DALLA SANTA |
A Dalla Santa S.A. Máquinas e Implementos Agrícolas se originou de uma oficina metalúrgica fundada em 1928, em Caxias do Sul (RS), por imigrantes italianos. Em 1973, quase meio século mais tarde, a empresa viria a ser um dos primeiros fabricantes de colheitadeiras automotrizes de grãos do país.
Em 1972, quando o desenvolvimento da máquina já ia avançado, a empresa teve o controle acionário adquirido pela família Nora, também de Caxias do Sul. A colheitadeira, denominada DS 180, foi lançada em março do ano seguinte. De pequeno porte e concepção simples, era a solução adequada para pequenas propriedades, configuração majoritária no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Equipada com motor industrial Volkswagen 1600 de 60 cv refrigerado a ar, tinha capacidade de colheita de 1.200 kg/h. O índice de nacionalização era elevado: superior a 90%, em valor, e maior do que 93%, em peso. Em agosto a produção já alcançava 50 unidades mensais. Nora 300, um modelo a diesel com maior capacidade, foi lançado no ano seguinte.
Entre 1976 e 1977 a empresa mudou a razão social para Nora S.A. Implementos Agrícolas. Os dois modelos de máquinas se mantiveram em linha até meados da década seguinte, quando a Nora foi adquirida pela Lavrale . A partir de então sob o nome Lavrale 300, a colheitadeira Nora 300 permaneceu em produção.
[LEXICAR agradece a colaboração de Jorge A. Ferreira Jr., que viabilizou a construção desta página.]