FCA |
Grupo automobilístico multinacional, formado em 2014 pela fusão da italiana Fiat SpA com a norte-americana Chrysler Corp.
A Chrysler vinha de uma trajetória constante e acentuada de queda de vendas, agravada pela mal sucedida união, em 1998, com a alemã Daimler-Benz (originando a DaimlerChrysler), associação desfeita em 2007. A consequência inevitável foi a concordata que alcançou a empresa em 2009.
A queda foi sustada em junho, após a assinatura de compromisso de reestruturação com os governos dos EUA e Canadá e com o fundo de pensão do UAW – o sindicato dos trabalhadores da indústria automobilística -, então os três principais credores da empresa.
A Fiat teve participação decisiva no programa de reestruturação, com injeção de significativa parcela de capitalização. Recuperado o equilíbrio financeiro, em janeiro de 2014 os italianos adquiriram os restantes 41,5% de ações em mãos de terceiros, passando a assumir o controle integral da empresa norte-americana.
Nova holding foi criada para gerir os dois Grupos – Fiat Chrysler Automobiles NV (posteriormente apenas FCA US LLC, não mais trazendo Chrysler no nome); a nova empresa ganhou sede em Londres. Além das marcas Chrysler, Dodge e Jeep, a FCA herdou da Fiat nomes icônicos, como Alfa Romeo, Lancia e Maserati.
Em outubro de 2019, FCA e PSA – grupo francês controlador da Peugeot e Citroën -, anunciaram a união de seus negócios mundiais sob a forma de fusão, cada grupo controlando 50% da nova corporação, fusão oficialmente concluída em janeiro de 2021, sob a nova razão social Stellantis N.V..