DUOEXO |
Projeto de automóvel desenvolvido por um grupo sete engenheiros e designers de seis cidades brasileiras, liderado por Fábio Birolini, fundador da extinta Lobini. O grupo se conheceu durante curso online sobre veículos especiais realizado em março de 2020, ao final do qual decidiu associar-se formalmente para projetar um carro de alto desempenho para circuitos Track Day e dele construir sete unidades – uma para cada participante da sociedade.
O conceito definido, espelhado na denominação do modelo – DuoExo – prevê a utilização de um chassi semiaparente (exoesqueleto) e sua eventual aplicação em mais de um tipo de veículo, inclusive fora de estrada e carro de rua. Em termos mecânicos, foi escolhida a solução realista de construir um veículo leve, com ganhos de performance graças à melhor relação peso-potência (5 kg/cv no protótipo), eficiente em pistas e confortável nas ruas.
Atuando no desenvolvimento virtual do carro, a empresa norte-americana MOVEdot, fundada pelo engenheiro brasileiro Bruno Finco, é também a responsável pelo acompanhamento e análise de todos os testes físicos em pista.
Construído em São Paulo (SP), o protótipo do DuoExo traz chassi tubular periférico, motor central-traseiro Ford 2.0 com 16 válvulas, injeção direta e 160 cv, câmbio manual de cinco marchas, tração traseira, suspensão independente por duplo A nos dois eixos, freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) e direção mecânica. Dotado de rodas de liga de 17″, o protótipo pesa cerca de 800 kg.
O primeiro teste de pista ocorreu em janeiro de 2024 no autódromo de Interlagos.