DAIHATSU |
Fundada em 1907 com o nome Hatsudoki Seizo e mais antiga empresa japonesa do setor automotivo, a Daihatsu passou ao controle da Toyota em 1998. Antes disto, por duas vezes carros da marca estiveram prestes a serem produzidos no país.
A primeira oportunidade, em 1982, surgiu pelas mãos da Puma, que havia dez anos ensaiava lançar um carro urbano de projeto próprio; o custo de desenvolvimento do veículo, por demais elevado para a sua capacidade financeira, levou a empresa, na década de 80, a buscar um projeto pronto, tendo optado pelo Daihatsu Cuore, pequeno automóvel de quatro lugares, motor de dois cilindros (547 cm3 e 31 cv) e apenas 3,19 m de comprimento. Um protótipo com carroceria moldada em plástico reforçado com fibra-de-vidro chegou a ser preparado, porém logo a Puma entrou em concordata e o projeto foi abandonado.
A segunda tentativa, também sem sucesso, ocorreu em 1995, após a abertura das importações e a criação do Regime Automotivo, quando a Daihatsu teria aberto negociações com o governo de Minas Gerais para a instalação de uma fábrica com capacidade de produção de 10.000 unidades anuais; ainda dessa vez o veículo seria o Cuore, mesmo modelo escolhido anos antes pela Puma.