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Emisul Montadora e Comercial de Veículos Ltda. foi a empresa gaúcha que assumiu a produção dos veículos Emis quando esta encerrou suas atividades, em 1988. Quase todos os modelos foram mantidos em linha, mas alguns melhoramentos foram imediatamente introduzidos nos buggies. Ainda que as linhas gerais da carroceria de fibra tenham sido mantidas, a dianteira foi bastante modificada, passando a integrar na carroceria os quatro faróis – os dois principais sob os para-lamas e os secundários dos lados da placa de matrícula, por trás do para-choque tubular. Também foi lançada uma versão com duas portas.

Em 1991 foi o a vez da revisão do mini-carro Art – relançado com o nome Minor – que recebeu nova frente, faróis retangulares do Chevrolet Chevette, lanternas traseiras do Fiat Uno, amplos para-choques de plástico e freios dianteiros a disco; o painel do Volkswagen Gol foi substituído por um modelo mais recente. Em função da adoção de novo para-brisa traseiro, as janelas laterais ficaram maiores e as últimas colunas mais inclinadas. Parte do esforço de atualização do projeto do Art, porém, ficou prejudicada por terem sido desconsideradas as duas últimas e importantes mudanças anteriormente introduzidas pela Emis, quais sejam o melhor acesso ao motor e os assentos adicionais na traseira. O Minor permaneceu em produção por pouco mais de um ano, tendo sido fabricadas 23 unidades.

Dos diversos produtos Emis, apenas o buggy é ainda produzido. Já no século corrente, a produção foi assumida pelo Estaleiro BB Barcos & Emisul, de Porto Alegre (RS). Fabricado sob encomenda, o carro possuía chassi próprio (túnel central em duplo U soldado e berço do motor em treliça tubular de seção circular), utilizando a tradicional mecânica VW, recondicionada; a suspensão dianteira com barras de torção também era VW, porém a traseira permanecia a mesma dos antigos Emis. O desenho da carroceria (com ou sem portas) se manteve o mesmo do relançamento do carro pela Emisul, em 1989, a menos do sentido de abertura da tampa do porta-malas, que foi invertido.

Ainda sob encomenda, o buggy Emis é hoje produzido em Imbituba (SC), completo ou sob a forma de kit. Desde 2010 o carro completo é fornecido com motor VW Fox 1.4 flex, refrigerado a água, apenas na opção 0 km. Para utilizar mecânica usada o comprador deve adquirir um kit para montagem doméstica, composto de chassi tubular, suspensão traseira com molas helicoidais e carroceria, incluindo para-choques, santantônio, para-brisa e bancos estofados.

<emisul.com>





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