande tampa abrindo para cima.
Além desta, continuou apresentando novos modelos nos anos seguintes, entre cabines-duplas, ambulâncias, carros de polícia e caminhonetes em estilo mais convencional. Em 1965, por encomenda da agência paulistana da companhia aérea Lufthansa, construiu uma van, também sobre chassi F-100, com porta lateral de duas folhas e grande porta única, na traseira. O carro tinha posto de direção avançado e, para tal, pedais e caixa de direção foram reposicionados. Construído em chapas de aço, com piso de madeira e divisória atrás do banco dianteiro, o veículo foi utilizado como furgão; a ele foi aplicada a grade original da picape, com faróis e lanternas. Em 1967 a Ferrari foi sucedida pela Decândia.
-
- Caminhonete Luxo - uma das carrocerias projetadas pela Ferrari a partir da picape Ford F-100 1959.
-
- O mesmo modelo, reproduzido em material publicitário de 1960 (fonte: portal casadocolecionador).
-
- Caminhonete Ferrari Ford Standard (fonte: portal casadocolecionador).
-
- Furgão Ferrari Ford em extrato do prospecto publicitário de 1960 (fonte: portal casadocolecionador).
-
- Ambulância Ferrari Ford no mesmo folheto (fonte: portal casadocolecionador).
-
- Caminhonete Ford com carroceria Ferrari, "estrelando" o seriado Vigilante Rodoviário (episódio O Garimpo) (imagem: Canal Brasil).
-
- A primeira caminhonete desta série, exposta no stand da Ford no I Salão do Automóvel (fonte: Anfavea).
-
- O carro da Ferrari no stand da Ford, de corpo inteiro nesta imagem (foto: Manchete).
-
- Caminhonete Ferrari fornecida para o Lóide Aéreo, também com stand próprio no I Salão (fonte: Jorge A. Ferreira Jr. / Anfavea).
-
- Cabine-dupla Ferrari sobre F-100 1959 (fonte: portal carrosantigos).
-
- A mesma picape em vista lateral (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / carrosantigos).
-
- Cabine-dupla Ferrari para a picape F-100, em 1961 exposta no stand da Ford no II Salão do Automóvel (foto: Manchete).
-
- Novas carrocerias foram projetadas para a picape F-100 de 1962 (fonte: portal carrosantigos).
-
- Para fazer par com a caminhonete, a Ferrari também projetou esta cabine-dupla em 1962.
-
- Três F-100 cabine-dupla do mesmo modelo na frota do jornal Folha de São Paulo (fonte: Transporte Moderno).
-
- Ford F-100 com carroceria Ferrari no serviço policial de São Paulo (fonte: site saopauloantiga).
-
- Na ocasião a Ferrari também propôs esta transformação menos rebuscada (fonte: portal carrosantigos).
-
- Ambulância Ferrari sobre F-100 1962 (fonte: portal carrosantigos).
-
- Furgão F-100 Ferrari na versão policial (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / carrosantigos).
-
- Stand da Ferrari no III Salão do Automóvel, em outubro de 1962; note o estilo sempre futurista das carrocerias (fonte: Jorge A. Ferreira Jr. / Anfavea).
-
- Outro aspecto do stand da Ferrari no Salão de 1962 (foto: O Cruzeiro).
-
- A mesma cabine-dupla mostrada no Salão, nesta foto por ocasião de sua apresentação oficial à Ford (fonte: portal carroantigo).
-
- A cabine-dupla Ferrari dispunha de três portas - duas à direita e uma à esquerda (fonte: portal carroantigo).
-
- Uma variante da cabine-dupla Ferrari com "ares" de sedã (fonte: portal carroantigo).
-
- Diante da fábrica da Ford, a caminhonete da mesma família (fonte: portal carroantigo).
-
- Ford F-360 1965 da SSP/SP com carroceria furgão para transporte de presos (fonte: site saopauloantiga).
-
- Van sobre chassi F-100, construída pela Ferrari em 1965 (desenho: LEXICAR).