FER CAR |
Fabricante paulistano que iniciou suas atividades na primeira metade da década de 80, construindo buggies convencionais com santantônio tubular, montados sobre qualquer tipo de plataforma Volkswagen, nova ou usada. No final da década o carro ganhou uma versão com barra tipo targa, recebendo o nome Uggy.
Desde alguns anos antes, acompanhando a efêmera moda de então, a empresa também transformou o VW Brasília em falso fora-de-estrada (ou Brasília baja), processando alterações estéticas que davam ao modelo ar mais agressivo, porém em quase nada mudando seu comportamento em terrenos difíceis. Os para-lamas eram substituídos por outros de plástico reforçado com fibra de vidro, com arcos de roda maiores, capazes de alojar pneus lameiros; outras peças de fibra eram aplicadas na frente (toda ela composta de superfícies planas e arestas vivas), aumentando o ângulo de ataque. Um corte profundo era realizado na lateral traseira, criando janelas “panorâmicas” ao estilo das picapes cabine-dupla. O Brasília baja Fer Car tinha faróis retangulares e para-choques tubulares.
Com a razão social Fer Car Indústria e Comércio de Veículos Ltda., a empresa permanece em operação ininterrupta há mais de 30 anos. O baja há muito deixou de ser fabricado; seu antigo buggy, no entanto, agora chamado Sumaya, até hoje permanece em linha, ao lado do modelo Veneno, cópia do famoso Kadron projetado por Anísio Campos, e de uma réplica do Porsche Spyder 550, com mecânica VW refrigerada a ar. Por algum tempo a firma também produziu o buggy Naja One, modelo curto ao “estilo nordestino”, com linhas quadradas e faróis retangulares.
<fercarbuggy.com.br>