DELKA |
Indústria de reboques criada em Timbó (SC), no início da década de 80, dispõe de grande linha de produtos que inclui desde reboques para transporte de veículos, embarcações e animais até uma variada gama de trailers turísticos, com uma dezena de modelos de um e dois eixos, entre 4,6 e 8,7 m de comprimento. Também fabrica por encomenda trailers mais longos, equipados com 5a roda.
Em 2012 a Delka ingressou no setor de motor-homes, oferecendo quatro opções de veículos, três delas montadas em furgões (Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter e Renault Master), sem alteração externa da carroceria. O quarto modelo, montado sobre chassi de microônibus Mercedes-Benz LO 814, recebe carroceria de fabricação própria com dianteira e traseira moldadas em fibra de vidro. O interior, ao qual a cabine do motorista é totalmente integrada, é amplo e luminoso, contendo instalações completas de cozinha e banheiro.
A seguir passaram a ser oferecidas unidades de maior porte, construídas sobre veículos chassi-cabine Sprinter e Ducato, equipados com slide-out ou não. Em 2017 foi lançada nova versão sobre furgão – desta vez utilizando como base o Sprinter 415 CDI, com 4,3 m de entre-eixos e 14 m3 de volume interno – que passou a se constituir no modelo de maior capacidade da marca, na categoria.
Em 2017 a Delka foi adquirida pelo Grupo Fun. Já sob a nova gestão, em novembro , na 2a Expo Motorhome Show, em Novo Hamburgo (RS), apresentou um modelo radicalmente novo, com capacidade para seis pessoas, montado sobre van Sprinter longa, com 8,0 de comprimento. Construído em chapa de fibra laminada e muito espaçoso, graças à largura de 2,3 m, apresentava racional disposição interna, com excelente aproveitamento dos espaços disponíveis, grande quandidade de armários e ótimo acabamento. Possuía sala com slide-out, janelas importadas com black-out e mosquiteiro e cozinha com pia externa e interna.
Tratava-se ainda, porém, de modelo intermediário, pois a empresa já projetava nova estrutura para o veículo, de modo a reduzir ainda mais o peso. O produto final foi mostrado no início do ano seguinte, com algumas alterações de design e novo nome – Supremo, em duas versões (780 e M850). Os modelos menores, montados no interior de vans, foram denominados Ágio. A renovação da linha continuou, e no final de 2018 mais um modelo foi lançado – Legend -, para mecânica Sprinter e Iveco Daily, pela primeira vez utilizando no país novo sistema de construção da carroceria, em peça única e sem emendas. Disponível com quatro opções de plantas, possuía slide-out lateral e comunicação da cabine com o salão.
Em 2019, por fim, o novo grupo gestor da empresa decidiu fraccionar a marca, denominando Legend seus motorhomes mais sofisticados e destinando o nome Delka aos reboques, carretas e motorhomes especiais sobre caminhões. Três modelos foram inicialmente disponibilizados: LD6 (6,95 m de comprimento, desenvolvido a partir do furgão Sprinter 415, com capacidade volumétrica de 14,0 m3), LD7 (7,35 m, a partir do furgão 515, de 15, 5 m3, com teto elevado comportando uma cama de casal) e LD8 (7,80 m, sobre chassi-cabine Sprinter 515).
A família Legend vem sendo continuamente expandida, sempre com modelos de desenho moderno e a mais atualizada concepção em voga. Ainda em 2019 foi lançada a linha de trailers LD5, enquanto que no ano seguinte chegaram o modelo LD9, com 8,5 m de comprimento e espaço no bagageiro para duas motos de trilha, e três reboques para campismo LD3, com ou sem barracas.
<delka.com.br> <grupo-fun.com>