EION |
Start-up paranaense dedicada à produção de automóveis elétricos. Em 2018 o grupo empreendedor, liderado pelo engenheiro eletricista Milton Francisco dos Santos Jr., apresentou sua primeira criação: o buggy Power, em três versões – Econômico, Padrão e Luxo.
Tido como o primeiro buggy elétrico do mundo, utiliza a carroceria do Bugway, da também paranaense Wake; motores elétricos e de tração são fornecidos pela WEG. Os três modelos se diferenciam fundamentalmente pela potência e pela capacidade das baterias de lítio-ferro-fosfato – e conseqüentemente pela autonomia: a partir da versão “de entrada” Econômico, os carros são, respectivamente, movidos por motor de 12, 23 e 66 kW e têm autonomia de 150, 250 e 500 km, proporcionada por baterias de 12,7, 25,5 e 51,1 kWh, com tempo de recarga de 5, 9 e 15 horas.
Possui suspensão totalmente independente, frenagem regenerativa com discos nas quatro rodas e tração traseira. Moldada em plástico reforçado com fibra de vidro, a carroceria possui estrutura tubular, com arco do para-brisa e targa reforçados com aço. Como opcionais, são oferecidos ABS, airbags, capotas de inverno e de verão, ar-condicionado e dois tipos de acabamento das rodas de liga.
Além se ser vendido pelo site da eiON, o carro estará disponível através de um serviço de compartilhamento (por ora apenas em Curitiba), que permitirá a qualquer pessoa localiza-lo por meio de aplicativo e conduzi-lo, como ocorre com patinetes e bicicletas.
É intenção da eiON produzir automóveis completos, mas, para deslanchar o negócio, decidiu começar investindo em um modelo “de nicho”, de mais fácil construção e próprio para lazer. Em 2019 foi iniciada a fase de captação de investidores para permitir industrializar o veículo.
<aaaeion.com>
[LEXICAR agradece a contribuição de Paulo Roberto Steindoff na criação desta página.]