EFFA |
Marca dos veículos chineses Changhe e Hafei montados no Uruguai pela Effa Motors. Os primeiros modelos exportados para o Brasil, a partir de 2008, foram três utilitários leves de origem Hafei (minivan, furgão e picape). Por ocasião da chegada das primeiras 35 unidades ao país a empresa comunicou a intenção de, em um ano, adquirir instalações em Manaus (AM) para fabricar diversos outros modelos, dentre os quais o pequeno dois volumes Changhe M100 e uma picape cabine dupla e uma van médias. Como meta para o primeiro ano, a empresa anunciou a produção de mil unidades de utilitários Hafei, com componentes importados sob a forma SKD.
Até 2011 nenhuma ação concreta com relação à fabricação local havia sido tomada. Em março daquele ano, dando a entender mudança de rumo em seus planos, foi informado que a empresa procurava local para instalar no Brasil um centro de pesquisas e desenvolvimento para a América Latina; ali, em conjunto com a também chinesa Lifan, seria projetado um automóvel pequeno para comercialização em todo o mundo. Em 2012, os planos de produção local dos veículos Hafei foram retomados pela empresa CN Auto, mas também dessa vez nada de concreto ocorreu.
A solução acabou sendo encontrada pela própria Effa, que em 2015 inaugurou fábrica própria na Zona Franca de Manaus (AM), onde iniciou a montagem de dois caminhões leves – divulgados pela empresa como picapes -, os modelos K01 e K02, este com cabine dupla. Ambos possuíam motor a gasolina de quatro cilindros (duas válvulas por cilindro), 1.012 cm3 e 53 cv refrigerado a água, câmbio manual de cinco marchas, tração traseira, suspensão McPherson na dianteira e por eixo rígido com feixe de molas na traseira, freios a disco na frente e a tambor atrás e direção mecânica. A capacidade de carga (incluindo ocupantes e carroceria) era de 940 kg.
No ano seguinte dois modelos levemente maiores foram agregados à linha: V21 e V22 (cabine-dupla), com capacidade para 1.240 kg (também incluindo carroceria e ocupantes) e motor de quatro cilindros (16 válvulas), 1.310 cm3 e 78 cv. As demais características acompanhavam as dos modelos menores.
Os quatro podem ser fornecidos de fábrica com complementos diversos, como gaiola, suporte para transporte de vidros planos, baú e capota de lona. É desconhecido o conteúdo nacional dos veículos.
Apesar de dispor de capacidade de montagem de mil unidades mensais, a produção vem sendo irrisória: 220 em 2017, 40/mês em 2018 e 100/mês em 2019. A curto prazo a Effa planeja introduzir em linha a van V25.
<effamotors.com.br>