> EL DETALLE

EL DETALLE | galeria

A empresa argentina El Detalle S.A.C.I. y F. foi fundada na década de 50, operando como fabricante de carrocerias de ônibus até 1987, quando obteve autorização para produzir chassis e ônibus completos. Visando destaque na nova atividade, a empresa (com o novo nome El Detalle – Terminal Automotriz) projetou um chassi com motor traseiro e suspensão pneumática, ao qual deu o código OA-101, o primeiro do país especialmente concebido para o transporte de passageiros.

Em 1990 a El Detalle voltou-se para o mercado brasileiro, apresentando seus veículos na Expobus, em São Paulo. Como demonstração do seu interesse pelo país, a empresa fez questão de expor um produto trazendo os principais componentes já de fabricação brasileira (motor MWM, caixa, diferencial e eixos). Embora tivesse apresentado um ônibus completo, a empresa adiantou seu desejo de não concorrer com as encarroçadoras nacionais, anunciando a decisão de produzir no Brasil tão somente chassis para uso urbano.

Em 1992 a El Detalle optou por se instalar em Gravataí (RS), onde adquiriu uma área fabril desativada. Sob a razão social El Detalle do Brasil Automotores Ltda., a nova empresa planejava produzir 100 unidades mensais, conquistando 10% do mercado nacional e exportando para o restante da América Latina. O chassi a ser fabricado seria o mesmo OA-101, com motor traseiro (MWM de seis cilindros e 180 cv ou Cummins de 210 cv, turboalimentados), caixa mecânica Eaton-Clark ou automática Allison e suspensão pneumática (dois foles à frente e quatro atrás) com controle automático de nível e de distância do solo. Seriam três as opções de distância entre-eixos.

Prevista para o segundo semestre de 1993, a inauguração da fábrica foi por várias vezes adiada, até que o projeto foi abandonado. Anos depois, em 1998, a El Detalle retomou seus planos, mobilizando-se para  colocar em operação a unidade de Gravataí, mas a situação econômica argentina agravou-se e, uma vez mais, a empresa desistiu da iniciativa. As instalações, cuja inauguração estava prevista para outubro de 2000, foram posteriormente transferidas para um grupo de investidores brasileiros e argentinos, dando origem à Indabra. Em 2006 a Justiça argentina decretou a falência da El Detalle.





GmailFacebookTwitter