FAPINHA
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Criada em 1970 como Divisão de Mini-Carros da empresa FAPA S.A. e ainda hoje em operação, a Fapinha Mini Veículos e Motores Ltda. é o mais antigo fabricante de minicarros motorizados do país. Presente em diversas edições do Salão do Automóvel, a empresa, que já produziu pedalinhos, carretas para camping e transporte de motos, hoje também fornece triciclos, quadriciclos e mini gaiolas, além de uma extensa gama de veículos infantis.
Seu primeiro carrinho foi lançado em 1971, com chassi tubular e carroceria aberta de fibra-de-vidro, que seria reproduzido, em grande número de versões, por mais de três décadas. Logo no ano seguinte, aproveitando-se do primeiro campeonato de Fórmula 1 conquistado por Emerson Fittipaldi, lançou o Fórmula F – a réplica do seu Lotus, também produzido por muitos anos, com as cores de diferentes escuderias. Depois veio o X-180 – um mini-conversível esportivo, e em 1973 o Fórmula F Especial, inspirado no Lotus John Player Special negro e dourado. Todos os carros, naquela atura, utilizavam motores Pasco-Lambretta de 160 cm3.
A Fapinha, aliás, sempre procurou valorizar os seus veículos vinculando-os às diversas manifestações do automobilismo, daí tantos nomes de inspiração esportiva: GT Rallye, Camel Trophy, Monte Carlo, Off Road, Cross Adventure, Cross Sahara. A empresa sempre foi prolífica no lançamento de modelos e variantes e, no final da década de 70 (quando passou a utilizar motores estacionários Honda de 150 cm3), além dos mini-fórmulas, também produzia versões com carenagem dianteira (verdadeiras réplicas de buggy) e com para-brisa e capota.
Para 1985 preparou o Speed, minicarro com gaiola e para-choques tubulares, encosto para a cabeça e pneu estepe, seguido do mais sofisticado e equipado Camel Trophy, com pintura com padrão de camuflagem militar, teto de chapa perfurada e capa (também camuflada) para o estepe; também em 1985 foi lançado o Tricross, primeiro triciclo infantil produzido no Brasil. Em 1986, mais duas variantes, ambas com faróis retangulares sobre as asas dos para-lamas: Ilha da Fantasia, para meninos, com toldo branco, e Fashion, para meninas, pintado nas cores rosa e branco. No ano seguinte, no II Salão do Veículo Fora-de-Série, a Fapinha expôs réplica reduzida do monoposto de Fórmula 1 utilizado pela Ferrari na temporada; equipada com motor de 3,5 cv e câmbio de duas marchas, seria lançada meses depois.
Em 1991 saiu o Xingu, primeiro minicarro totalmente novo, desde os F1, que seria produzido por mais de 15 anos: o carrinho tinha presença marcante, com suas cores vivas, a frente alta, adornada por falsa grade, faróis e placa de licença fictícios, cintos de segurança e estrutura periférica tubular, compreendendo para-choques, estribos e gaiola de proteção.
Para o novo século, a Fapinha trouxe a completa renovação da linha, a começar pelo Xingu, que ganhou nova frente – no mesmo estilo, porém com formas mais arredondadas. Logo depois foi apresentado o jipe Adventure, lembrando o Troller, com motor Honda de quatro tempos, 160 cm3 e 5,5 cv. A seguir vieram o Fox Desert (logo rebatizado Cross Dakar), o modelo Xingu fora-de-estrada, com faróis redondos montados na carenagem dianteira e pneus para qualquer terreno; o EcoSport (depois Mini Sport), simpático jipe aberto, levemente inspirado no EcoSport da Ford; os caminhões Super Truck, réplicas Scania e Volvo, com motor Italy de quatro tempos e 6,5 cv; e, finalmente, a gaiola Sahara (freios a disco nas quatro rodas, 150 cm3 e 7,5 cv), que teve uma versão mais potente (250 cm3 e 12,5 cv), para adolescentes e adultos, importada no final de 2008.
Hoje, além do Cross Dream (ex Cross Dakar), jipe Power Sport (ex Adventure) e MiniSport, a Fapinha fabrica diversos tipos de mini-motos, bicicletas elétricas e quadriciclos, dentre os quais o Panda (49 cm3 e 5 cv). Compreendendo um total de 15 modelos, sua linha hoje inclui diversos importados, dentre os quais a gaiola Africa Cross Country, com motor de quatro cilindros refrigerado a água, 1,1 litro e 39 cv e câmbio de quatro marchas, mais ré.
Nos últimos anos o foco de sua produção vem sendo redirecionado, cada vez mais se voltando para os mercados adolescente e adulto; a maior parte dos veículos perdeu, assim, o caráter ingênuo de brinquedos infantis, ganhando cores fortes e quentes e agressividade de linhas. Com 87% dos componentes de fabricação própria, seus veículos são exportados para os EUA e diversos países da América Latina e Europa.
<fapinha.com.br>
- Protótipo do primeiro mini-buggy Fapinha.
- Pequena propaganda para o primeiro Fapinha (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Od três modelos em linha em 1973 (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Propaganda Fapinha do início de 1979; note que, além de uma variada linha de mini carros, a empresa fabricava pedalinhos e reboques para campismo.
- Desde o início a Fapinha projetou diversas variantes para cada um de seus modelos: aqui, a partir de seu primeiro minibuggy, as versões Fashion e Off Road (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Minibuggy Fapinha na versão Ilha da Fantasia (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Fórmula F, de 1972, inspirado no Lotos F1 de Fittipaldi.
- Mini-conversível X-180, novidade de 1974.
- Fapinha Speed, de 1985.
- Totalmente original e perfeitamente conservado, este Fapinha Speed foi fotografado em 2015 (fonte: Gabriel Souza).
- Fapinha Cross, derivado do Speed, aqui nas versões Fuori Strada e Albatroz (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Cross em versão especial de seis rodas (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Fapinha Tricross, de 1985, foi o primeiro triciclo infantil motorizado nacional.
- O primeiro quadriciclo da Fapinha foi também lançado em 1988, no XV Salão do Automóvel.
- Lançada em comemoração à primeira conquista de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, esta réplica foi, com diferentes pinturas, produzida por muitos anos; o modelo da foto, de 1989, tinha motor Branco de 3,5 cv e homenageava a vitória de Emerson na Fórmula Indy.
- Fórmula Indy de Fittipaldi, Cross e Speed em publicidade da Fapinha (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- A Fapinha produziu sua réplica do mini Fórmula 1 no padrão de pintura das equipes Lotus, Benetton, Ferrari, Williams e McLaren (aqui reproduzida) (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Fapinha Camel Trophy, atualização de um dos três primeiros modelos damarca (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Fapinha Camel (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- O primeiro modelo Fapinha na versão 1993 (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Fapinha Monte Carlo, modelo de 1994 (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Quadriciclo FX-4, outra novidade de 1994 (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Pequena peça de propaganda da Fapinha, de 1995; na imagem, o minicarro Xingu, lançado em 1991 e até recentemente em produção.
- Fapinha Xingu (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Modelo de sucesso, o Fapinha Xingu se manteve em produção por mais de uma década (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Fapinha Fox Desert (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- A linha Fapinha no final da década de 2000 (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Jipe Adventure, um dos primeiros lançamentos da Fapinha no século XXI e até hoje (2023), denominado Power Sport, ainda encontra-se em produção.
- Fapinha MiniSport, inspirado no Ford EcoSport.
- Cross Dakar e quadriciclo FS (importado da China), em propaganda de 2008.
- Mini-caminhão Fapinha Super Truck, na versão inspirada no Volvo.
- Super Truck Fapinha inspirado no Scania de cabine avançada; ao fundo a "réplica" do Volvo (fonte: Paulo Roberto Steinhoff / carro.mercadolivre).
- Na década de 2010 a Fapinha incorporou motos à sua linha de produtos (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Quadriciclo Panda.
- Fapinha Cross Dream - nova denominação do Cross Dakar em 2023 (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Fapinha MiniSport na versão 2023 (fonte: Paulo Roberto Steindoff).
- Um dos diversos modelos hoje importados pela Fapinha, a gaiola Africa Cross Country é o maior veículo de sua linha de produtos.