> FERA

FERA | galeria

Excelente réplica de um dos mais elegantes carros esportivos britânicos de todos os tempos – o Jaguar XK 120, de 1948 –, produzida pela Indústria de Artefatos Metálicos Bola S.A., empresa do setor de autopeças e implementos agrícolas criada em São Paulo (SP), em 1948. Desenvolvida pelo colecionador Henrique Erwene em 1979, a réplica foi lançada dois anos depois com o nome Fera XK 4.1 HE, referência às iniciais do criador do automóvel e à cilindrada do motor Chevrolet Opala que utilizava (6 cilindros, 4.093 cm3, 171 cv).

O carro tinha chassi tubular com freios dianteiros a disco, molas helicoidais e direção mecânica; caixa de quatro marchas, suspensão dianteira independente e eixo rígido traseiro também vinham do Opala. Tal opção obrigou a que fosse desrespeitada a bitola original, alargada em 11 cm; conseqüentemente, também a carroceria de fibra de vidro e a grade cresceram em largura equivalente, ficando o carro, no final, com visual ainda mais elegante do que o da mais bela versão do XK, o modelo 150, de 1957.

Foi grande o cuidado com os materiais de acabamento: couro no painel, estofamento e revestimentos, madeira no volante, latão e cobre cromados na grade, aço inoxidável nos para-choques e retrovisores, vidros ray-ban, outros componentes em magnésio e antálio. Apesar da qualidade da réplica, seu preço limitou fortemente a demanda e apenas 12 unidades foram vendidas até 1983, quando a produção foi suspensa. Matrizes e projeto foram adquiridos pela Indusfera Indústria e Comércio, de Guarulhos (SP), que construiu mais alguns poucos carros, sob encomenda, até revender os direitos de fabricação para a Americar, em 2003.

 

 





GmailFacebookTwitter