DYNAPAC |
Fundada em 1934 com o nome AB Vibro-Betong, é uma empresa sueca que desde o início especializou-se na fabricação de vibradores de concreto e equipamentos para pavimentação; em 1973 seu nome foi alterado para Dynapac. Entre 2007 e janeiro de 2017 a empresa pertenceu ao grupo sueco AtlasCopco, quando foi vendida para a francesa Fayat – fabricante, no Brasil, das máquinas Bomag. (Bomag e Dynapac manteriam independência administrativa e comercial, buscando a complementaridade de produtos em cada mercado O processo de aquisição foi concluído em outubro, quando as máquinas Dynapac passaram a assumir nova identidade visual, nas cores branca, cinza e vermelha da Fayat.)
ATLAS COPCO Grupo industrial sueco especializado na produção de máquinas de mineração, de compressores e ferramentas pneumáticas. Fundado em 1873, possui instalações fabris em mais de duas dezenas de países. Em 2004 adquiriu a divisão de perfuratrizes da norte-americana Ingersoll Rand e três anos depois incorporou a Dynapac. A Atlas Copco chegou ao Brasil em 1955, como prestadora de assistência técnica para equipamentos importados, já em 1959 inaugurando sua primeira fábrica no país, em São Paulo (SP), dedicada à produção de britadores pneumáticos manuais. Novas plantas foram instaladas em Diadema (1975) e São Bernardo do Campo (anos 80), dando início à nacionalização de compressores de ar, ferramentas manuais e implementos para mineração. Nova unidade para compressores foi inaugurada em Barueri (SP) em 1995. O grupo é mundialmente estruturado em três divisões – Construção e Mineração, Ferramentas e Compressores – configuração também repetida no Brasil.
A planta brasileira da Dynapac foi instalada em 1958, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), nos primórdios da implantação da nossa indústria automotiva. Com razão social Equipamentos Industriais Vibro Ltda., foi a segunda do mundo (depois dos EUA) a ser construída fora da Suécia. Produzia equipamentos leves de operação manual para compactação de solo, acabadoras para asfalto, vibradores de imersão para concreto e rolos vibratórios rebocados, lisos ou tipo pé-de-carneiro.
O primeiro equipamento autopropelido nacionalizado pela Vibro, já no início da década de 60, foi o compactador vibratório em tandem CG-10. De pequeno porte (950 kg de peso operacional e 90 cm de largura), possuía motor a gasolina refrigerado a ar B&S de 8 cv, tração no rolo vibratório (o maior, dianteiro), câmbio de duas marchas para frente e para trás e direção no rolo traseiro. A máquina era fornecida com uma carreta rebocável sobre pneus para facilitar o deslocamento.
Nova máquina foi lançada em 1966, Isocompact Vibro, o primeiro compactador sobre pneus aqui fabricado pela empresa. Com peso de 6 t (ou 15 t, com lastro total) e 1,90 m de largura, era tracionada por motor diesel de 65 cv acoplado a transmissão hidráulica de quatro marchas com reversão. Possuía nove rodas – cinco traseiras, tracionadas, e quatro dianteiras, direcionais, cada uma com pivô próprio; todas tinham pressão regulável, e as dianteiras e a traseira central traziam suspensão hidráulica. Os freios hidráulicos atuavam sobre as saídas dos eixos dos diferenciais.
Embora a marca Vibro não tenha sido abandonada, a partir de 1967 seus equipamentos passaram a trazer a palavra Dynapac, acompanhada do nome do modelo. Além de sustentar intensa campanha de convencimento quanto às vantagens da utilização de rolos vibratórios, em lugar dos tradicionais estáticos, a Vibro continuava diversificando a linha e ampliando a gama de equipamentos de operação manual e de rolos rebocados, apresentando modelos maiores e mais potentes. Suas instalações modestas, contudo, não permitiam atender à demanda crescente nem produzir máquinas mais complexas, levando a matriz sueca a decidir pela construção de nova fábrica, inaugurada em 1971 em Taboão da Serra (SP).
A nova planta rapidamente mostrou ao que veio: além de permitir triplicar a produção em apenas um ano, abriu espaço para o lançamento de quatro máquinas novas em 1971 (tandem CG-11, articulada CC-40 e tracionadas CHB-66 e CFB-66) e três outras no ano seguinte (sobre pneus CP-27 e articuladas CA-25-D e CA-25-PD).
O primeiro lançamento da leva foi o compactador tandem Dynapac CG-11, de 2,0 t, com motor Agrale de 13 cv, “melhor do que qualquer rolo estático de 8-10 toneladas” graças a seu sistema vibratório. Neste caso, ao contrário do CG-10, o rolo vibratório e de tração era o traseiro e o direcional o dianteiro. O modelo de 2,0 t foi acompanhado do tandem CC-40, de 10,9 t – o primeiro articulado da marca -, este com dois tambores vibratórios e tracionados e motor Deutz refrigerado a ar de 90 cv. Dispondo de transmissão hidrostática com velocidade infinitamente variável e direção hidráulica, era capaz de subir rampas de até 35%.
Em 1972 chegaram o articulado CA-25 (nas versões lisa D e pé-de-carneiro PD, com 9,2 ou 11,0 t, tração no rolo e nos pneus, motor diesel Caterpillar de 125 cv, transmissão hidrostática e direção hidráulica) e o novo compactador sobre pneus CP-27, projetado no Brasil (27 t lastreado, motor Perkins de 110 cv ou Mercedes-Benz de 145 cv, quatro marchas com reversão, direção hidráulica, quatro rodas traseiras motrizes e cinco dianteiras direcionais e largura de compactação de 2,3 m). Nessa altura, o índice de nacionalização dos equipamentos Vibro chegava a 85%, dependendo do modelo.
Duas outras máquinas foram lançadas em 1973: o trator-compactador articulado tipo tamping (com pés-de-carneiro não oscilantes nas quatro rodas) CT-20, desenvolvido no Brasil a partir da pá carregadeira pesada Michigan 85-A, e a tandem articulada CC-43, de 9,8 t, com motor Caterpillar de 124 cv e amplitude de vibração variável para cada rolo. Em 1975, com a fábrica de Taboão da Serra já ampliada em 50%, mais um compactador articulado foi nacionalizado – o modelo compacto CA-15, com raio de giro de apenas 4,0 m, próprio para obras médias e operação em áreas pequenas. Equipado com motor MWM de 85 cv, transmissão hidrostática e direção hidráulica, vencia rampas de até 30%, com ou sem vibração.
Nos anos 90 a marca esteve por algum tempo fora do mercado brasileiro. Em 1994, a norte-americana ITT Flygt adquiriu 45% do capital da Dynapac Comercial, empresa de São Paulo (SP) que desde o ano anterior aqui fabricava os equipamentos Dynapac, ao lado de bombas Flygt, também de origem sueca. Além de diversas máquinas de operação manual, a Flygt brasileira produziu o rolo compactador leve Dynapac LR95H, de 1,5 t, com motor Agrale de 14 cv.
Em 2006 a empresa abandonou a marca Dynapac, mantendo todos os produtos em linha – inclusive o rolo compactador –, porém com o nome Flygt. No ano seguinte, a ITT Flygt adquiriu o restante do capital da empresa, abandonando a fabricação de equipamentos para construção, cujos direitos foram transferidos para os acionistas brasileiros que se retiravam da sociedade. Estes criaram a Vipart, para onde transferiram a produção dos equipamentos.
Hoje instalada em Sorocaba (SP), a Dynapac produz soquetes e placas vibratórias de operação manual, rolos de pneus e vibratórios, para solos e asfalto. Na feira M&T 2006 foram lançadas as linhas de compactadores vibratórios de um cilindro CA 150 (classe de 7 t, em cinco versões, com rolo liso ou pé-de-carneiro) e CA 260 (13 t, quatro versões), esta uma novidade mundial, assim como a CA 150A, para asfalto, produzida apenas no Brasil, para suprimento de todos os países. As máquinas de ambas as famílias eram acionadas por motores Cummins (respectivamente com 80 e 150 cv), podendo ser fornecidas com ou sem tração no cilindro.
Três anos depois, na M&T 2009, foram lançadas duas novas categorias de produtos: compactadores de pneus CP224 e 227 (24 e 27 t), com transmissão hidrostática, e o compactador CT300, para serviços pesados, com 21 t, 260 cv, caixa automática de quatro marchas e tambores montados sobre pneumáticos; como os demais modelos da marca, também estes eram acionados por motores Cummins.
Duas novas máquinas nacionais foram apresentadas na M&T 2012 (ano em que os diversos modelos foram renomeados): o compactador pesado CT3000 (atualização da CT300) e o rolo tandem vibratório articulado CC 424HF (110 cv, 10 t). Com estes, a linha de equipamentos fabricados no país alcançava sete modelos, em várias versões: além dos dois acima, cinco rolos vibratórios para solos com um cilindro (CA 150, 3500, 4000, 5000 e 6000, entre 7 e 19,5 t) e dois compactadores de asfalto sobre pneus (CP1200 e 2700).
Para complementar sua oferta de produtos, a Dynapac importa fresadoras, pavimentadoras e outras categorias de rolos, de maior e menor porte do que os aqui fabricados.
O que houve de novo a partir de 2022
- novo compactador tandem para asfalto CC 2200, de 7,0 t, com motor Cummins de 3,3 l e 99 cv; com opção de toldo ou cabine fechada com ar-condicionado, a máquina teve a autonomia ampliada, graças ao tanque de combustível e ao reservatório de aspersão de maior capacidade (05/22)
- Dynapac esteve presente na feira Paving 2024 apresentando sua linha de produtos nacionais ao lado de diversos modelos importados da Suécia, Alemanha e China (10/24)
- Dynapac introduz o primeiro compactador elétrico no mercado brasileiro, o modelo de pequeno porte CC1000 e, importado da China (10/24)
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