EMÍLIO PASULA
|
Pequena firma de São Paulo (SP) dedicada à fabricação artesanal de carrocerias de madeira de nome Emilio Pasula & Filho Ltda.. Embora seu período mais produtivo tenha sido a transição das décadas 50 para 60, ainda em 1970 a empresa se apresentava como especialista na “construção e reformas de carroçarias de ônibus“. Produziu veículos urbanos e rodoviários utilizando componentes de terceiros. Surpreendentemente o Ceará foi um de seus mais importantes mercados.
-
- Carroceria Pasula montada sobre chassi LP, em 1960 operando linhas rodoviárias entre Fortaleza e o interior do Ceará (fonte: portal museudantu).
-
- Mais um LP com carroceria Pasula no Ceará, este do Expresso Cearense, de Juazeiro do Norte, operando ligações com o sul do país (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
-
- Do mesmo Expresso Cearense era este outro LP de desenho mais requintado (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / mobceara).
-
- Raro flagrante de uma carroceria fabricada por Emílio Pasula; montado sobre chassi Mercedes-Benz LP-321, o ônibus operava entre Lorena e Guaratinguetá (SP), em 1959 (fonte: site museudantu).
-
- Pasula em chassi Mercedes-Benz LPO-321 pertencente ao Expresso Santo Antônio, de Queimadas (BA), atendendo à ligação de longa distância com São Paulo (SP); denominada "Pioneira do Sertão da Bahia", a empresa foi fundada em 1961 (foto: Allinson Henrique / onibusbrasil).
-
- Outro Pasula do Expresso Santo Antônio, este sobre LP-321 - dado o número de série, provavelmente posterior ao carro anterior (foto: Allinson Henrique; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / onibusbrasil).
-
- O mesmo ônibus em imagem evidenciando as péssimas condições de acesso à cidade de Itiúba, destino da linha originária de Salvador (foto: Allinson Henrique; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / onibusbrasil).