EMPRETEC |
Fundada em 1970, como prestadora de serviços de manutenção de empilhadeiras, a Empretec Ltda. acabou por ingressar no ramo industrial, tornando-se hoje importante fornecedora de equipamentos de movimentação e transporte, alguns deles altamente especializados, tais como os destinados a operações ferroviárias. Instalada em Guarulhos (SP), a empresa produz, com tecnologia totalmente desenvolvida no país, equipamentos para manutenção e inspeção de linhas férreas e de telecomunicações, assentamento de redes de gás e serviços de transporte em geral.
São mais de quadro dezenas de categorias de produtos, três delas compreendendo veículos autopropelidos sobre pneus: guindastes mecânicos, empilhadeiras pesadas e veículos rodo-ferroviários. O primeiro destes hoje se encontra fora de linha – um rústico guindaste de cabos para 9 t, com elevação hidráulica da lança, dotado de estrutura monobloco integrando chassi e gaiola de aço, motor diesel, eixo de tração (dianteiro) com rodado duplo e eixo direcional (traseiro) pivotado. Segundo equipamento autopropelido é uma empilhadeira off-road (segundo nomenclatura da própria empresa) modelo 3500E, construída a partir da transformação de tratores agrícolas, com capacidade para 3,5 t e elevação de até 4,0 m, própria para operação em terrenos irregulares, especialmente na indústria madeireira e florestal.
A principal atividade da Empretec é hoje, contudo, o fornecimento de veículos rodo-ferroviários – equipamentos de origem rodoviária (caminhões, picapes, utilitários e tratores) adaptados para trafegar sobre trilhos, dos quais é um dos raros fabricantes no país. A transformação compreende a fixação, nas extremidades do chassi do veículo, de dois conjuntos compostos de sub-chassi, eixo com rodas ferroviárias de pequeno diâmetro e sistema (hidráulico, elétrico ou mecânico) de elevação, permitindo operá-lo no asfalto (com os eixos adicionais recolhidos) ou na via férrea, com as quatro rodas de aço encaixadas nos trilhos; neste caso, os pneus traseiros, correspondentes ao eixo de tração, permanecem em contato com o trilho, atuando na movimentação do veículo.
Dentre os lançamentos mais recentes da empresa estão: plataforma de manobra acionada por empilhadeira; rebocador ferroviário montado sobre trator agrícola com capacidade de tração de 900 t; rebocador industrial sobre trator agrícola, para até 750 t; e rebocador ferroviário de grande porte, com capacidade de tração de 2.000t, tracionado por motor diesel de 260 cv. Customizados e fabricados por encomenda, os equipamentos podem ser projetados para bitolas de 1.000, 1.435 ou 1.600 mm e, dependendo da aplicação, receber ar condicionado, engate automático regulável em altura, areeiro e conjunto de câmeras para monitoramento das rodas, do engate e visão da cauda da composição.
A Empretec também projeta e fabrica carretas militares, rodoviárias e industriais e troles automotrizes de uso estritamente ferroviário, acionados por motores diesel entre 96 e 220 cv, em versões para serviços de manutenção de linha e para transporte de passageiros, estes com capacidade para até 30 pessoas.
Já na segunda década do século a Empretec passou a representar no Brasil três fabricantes estrangeiros de máquinas especializadas: a suíça Terra, na área de equipamentos para implantação não destrutiva de cabos e tubos, e as alemãs Kirow (guindastes ferroviários) e Zwiehoff (rebocadores de vagões).
<empretec.com.br>